quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Mulher beija namorado que tentou matá-la com 5 tiros durante julgamento no RS


Foto: Divulgação
Um homem acusado de tentar matar a namorada a tiros em agosto de 2019 foi condenado a sete anos de prisão em Venâncio Aires, interior do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (28). Lisandro Rafael Posselt, de 28 anos, estava preso desde o ataque a mulher, mas agora ficará em liberdade pois não possui antecedentes e a pena foi menor do que oito anos. As informações são do Zero Hora.
O julgamento teve um momento completamente fora do protocolo. Micheli Schlosser, a sobrevivente dos disparados, pediu autorização aos jurados para beijar o agressor. Ela também garantiu que o perdoava logo após prestar seu depoimento.
Leia matéria completa aqui no Justiça Potiguar.

Caern trabalha no conserto de vazamento em adutora de Acari

Foto: CAERN/ASSECOM
Equipes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estão trabalhando no reparo de um vazamento detectado na adutora emergencial que atende a cidade de Acari, na região Seridó do Estado. O vazamento fica localizado em Florânia. Por causa do serviço, a cidade de Acari está com o abastecimento suspenso e, por enquanto, não há previsão de retorno. Logo que o conserto for concluído, o sistema volta a operar e a Caern está empenhada em executá-lo no menor tempo possível.
A Companhia também já está trabalhando para colocar em funcionamento o sistema de abastecimento a partir do Açude Gargalheiras. Assim, o fornecimento de água para a população de Acari terá significativa melhora. A previsão é que os serviços sejam concluídos em cerca de 20 dias.Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Segundo dossiê da Antra, Brasil registra 124 assassinatos de transexuais em 2019


Em 2019, pelo menos 124 pessoas transgênero, entre homens e mulheres transexuais, transmasculinos e travestis, foram assassinadas no Brasil, em contextos de transfobia. Os dados estão no relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) divulgado hoje (29). De acordo com organização, em apenas 11 dos casos os suspeitos de terem cometido os crimes foram identificados. No relatório, a Antra faz um alerta também para o problema da subnotificação já que a real motivação dos crimes nem sempre é explicitada.
O relatório aponta que, em 2018, foram registrados 163 assassinatos. Já em 2017, foram 163 assassinatos. De acordo com a associação, a redução dos números não representa exatamente uma queda nos índices de violência contra a nossa população. Para a Antra, existe aumento da subnotificação das ocorrências.
Os dados mostram ainda que, a cada dia em 2019, 11 pessoas transgênero sofreram agressões. A mais jovem das vítimas assassinadas tinha 15 anos de idade, encaixando-se no perfil predominante, que tem como características faixa etária entre 15 e 29 anos (59,2%) e gênero feminino (97,7%). A desigualdade étnico-racial é outro fator em evidência, já que 82% das vítimas eram negras (pardas ou pretas).

Sem o apoio de Benes, prefeito de Lajes abre mão da reeleição


O prefeito José Marques Fernandes, O Marcão, abriu mão da reeleição ao cargo de prefeito de Lajes para o pleito 2020.
Sem aliados e sem o apoio do deputado Benes Leocádio, Marcão preferiu entregar o jogo e não participará da majoritária.Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Governo firma cooperação técnica para unificar controle da gestão pública



Permitir o controle e a eficiência dos atos do Governo. Estes são os principais objetivos do acordo de cooperação técnica assinado nesta terça-feira, 28 pela governadora Fátima Bezerra e as principais instituições de ensino superior no Rio Grande do Norte para implantação do sistema SIG. “Este acordo tem o objetivo de modernizar a gestão e tornar mais eficiente e transparente as ações do Governo no trato dos recursos financeiros, patrimoniais e também dos recursos humanos”, explicou Fátima Bezerra ao receber os dirigentes das instituições envolvidas – UFRN, IFRN e UERN.
O acordo de cooperação foi formatado pelo Comitê de Gestão e Eficiência do Governo do Estado durante todo o ano passado após identificar a pluralidade e desorganização de procedimentos para o controle das contas e processos públicos. “Não tínhamos organização administrativa. Encontramos o Estado desorganizado, sem controle eficiente dos atos e até dos recursos humanos. Agora, tenho certeza, vamos deixar o Estado com mecanismo de controle efetivo. Não será fácil por que vamos enfrentar uma cultura de descontrole e desorganização. Mas estamos iniciando um novo ciclo em favor da organização financeira e dos recursos humanos também”, afirmou o controlador geral do Estado, Pedro Lopes.

