segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vivaldo Costa vai lutar pela construção da Estrada da Barragem das Traíras


O deputado estadual Vivaldo Costa (PR) prestigiou na tarde deste domingo (19), a festa da sangria e dos quinze anos de construção da Barragem Passagem das Traíras.
Vivaldo estava acompanhado do prefeito de Caicó, Bibi Costa (PR), do presidente da Câmara Municipal de Caicó, José Maria de Queiroz (PR), dos vereadores Paulo Roque (Caicó) e Edeilson (Timbaúba dos Batistas), e demais autoridades.
A festa foi animada pelo forrozeiro Amazan e bandas da região. Na oportunidade, Vivaldo Costa relembrou o inicio da construção da barragem, quando o mesmo era governador do Rio Grande do Norte, e confirmou que uma de suas próximas lutas é pela construção, junto ao Governo do Estado, da estrada asfaltada do acesso das margens da BR-427 à barragem.
"Em uma época onde se fala tanto em turismo, não podemos deixar de lutar por essa estrada, que vai alavancar mais ainda as visitas neste local", comemorou Vivaldo.
Fonte:blog Marcos Dantas.

Musa do BBB 9 aumenta valor de cachê e faz leilão para posar nua

A ex-BBB e musa da nona edição do Reality Show global, Priscila Pires, anda fazendo leilão para posar nua. Cobiçada pelas revistas masculinas, a morena que mexeu com o imaginário dos brasileiros durante três meses de confinamento e que no final ficou na segunda colocação, saiu espalhando que a "Playboy" quer pagar R$ 600 mil para ela posar nua.
No entanto, o cachê disponível para Priscila pela revista seria de R$ 300 mil, mais participação na vendagem. A "Sexy" também está interessada nela. No Rio, o comentário é que Priscila andou dizendo que é a mais desejada das participantes do "BBB 9". Enfim, verdade ou não, ontem ela causou frisson no Maracnã por ocasião da final entre Flamengo e Fluminense e à noite, numa participação no quadro repórter por um dia do Fantástico.

Fonte:Com informações da Folha Online

Artigo especial sobre o Dia do Livro e dia do Índio

No dia de hoje, duas datas necessitam ser lembradas pela importância que representam para qualquer nação no mundo: “o dia do livro” e “o dia do índio”. Para qualquer nação do mundo se as exceções não atingissem o Brasil, posto que em nosso país se exima em dar importância aos seus primeiros habitantes e ao caminho do conhecimento que tem no livro um de seus expoentes maiores.
Caetano Veloso, em uma de suas músicas, também intitulada “Livros”, começa, referindo-se ao universo de palavras guardadas que tivemos e ainda temos contatos, assim: “Tropeçavas nos astros desastrada/Quase não tínhamos livros em casa/E a cidade não tinha livraria/Mas os livros que em nossa vida entraram/São como a radiação de um corpo negro/Apontando para a expansão do universo/Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso/(E, sem dúvida, sobretudo o verso)/É o que pode lançar mundos no mundo”. É, continuamos quase sem livros em casa e em nossa cidade não há tantas bibliotecas…
Dia desses estivera a observar uma criança que sua atenção fora seduzida para o lixo. Vi que se dirigira em direção a uns caixotes cheios de livros ali jogados. Apanhou um, folheou desordenadamente como a indicar que não sabia ler. Pegou outro, demorou-se um pouco mais naquele, permitindo-me uma aproximação sem que percebesse. O livro era cheio de gravuras coloridas. Seus olhos se encheram de um brilho diferente; havia satisfação no que vira! Fotografias de animais que jamais conhecera e paisagens diferentes da nossa. Ela o levou para casa e deve ter mostrado a seus irmãos. O tempo que passou olhando as imagens contidas naquelas junções de páginas fê-la permanecer um pouco mais com seus parentes, fê-la esquecer as ruas. Quando aquela criança aprender a ler e escrever e tiver mais oferta de leitura além do lixo, com certeza será um ser humano mais feliz. É essa a magia dos livros!
Em Caicó quase que não há bibliotecas infanto-juvenis. As poucas que há são bastante saqueadas em função da pouca oferta em relação à demanda. E se há livros, poucos se reportam à história do índio em nossa cidade. Felizmente o último censo indicara que a população indígena do Estado tivera um aumento bastante significativo em relação ao ano de 1991. No Seridó há informações de alguns remanescentes em Acari e Currais Novos. Mas é necessário que os ainda restantes sejam preservados tais como dissera Caetano, desta feita na voz de Zé Ramalho, um trovador de aqui perto quando aduzira: “Um índio preservado em pleno corpo físico/Em todo sólido, todo gás e todo líquido/Em átomos, palavras, alma, cor, em gesto e cheiro/Em sombra, em luz, em som magnífico”.
Poucos livros e poucos índios. Até quando podemos ainda comemorá-los e tê-los entre nós, mesmo que seja para “Encher de vãs palavras muitas páginas/E de mais confusão as prateleiras…”
19 de abril de 2009.
Por: Gilberto Costa – Poeta e Vice-Prefeito.
Fonte:Blog Suébster Neri.

Vereador deseja mudar o nome do Hospital do Seridó

O vereador Miltão Avelino dará entrada na sessão desta segunda feira, dia 20 de abril, na Câmara Municipal de Vereadores, com um projeto de lei que muda o nome do Hospital do Seridó para Hospital governador Vivaldo Costa.
Miltão disse que será feita uma estátua de bronze da imagem de papa-jerimum que será colocada na entrada da casa de saúde no dia do aniversário de Vivaldo Costa que será comemorado no dia 1º de novembro de 2009.
Uma justa homenagem.
Foto: Miltão no dia da diplomação.
Fonte:Blog Robson Pires.

Faltam 6 centímetros para barragem Santa Cruz do Apodi sangrar

O segundo maior reservatório do Rio Grande do Norte, a barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, está a seis centímetros de atingir a capacidade máxima. Os dados foram atualizados nesta segunda-feira (20) pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A barragem de Apodi só não é maior que a Armando Ribeiro Gonçalves, de Assu, que sangrou no último sábado (18). Integrante da bacia Apodi-Mossoró, a Santa Cruz do Apodi, com capacidade de 599 milhões de metros cúbicos, é uma das mais importantes fontes de abastecimento do Rio Grande do Norte, atendendo a uma população de 108 mil habitantes em 27 cidades. A barragem, que sangrou pela última vez em 2008, será base para a transposição das águas do Rio São Francisco no estado. No total, os reservatórios do Rio grande do Norte estão com 94% da capacidade. Em todo o Estado, a Semarh monitora 46 açudes com capacidade acima de cinco milhões de metros cúbicos. Sangria Os 15 reservatórios que já chegaram a capacidade máxima foram Encanto, no município de Encanto, em Encanto, Passagem, em Rodolfo Fernandes, Beldroega, em Paraú, Novo Angicos, em Angicos, Riacho da Cruz, em Riacho da Cruz, Pataxó, localizado em Ipanguaçu, Mendubim, em Assu, Campo Grande, em São Paulo do Potengi, Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari, Cruzeta, em Cruzeta, Dourado, em Currais Novos, Rio da Pedra e Alecrim, em Santana do Matos, Passagem das Traíras, em São José do Seridó e Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu.
Fonte:DNonline.

Ex-juíza de Jardim do Seridó é vítima de grave acidente

Juíza da comarca da cidade de Jardim do Seridó por mais de quatro anos, que foi promovida em dezembro do ano passado, quando no dia 17 deixou a cidade, a Drª. Maria Nivalda Neco Torquato Lopes (na foto), encontra-se internada em estado grave, após acidente automobilístico envolvendo seu veiculo Honda Civic de placas (MXM-3778), e um Gol (IEV-9785), no trecho que liga os municípios de Tangará a Santa Cruz, no km 96,8 da BR-226, na noite deste domingo (19), por vota das 23:00 horas.
Segundo informações Polícia Rodoviária Federal (PRF/RN), os veículos colidiram transversalmente. Jaildo Marques Rodrigues, de 27 anos, ficou preso às ferragens de um dos veículos e morreu ainda no local. Francisco Feliciano Gomes morreu a caminho do hospital.
A Juíza de Direito, Maria Nivalda Neco Torquato Lopes, Kalina Dantas da Costa, Maria Eduardo César Lopes, Eduardo Igor Torquato Cardoso Lopes e Isa Torquato Cardoso Lopes ficaram gravemente feridos e foram encaminhados ao hospital de Santa Cruz, onde receberam os primeiros socorros, e depois em várias ambulâncias, foram transferidos para Natal.
Fonte:*Com informações de Paulinho Barra Pesada