terça-feira, 23 de outubro de 2012

Atores novatos dão mais autenticidade a filme sobre relação entre Gonzagão e Gonzaguinha

Natalia Engler
Do UOL, em São Paulo
  • O músico Chambinho do Acordeon em cena de Gonzaga - De Pai para Filho, de Breno Silveira O músico Chambinho do Acordeon em cena de "Gonzaga - De Pai para Filho", de Breno Silveira
Tudo que envolve o Rei do Baião Luiz Gonzaga é grande, insiste o cineasta Breno Silveira (“À Beira do Caminho”), mas grande também foi o risco assumido por ele na escolha do protagonista de seu novo filme, “Gonzaga - De Pai para Filho”. O longa é também mais uma incursão do diretor no mundo da música e das relações entre pais e filhos, depois de “Dois Filhos de Francisco" (2005).

OS TRÊS GONZAGAS

  • Land Vieira, 19: dos 17 aos 23 anos
  • Divulgação Chambinho do Acordeon, 32: dos 27 aos 50 anos
  • Divulgação Adélio Lima, 40: aos 70 anos
Na produção, que estreia em cerca de 400 salas na sexta-feira (26), o pai era Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e o filho, o também músico Gonzaguinha, com quem ele sempre teve uma relação difícil.
Depois de fazer testes com artistas conhecidos, Breno foi encontrar seus protagonistas em três atores sem qualquer passagem pelo cinema – um deles sequer tinha experiência em atuação. Para as três fases do personagem, Breno escolheu Land Viera, 19, que atuou nas novelas “Cama de Gato” e “Cordel Encantado”, o pernambucano Adélio Lima, 40, que se apresentava como o Rei do Baião no Museu Luiz Gonzaga em Caruaru (PE), e o músico Nivaldo Expedito de Carvalho, 32, conhecido como Chambinho do Acordeon, que jamais tinha atuado.
“No começo, eu tinha certeza que ia encontrar um bom ator que pudesse ser maquiado para ser Gonzaga. Não me dei conta até começarem os testes de que estava completamente errado. E foi me dando medo quando percebi que ninguém preenchia a quantidade absurda de requisitos: ser parecido fisicamente, cantar, tocar sanfona, que é difícil. Eu achei em um momento que o filme não ia rolar, que a procura do Gonzagão ia inviabilizar o filme. E aí surgiu a ideia de procurar no povo”, conta Breno.
“Procurar no povo” significou anunciar testes em rádios de todo o Nordeste, o que rendeu milhares de inscrições, que passaram por diversos filtros até chegar em cinco candidatos que foram levados para uma preparação no Rio de Janeiro. Entre eles estavam Adélio e Chambinho, que disputavam o papel de Gonzagão na mesma fase, entre os 27 e os 50 anos.
Adélio tinha alguma experiência como ator amador, encarnando Gonzaga no museu localizado em Caruaru. Já Chambinho nunca tinha atuado.
“Quando eu vi o Chambinho cantar, pensei ‘O Gonzaga baixa nesse cara quando ele canta Gonzaga’. Ele tem uma impostação muito parecida, uma sanfona muito parecida, um sorriso que parecia o do Gonzaga – porque o Gonzaga tinha um sorriso meio malandro, meio matuto, mas um sorriso que não tinha medo. Parece que ele passou pela vida sorrindo daquele jeito porque tinha uma sabedoria matuta que eu acho que o Chambinho também tem, e que cativa as pessoas. É nessa alma que consegui ver o Gonzagão que eu queria”, conta Breno.
Mesmo tendo selecionado Chambinho para a vida adulta de Gonzaga, Breno também reconheceu talento em Adélio e decidiu escalá-lo para viver o personagem aos 70 anos. “Ele acabou se revelando um ator extraordinário”, diz o diretor.
Em comum, Adélio e Chambinho tinham uma história longa com Luiz Gonzaga. “Eu moro numa cidadezinha que se chama Caruaru e é a capital do forró, só isso. Então, tenho uma ligação eterna com o Rei do Baião. Sou até suspeito para falar de Gonzaga. Porque a gente vive Gonzaga, a gente respira Gonzaga. Lá em Caruaru, somos todos Gonzagas”, diz Adélio.
“Eu sempre conheci Gonzaga como Rei do Baião, como sanfoneiro. Conheci a música dele antes de conhecer a figura. A primeira lembrança que tenho de Gonzaga se confunde com o meu avô, que era sanfoneiro. Isso veio entrando na minha vida de uma forma orgânica”, conta Chambinho.
Ele também ressalta a importância que assumir um papel como este teve em sua vida. “Entrei no filme para interpretar o Gonzaga, a pessoa que urbanizou a música que permite que eu leve o pão de cada dia para casa. No meu pensamento, tinha que ter pelo menos um sanfoneiro entre esses três atores. A nossa sorte é que o diretor era o Breno, que é muito corajoso”, diz o músico, que passou por um processo de preparação intenso.