Presidente do INSS pede demissão; secretário de Previdência assume


O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Renato Rodrigues Vieira, pediu demissão, informou o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, em entrevista coletiva..Vileira será substituído pelo secretário de Previdência, Leonardo Rolim. Segundo Marinho, a saída se deu a pedido de Vieira. O futuro do comando do INSS vinha sendo avaliado entre Vieira e a cúpula da secretaria. “A gente vinha amadurecendo isso com o Renato Vieira, e ele consolidou a disposição de sair do INSS a pedido. Foi amadurecido ao longo dos 15 dias”, disse Marinho.
Na entrevista, Marinho negou que a decisão tenha partido do governo. “O ano passado foi de muitas entregas; este ano será desafiador. Renato acha que deve se dedicar a novos projetos, e nós aceitamos. Amanhã [29] haverá consolidação do ato com indicação do substituto”, acrescentou o secretário. A saída de Vieira ocorre em meio a buscas de solução para as filas do INSS. Mais de 1,3 milhão de pedidos estão aguardando, há mais de 45 dias, pela análise da solicitação, prazo estabelecido pela legislação. O governo anunciou a contratação de militares da reserva e civis para uma força-tarefa.
Marinho disse que a opção pelo secretário de Previdência para substituir Vieira deveu-se ao conhecimento de Leonardo Rolim sobre o tema e os problemas da pasta, o que contribuirá para evitar dificuldades na transição e na busca de solução para as filas do INSS. “Quem estamos trazendo tem capacidade operacional e conhecimento técnico, além de ter relação estreita com funcionários do INSS. Para nós, pode ser oportunidade de ganhar mais experiência sem perder todo o escopo do trabalho que foi construído”, ressaltou.

CIPAM resgata mais de 100 pássaros silvestres em Lagoa Nova e evita comercialização


A GU de serviço extra recebeu uma denúncia anônima via WhatsApp do 2°Pel/CIPAM de que no município de Lagoa Nova dois indivíduos capturavam e mantinham pássaros silvestres em cativeiro para comercializar de forma ilegal.
Ao chegar nos locais constatou-se a denuncia e os acusados relataram que comercializavam os animais. Como não apresentou autorização para tal, foi lavrado TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por crime ambiental.
Foram apreendidos nos dois locais 103 pássaros de várias especies. Havia no local gaiolas pequenas com muita pássaros dentro, causando também a situação de maus tratos.

CASSIO VEREADOR ATUANTE EM NOSSA CIDADE JARDIM DO SERIDÓ.

Esteve na companhia do colega vereador Ronaltty Neri , do seu pai Zequinha Barbosa e do amigo Ricardo Santos participando de uma reunião muito proveitosa com o  Deputado Federal @benesleocadiorn onde apresentou pleitos que beneficiem o nosso município. Buscando melhorias para nossa cidade.

Inverno que se aproxima!


Tanto a Emparn, no Rio Grande do Norte, quanto a Fuceme, no Ceará anunciam possibilidade em torno de 45% de inverno acima da média para o primeiro trimestre de 2020, nos dois estados.

Novo Processo Seletivo é divulgado em Jucurutu

Prefeitura Municipal de Jucurutu, no Estado do Rio Grande do Norte, divulga um novo Processo Seletivo para a contratação temporária e formação de Cadastro Reserva de profissionais em diversas áreas.
Estão disponíveis vagas para : Enfermeiro (1), Odontólogo (1), Psicólogo (1),Fonoaudiólogo (1), Terapeuta Ocupacional (1) e Cuidador de Crianças com Necessidades Especiais (18).
É necessário que os candidatos possuam escolaridade entre nível Médio e Superior. Ao ser contratado, o profissional deve exercer suas funções em regime de trabalho de 40 horas, sendo remunerado no valor entre R$ 1.039,00 a R$ 1.600,00.
Os interessados devem realizar as inscrições exclusivamente de maneira presencial, na sede da SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura em Jucurutu – RN, no período das 7 horas do dia 30 de janeiro às 12 horas nos dias 30 e 31 de janeiro de 2020.
De acordo com o interesse público e as necessidades da Prefeitura Municipal da Jucurutu, os candidatos serão convocados para serem contratados pelo prazo de um ano, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Jucurutu.

RN lidera o ranking dos estados brasileiros com a maior geração de energia eólica



Atualmente, o RN lidera o ranking dos estados brasileiros com a maior geração de energia eólica. São 155 parques e mais de 1500 turbinas em operação, gerando mais de 4 GW, o que representa 30% da capacidade do Brasil.
Fonte-Robson pires.