quinta-feira, 7 de maio de 2020

Pagamento do 2º lote do auxílio emergencial será mais eficiente, diz Guimarães

A Caixa Econômica Federal informou nesta 4ª feira (6.mai.2020) que vai mudar a logística da 2ª fase do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600.
Questionado sobre as filas nas agências para saque do benefício, o presidente do banco, Pedro Guimarães, não indicou uma data exata para as novas liberações. Disse que o pagamento deverá ser mais espaçado entre os dias, seguindo a data de nascimento dos beneficiários –como já é adotado.
“Não faremos a forma de pagar [nascidos em] janeiro e fevereiro em 1 dia ou maio e junho em outro dia. Porque pagar 20 milhões de pessoas com conhecimento muito baixo da questão de tecnologia acabava gerando demanda muito grande”, disse Guimarães em entrevista a jornalistas.Para o presidente da Caixa, o fato de muitas pessoas ainda estarem sacando a 1ª parcela do benefício ocasionou boa parte das filas nas agências.
Segundo Guimarães, isso aconteceu porque a análise dos cadastros pela Dataprev –estatal de tecnologia que verifica se o beneficiário se enquadra nos critérios para receber o auxílio– foi realizada quando o banco já tinha começado a pagar o benefício, represando o fluxo de atendimento. Na 2ª parcela, o problema não se repetirá, disse Guimarães.
“O 2º lote será feito de maneira muito mais eficiente, porque já temos a base das pessoas que receberão [os pagamentos]. Uma parte relevante do que a gente estava pagando eram pessoas que a gente ia montando dentro da base de dados. E, para não esperar 1 mês para começar a pagar, fomos pagando as pessoas com os cadastros ainda sendo analisado”, afirmou.

REDUÇÃO DE FILAS

Segundo Pedro Guimarães, o fim do saque em dinheiro para quem não tinha conta bancária desencadeará na diminuição consideravelmente as filas.
De 27 de abril até 3ª (5.mai.2020), os beneficiários puderam sacar o 1º lote em espécie nas agências da Caixa, em casas lotéricas –onde abertas– e em correspondentes bancários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário