segunda-feira, 20 de abril de 2020

Precipitação Pluviométrica em Jardim Do Seridó RN em 2020.

Precipitação Pluviométrica em #JardimDoSeridóRN em 2020.
Janeiro: 143 milímetros
Fevereiro: 93 milímetros
Março: 210 milímetros
Abril: 168 milímetros (até 20/04).
Total no ano (até 20/04): 614 milímetros.
Açude Público da Comissão.
📸   Foto e Fonte Raimundo Filho

Seridó tem chuva de ‘150 mm’ de ontem para hoje. Veja pluviometria


A região Seridó potiguar foi banhada por ótimas precipitações pluviométricas da tarde deste domingo (19) para o amanhecer desta segunda-feira (20). Foi muita chuva nas últimas 24 horas.
A chuva de 150 milímetros no Sítio Caiçarinha na Zona Rural de Acari foi o maior registro apurado pelo Blog A Fonte até esta publicação.
O Seridó tem sido abençoado pelas chuvas para a felicidade do sertanejo que já ver muitos reservatórios transbordando (sangrando) nas suas comunidades rurais e até grandes mananciais como por exemplo, o Açude Dourado em Currais Novos.

Confira os registros de chuvas no Seridó nas últimas 24 horas:


Sítio Caiçarinha (Acari) – 150 mm
Sítio Marcas (Jardim do Seridó) – 139 mm
Povoado Santo Antônio da Cobra (Parelhas) – 112 mm
Sítio Carnaúba de Baixo (Carnaúba dos Dantas) – 110 mm
Comunidade Várzea do Barro (Parelhas) – 110 mm
Assentamento Boa Sorte (Acari) – 108 mm
Cachoeira Preta (Jardim do Seridó) – 100 mm
Sítio Timbaúba da Barra (Parelhas) – 100 mm
Sítio Cidade (Parelhas) – 100 mm
Sítio Pau Preto (Parelhas) – 100 mm
Carnaúba dos Dantas – 100 mm
Comunidade Malhada Grande (Parelhas) – 104 mm
Sítio Lajedo (Carnaúba dos Dantas) – 90 mm
Comunidade Quintos do Meio (Parelhas) – 80 mm
São Fernando – 72 mm
Santana do Seridó – 70 mm
Sítio Zangarelhas (Jardim do Seridó) – 68 mm
São José – 62 mm
Passagem das Traíras (Jardim do Seridó) – 60 mm
Sítio Saco da Cruz (Santana do Seridó) – 59 mm
Sítio Verdes (Santana do Seridó) – 55 mm
Sítio São Bento (Santana do Seridó) – 54 mm
Sítio Umbuzeiro (Caicó) – 40 mm
Jardim do Seridó – 35 mm
Sítio Pitombeira (Caicó) – 30 mm
Sítio Pau D’arco (Cruzeta) – 30 mm
Itans (DNOSC – Caicó) – 29 mm
Castelo Branco (Caicó) – 27 mm
Barra Nova (Caicó) – 21 mm
Casa Nova de Brejinho (São João do Sabugi) – 13 mm

Codiv-19: Morre em Natal (RN) o médico Jayme Júnior



Fonte-Robson Pires

Veio a óbito por Coronavírus neste domingo (19) o médico Jayme Junior. Ele estava internado no Hospital Rio Grande. Tinha 52 anos. Lutava contra a Covid-19 há 20 dias. É o 27º óbito da doença no RN.

INSS começa a pagar antecipação do 13º a aposentados nesta semana

Fonte- Robson Pires

A antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa nesta semana. A medida faz parte das ações do governo federal para enfrentar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
A primeira parcela começará a ser paga a partir de 24 de abril, seguindo o mesmo calendário de pagamento do benefício (clique aqui para ver o calendário), e corresponde a 50% do valor total do 13º.

