terça-feira, 6 de abril de 2010

Lançamento do CD de Pe. Héliton contará com participação especial do Pe. Antonio Maria

Será no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, feriado nacional, a festa de lançamento do segundo CD do Padre Héliton Marconi (foto 1), da Diocese de Caicó.

A festa acontecerá na Praça de Eventos da cidade de Cruzeta, a partir das 19 horas.

O lançamento do CD sairá com o título: Buscai as Coisas do Alto.

Como convidado especial quem fará uma apresentação será o Padre de renome nacional, Antonio Maria.

Padre Antonio Maria se notabilizou por divulgar a palavra de Deus da música, inclusive se apresentando ao lado de grandes cantores como Roberto Carlos, e em vários países do exterior.

Os organizadores esperam reunir 20 mil pessoas durante o evento.

Fonte:blog Robson Pires.

Corpo de Bombeiros confirma 17 mortes no Rio por causa da chuva

O Corpo de Bombeiros informou na manhã desta terça-feira (6) que 17 pessoas morreram por conta das fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde a noite de ontem. As vítimas foram atingidas por deslizamentos de terra e desabamentos no Andaraí, no morro do Borel (Tijuca), em Santa Tereza, no morro dos Macacos (Vila Isabel), no morro do Turano (zona norte), em Petrópolis e em Niterói. A Defesa Civil, no entanto, não confirma o número.

Além disso, de acordo com os bombeiros, 16 pessoas ficaram feridas e foram registrados 22 desabamentos e dez deslizamentos de terra. Segundo a Defesa Civil Municipal, foram registrados só na cidade 140 deslizamentos de terra e 26 desabamentos de imóveis.

O Rio de Janeiro sofre com a chuva intensa e ininterrupta há mais de 15 horas. Alagamentos, deslizamentos, queda de energia e caos no trânsito e no sistema de transporte tornam complicada a vida de quem mora no Estado. Por isso, o prefeito da capital, Eduardo Paes, pediu na manhã desta terça-feira (6), em entrevista à "TV Globo", que a população não saia de casa até que a situação melhore. "Queremos agora é preservar vidas. As pessoas devem ficar em casa. É um risco inaceitável. Se as pessoas saírem de casa vão correr risco e atrapalhar ainda mais esta situação atípica e inesperada", disse.

Devido aos temporais, as aulas da rede municipal estão suspensas nesta terça-feira na cidade do Rio. O prefeito pediu que as escolas particulares também cancelem as aulas.

Em entrevista à "TV Bandeirantes", Paes afirmou que a "situação é de absoluto caos. Todas as vias importantes estão interrompidas." Ele ressaltou ainda que "é um risco as pessoas tentarem passar [por alagamentos]".

O prefeito confirmou uma série de deslizamentos de terra na avenida Niemeyer, umas das vias que liga a Barra à zona sul. Não há tráfego no local. Segundo Paes, o Rio tem também dez domicílios em áreas de risco e a Lagoa Rodrigo de Freitas está com 1,4 metro, três vezes o volume normal.

RJ não registrava tanta chuva em 24 horas há
pelo menos 10 anos

O volume de chuva que atingiu a cidade é impressionante. De acordo com a Somar, a cidade não registrava tanta chuva num único dia desde 2000, o maior acumulado em 24 horas ocorreu em dezembro do ano passado, com 155mm.

Já Sérgio Simões, subsecretário de Defesa Civil/RJ, disse em entrevista à "GloboNews" que choveu "quantidades além do que qualquer cidade é capaz de suportar", referindo-se a regiões como a zona norte e a zona sul, onde o acumulado de chuva atingiu os 200 mm.

Toda a cidade do Rio estava em estado de atenção por volta das 7h30. As regiões mais atingidas pelas chuvas são as zonas norte e oeste da cidade.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fechou as pistas da ponte Rio-Niterói, sentido Rio, por causa dos alagamentos na chegada à capital. No sentido Niterói, as pistas permanecem abertas, mas a orientação é para que os motoristas também não sigam em direção a Niterói ou São Gonçalo, que também registram muitos pontos de alagamentos e falta de luz.

