terça-feira, 7 de abril de 2020

Governo pode liberar nesta terça aplicativo para informal pedir auxílio de R$ 600 e começar os pagamentos já nesta quarta


O governo federal promete apresentar nesta terça-feira um aplicativo de celular e uma página na internet para que trabalhadores informais que não estão na base de dados do Cadastro Único (CadÚnico), como beneficiários do Bolsa Família, possam requerer o auxílio financeiro emergencial que o governo promete pagar a partir desta semana.
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou na segunda-feira que os trabalhadores informais que têm conta na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil deveriam começar a receber o auxílio de R$ 600 a partir desta terça, mas o governo não tinha publicado, até o inicio da noite, qualquer ato formal que autorizasse esse pagamento. O decreto presidencial com os detalhes da medida, base legal que permitirá à Caixa dar prosseguimento aos desembolsos, não foi divulgado na segunda-feira nem o cronograma de pagamento.
A Caixa avisou que divulgará o calendário nesta terça. Lorenzoni afirmou, em entrevista à rádio Gaúcha na segunda-feira, que o pagamento começaria nesta terça com os trabalhadores inscritos no CadÚnico, gerido pelo Ministério da Cidadania. Para isso, a Dataprev, estatal responsável pelo processamento de dados do INSS, está extraindo do cadastro quem são os trabalhadores que podem receber o auxílio.
— Quem tem conta na Caixa deve começar a receber a partir de amanhã (hoje), quem tem conta no Banco do Brasil, a mesma coisa, o crédito cai direto na conta e, entre terça-feira e quarta, a gente já distribui para o resto da rede bancária — disse o ministro, acrescentando que essa primeira rodada deve contemplar entre 10 milhões e 18 milhões de trabalhadores.
De acordo com o ministro, o governo também pretende acelerar os pagamentos para os informais que estão fora do Cadastro. Neste caso, a Caixa precisa pôr à disposição um aplicativo de celular e uma página na internet para que os trabalhadores possam se cadastrar.
A expectativa, segundo o ministro, é rodar os dados dentro de 24 horas e começar os pagamentos na quarta-feira. Ele afirmou que o aplicativo está em fase final de validação e deve começar a funcionar hoje pela manhã. Os beneficiários do Bolsa Família, que já têm renda, começam a receber a partir de 16 de abril, de acordo com o calendário regular.
Uma minuta de decreto, à qual O GLOBO teve acesso, estabelece que mulheres e trabalhadores mais idosos terão prioridade para receber o pagamento do auxílio nas famílias com renda até três salários mínimos. A lei permite que duas pessoas por família possam receber. Na sequência, vêm os membros com menor renda individual.
Para os trabalhadores que estão fora do cadastro, haverá cruzamento de dados, sobretudo de renda própria e do grupo familiar. As assessorias do Ministério da Cidadania e da Caixa não deram informações sobre o pagamento até o fechamento dessa edição.
O GLOBO

A China não registra mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas


A China não registrou mortes por Covid-19 de ontem para hoje.


É a primeira vez que isso acontece desde 19 de janeiro.
Em Wuhan, depois de dois meses e meio de lockdown, caem as medidas mais restritivas.
A partir de meia-noite, será permitido sair da cidade de carro, avião ou trem.
O ANTAGONISTA Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

SITUAÇÃO É GRAVE: Única empresa que atende edital para o Hospital de Campanha do RN é desclassificada. E agora?


O BlogdoBG recebeu a informação que apenas uma empresa participou do chamamento público emergencial para o Hospital de Campanha do Governo do Estado.
Mas a empresa não cumpriu as normas do edital e foi desclassificada. O prazo era até esta segunda(6).
VOLTAMOS A ESTACA ZERO.
Segundo apuramos, o Governo do Estado deverá chamar o MPF e o MP e fazer um chamamento nacional para ver se alguma empresa se habilita.
Enquanto ficamos aqui de queda de braço política, corremos o sério risco de ficarmos sem um hospital de Campanha num prazo que a população potiguar venha precisar.
Conversei ontem com diretor de hospital privado, com ex-dirigente de um hospital público e com um diretor de um plano de saúde, os três foram categoricos que vamos ter problema graves de UTI dentro de 30 dias na rede pública e privada, independete se você tem plano de saúde e dinheiro para pagar.
Lembrando que o Hospital de Campanha montando pela prefeitura de Natal, que vai começar a operar na semana que vem, não terá leitos de UTI no primeiro momento.
Neste momento tem 56 pessoas internadas nas UTIs no estado devido ao COVID-19.
Fonte blog do BG

Governo Federal suspende pagamentos de FGTS, INSS e Seguro para empregados domésticos

governo permitiu que os empregadores domésticos adiem o pagamento de FGTS, INSS e de seguro contra acidentes. No caso do INSS, é possível suspender os pagamentos de março, abril e maio; para os demais encargos, a dispensa é para março e abril.
Para serem beneficiados no primeiro mês, os patrões precisam editar o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) até hoje. Os débitos de FGTS começarão a ser pagos a partir de julho e poderão ser parcelados em seis vezes, de julho a dezembro. Já os de INSS e de seguro serão pagos juntamente com as contribuições referentes aos meses de julho e setembro, respectivamente. Em ambos os casos, não haverá incidência de multa por atraso.

O Coronavírus e o impacto na eleição municipal de 2020



Fonte-Robson Pires
Weber
Rosa Weber criou um grupo de trabalho no Tribunal Superior Eleitoral para avaliar os impactos da epidemia do novo coronavírus na eleição municipal deste ano.
Os técnicos deverão avaliar sobretudo “as condições materiais para a implementação” do pleito, consultando os Tribunais Regionais Eleitorais.

Medicamento contra Aids tem mais efeito que cloroquina para coronavírus, diz estudo da Fiocruz


Um grupo de cientistas da Fiocruz publicou estudo sobre os efeitos do Atazanavir, já usado no tratamento de pacientes com HIV, e seus efeitos sobre o coronavírus.
Os resultados foram promissores: o medicamento, em laboratório, performou melhor do que a cloroquina.
Os testes foram feitos in vitro. Ainda é preciso fazer ensaios clínicos, em pessoas, para que seus efeitos positivos sejam comprovados no uso prático.
No laboratório, ele se mostrou eficiente para quebrar uma enzima chave para a multiplicação do novo coronavírus, o que impediria a sua multiplicação no organismo.
“O Atazanavir pode vir a compor o arsenal de me dicamentos contra o coronavírus”, diz Thiago Moreno Souza, da Fiocruz, que participa do estudo.
Uma das vantagens do Atazanavir é ser um antirretroviral já conhecido e fabricado no Brasil.
MÔNICA BERGAMO Fonte-https://robsonpiresxerife.com/