Gusttavo Lima prepara app exclusivo para fazer shows


Fonte-Robson Pires
Gusttavo Lima, um dos primeiros nomes a promover shows ao vivo transmitidos pela internet, tem um novo projeto. É o que conta Leo Dias, durante o programa Os Cabeças da Notícia, da Rádio Metrópoles 104,1 FM.
Segundo o jornalista, o sertanejo e sua equipe estão desenvolvendo um aplicativo para plataformas digitais onde fará as transmissões de suas apresentações.
A ideia começou com artistas norte-americanos, que já acreditam que não haverá mais apresentações musicais em 2020 devido à pandemia de coronavírus. Os aplicativos desenvolvidos nos Estados Unidos devem estrear em julho. Para que o usuário tenha acesso aos shows, será cobrada uma taxa de US$ 5.
Com o novo aplicativo, os artistas se tornam mais independentes, já que não precisarão de outras plataformas para transmitir as apresentações. A ideia é que o usuário possa assistir aos shows pelo celular, computador ou televisão.
METRÓPOLES 

“Militares reprovam participação de Bolsonaro em ato antidemocrático deste domingo”, diz Estadão


A presença do presidente Jair Bolsonaro na manifestação em frente ao Quartel General do Exército contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde deste domingo, provocou um “enorme desconforto” na cúpula militar.
Ao Estadão, oficiais-generais destacaram que não se cansam de repetir que as Forças Armadas são instituições permanentes, que servem ao Estado Brasileiro e não ao governo.
Na avaliação dos generais ouvidos pelo Estado, o protesto que chegou a pedir intervenção militar não poderia ter ocorrido em lugar pior. “Se a manifestação tivesse sido na Esplanada, na Praça dos Três Poderes ou em qualquer outro lugar seria mais do mesmo”, observou um deles. “Mas em frente ao QG, no dia do Exército, tem uma simbologia dupla muito forte. Não foi bom porque as Forças Armadas estão cuidando apenas das suas missões constitucionais, sem interferir em questões políticas.”
Eles observaram que a presença de Bolsonaro em frente ao QG teve outra gravidade simbólica. Pela Constituição, o presidente da República é também o comandante em chefe das Forças Armadas. Mesmo com cuidados para evitar críticas diretas, os generais ressaltaram que o gesto foi uma “provocação”, “desnecessária” e “fora de hora”. À reportagem, os generais não esconderam o mal-estar. Afinal, Bolsonaro os deixou em “saia justa”. Chefes militares não podem se pronunciar.
O Estado ouviu sete oficiais-generais, sendo cinco do Exército, um da Aeronáutica e um da Marinha. Eles lembraram que o País tem uma “verdadeira guerra” a ser vencida e que não é possível gastar energia com alvos diferentes. Houve quem observasse que o presidente enfrenta “resistências”, inclusive do Congresso, mas todos avaliam que a presença dele na manifestação provocou ainda mais a ira dos representantes do Executivo e do Judiciário.
Por conta da presença do presidente na manifestação, houve necessidade de reforço da guarda do QG. Isso acabou passando uma imagem que também foi considerada ruim pelos generais. Os soldados deslocados para a guarda estavam de plantão e tiveram de sair às pressas para o local da manifestação e, de certa maneira, proteger Bolsonaro da multidão.
No momento, os militares da ativa do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, sob a batuta do Ministério da Defesa, tentam focar seus trabalhos no combate à pandemia do novo coronavírus, sem emitir qualquer posicionamento político sobre as polêmicas.
A atitude do presidente, ainda segundo a análise de um dos militares, passa um sinal trocado para a sociedade. As avaliações tiveram uma dose de desabafo por parte dos generais. Eles ressaltaram passam o tempo todo tentando separar o governo do Exército, já que há sempre quem lembre da presença de militares em cargos de ministro no Palácio do Planalto.
Um general contemporizou lembrando que “não é a primeira vez” que acontece uma manifestação em frente a um quartel. Outro emendou que “as manifestações pacíficas e ordeiras são expressões legítimas da democracia”. Um terceiro lembrou que podem pegar as gravações que não vão ver o presidente atacando ninguém, mas falando de liberdade e de emprego. O clima, porém, era de desconforto.

Estadão Conteúdo Fonte-https://www.jairsampaio.com/