Aniversariante deste dia 23 de outubro.

hoje minha homenagem vai para minha amiga Hiaskara Mikaelly
Quero no dia que te pertence, te dizer que a vida só vale a pena ser vivida, quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoj
e eu me lembrei de você.

Afinal, você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem contigo, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco, devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.

Feliz Aniversário à você com todo carinho.

José Loreto e Débora Nascimento falam sobre o romance que começou em Avenida Brasil

Atores comemoram o sucesso que fizeram com Darkson e Tessália

José Loreto e Débora Nascimento falam sobre o romance que começou em Avenida Brasil - Reprodução - Globo

José Loreto e Débora Nascimento estiveram no palco do Domingão do Faustão, neste domingo (21). Eles falaram sobre o sucesso dos personagens Darkson e Tessália e sobre o romance entre os dois, que teve início nos bastidores de Avenida Brasil.
Questionado sobre ciúmes da namorada, Loreto negou. O ator explicou que é muito seguro: "Se eu não perdi para o meu ídolo, Marcos Caruso, não perco para mais ninguém".
Jovens atores, eles têm histórias parecidas e agora vivem juntos a alegria do sucesso. "A vida está mais colorida e brilhante", declarou Débora, que comentou o quanto foi dificil deixar a carreira de modelo para iniciar o sonho de ser atriz. Ela também afirmou o quanto ficou feliz quando soube com quem atuaria. "Tinha consciência de que seria muito bom", declarou a bela sobre o colega Caruso.
Débora logo conquistou todo o elenco da novela e foi elogiada pelos veteranos. "Descobri a beleza do seu olhar e, aos poucos, da sua alma. Você veio para ficar", garantiu Caruso em depoimento ao programa.
José Loreto, abandonou Faculdade de Economia para ser ator. Ele diz que não se arrepende: "Esperei muito tempo por essa oportunidade e esperaria mais 10 anos". A mãe do ator relembrou que o filho era infeliz antes de fazer teatro e decidou ajudá-lo. "Eu o estimulei a entrar no curso escondido do pai", admitiu Mariza Prestes.
No palco, ao som de I'll always love you, Débora e José estavam tímidos, mas se beijaram e confirmaram que o namoro vai muito bem, obrigado.
 Neuber Fischer | Foto: Reprodução - Globo

Homem é picado por cobra no pênis em São José do Seridó


Um caso inusitado foi registrado neste final de semana no município de São José do Seridó, distante 240 km de Natal.
Alisson Farias, mais conhecido por Alinho de Dona Francisca Enfermeira, foi picado por uma cobra da espécie Jararaca no pênis quando iria usar um sanitário.
Segundo o irmão da vítima, o fato aconteceu na manhã de domingo (21) quando Alisson teria ido usar um banheiro desativado e ao sentar no vaso uma cobra o picou no pênis. Em seguida, ele correu e avisou aos familiares que mataram a cobra e descobriram que a mesma era da espécie Jararaca.
Alisson conseguiu ainda ir de moto a Maternidade Santa Costa e de lá foi transferido para Caicó, onde passou todo o dia internado. Nesta segunda-feira ele recebeu alta e já está em casa.
Fonte:blog Robson Pires.

Sucesso do futebol ao Mundo dos Negócios: O craque Neymar inaugura hoje, em São Paulo-SP, a Arena Soccer Grass Neymar Junior.


Neymar recebe proposta para abrir negócio na Flórida - Ag.News

Hum...!! Pelo andar da carruagem, Neymar não vai ser sucesso apenas no futebol, mas também no ramo dos negócios. E se depender do seu primeiro empreendimento, a vida do craque como empresário, tá de vento em polpa, vai dar mais do que certo. O jogador vai inaugurar seu complexo esportivo, a Arena Soccer Grass Neymar Junior, em São Paulo-SP, e já recebeu proposta para abrir uma unidade na Flórida, nos Estados Unidos. A inauguração vai acontecer nesta segunda-feira, dia (22/10), com um show do cantor Robson Machado, que canta Vem Dançar com Tudo, da abertura de Avenida Brasil. O Arena Soccer Grass Neymar, é definido como o maior complexo de campos de São Paulo, com cinco campos com gramado artificial, e no seu entorno conta ainda com um sistema de som integrado, de bar, vestiários, banheiros e churrasqueiras. O projeto está localizado na Avenida Guido Caloi, 1101, Jardim São Luiz, São Paulo-SP.
Foto: AgNews/http://www.walterbatista.com.br/