O mau tempo também prejudica as operações de pousos e decolagens nos aeroportos da cidade. O Santos Dumont não abriu e no Internacional Antônio Carlos Jobim as operações estão sendo feitas com auxílio de instrumentos.

Na zona oeste, a situação é caótica com lixo espalhado pelas ruas, que permanecem alagadas. Poucos ônibus estão circulando e alguns fazem um trajeto totalmente diferente para poder chegar ao destino.

Aeroportos
O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, permanece fechado hoje por conta das chuvas. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o terminal nem chegou a abrir nesta manhã. As operações para pousos e decolagens foram interrompidas.

Até as 8 horas de hoje, das 25 partidas programadas para o dia, um voo foi cancelado e 22 estão com mais de meia hora de atraso. Já em relação às chegadas, 18 voos estavam com atrasos de mais de meia hora.

Segundo relatório da Infraero, do total de partidas, nove são da ponte aérea Rio-São Paulo. Dois voos da TAM foram alternados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, que opera por instrumentos --quando o piloto necessita de equipamentos especiais para alinhar a aeronave com a pista.

As chuvas também atrapalhavam as operações do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, que também opera por instrumentos. Até as 8 horas, dos 31 voos programados para o dia, um foi cancelado e um estava com mais de meia hora de atraso. Segundo a Infraero, apesar do cancelamento e do atraso dos voos, o movimento no aeroporto é considerado normal.

*Com informações de André Naddeo, no Rio de Janeiro, da Folha Online, da Agência Estado e da Agência Brasil.
Fonte:Uol.

começou na segunda feira vacinação contra gripe suína para pessoas entre 20 e 29 anos


A terceira etapa de vacinação contra a gripe suína –a gripe H1N1– começa nesta segunda-feira (5) e será destinada à população de 20 a 29 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, a segunda etapa da campanha, para imunizar grávidas, crianças de seis meses a dois anos e portadores de doenças crônicas, foi prorrogada e deve ocorrer até o dia 23 de abril.
A segunda etapa começou no dia 22 de março e deveria se estender até anteontem, mas, em decorrência do feriado prolongado de Páscoa, deverá seguir simultaneamente com a terceira etapa da campanha.

Grupos prioritários Data da vacinação
Trabalhadores da saúde e indígenas 08/03 a 19/03
Gestantes 22/03 a 23/04
Doentes crônicos 22/03 a 23/04
Crianças de seis meses a menores de dois anos 22/03 a 23/04
População de 20 a 29 anos 05/04 a 23/04
Campanha de vacinação do idoso (gripe comum) 24/04 a 07/05
População de 30 a 39 anos 10/05 a 21/05

Após o encerramento dessas etapas, receberão a vacina idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, entre 24 de abril a 7 de maio. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum. No período de 10 a 21 de maio, serão imunizados adultos de 30 a 39 anos.
A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, além de gestantes e pessoas com doenças crônicas.

O Ministério da Saúde ainda não informou quando a vacina estará disponível para o restante da população.
A vacinação ocorre antes do inverno, período em que as gripes aparecem de forma mais acentuada. A medida já ocorreu em boa parte dos países do hemisfério norte e agora começa no hemisfério sul. No mundo, ao menos 16 mil pessoas já morreram devido a doença. No Brasil foram cerca de 1.700.

Fonte:Blog Cardoso Silva.

Até cinco de maio podem ser feitas novas inscrições e transferências de títulos nos cartórios eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informa que o eleitor tem mais 29 dias para resolver pendências sobre alistamento ou transferência de título. A data de 05 de maio é o último dia para que o cidadão requeira inscrição eleitoral ou a transferência de domicílio. Também é a oportunidade para que a pessoa apta a votar e que mudou de residência dentro do município peça alteração no seu título eleitoral.

Em relação ao eleitor portador de necessidades especiais, também deve atentar para esta data. Até 05 de maio, ele poderá solicitar sua transferência para seção eleitoral especial. Para evitar transtornos, o eleitor deve procurar sua respectiva zona eleitoral antes do prazo final, evitando filas desnecessárias ou a possibilidade de não poder votar no dia da eleição : 03 de outubro de 2010.

Fonte:Blog Marcos Dantas.

Novo comandante da PM assumirá nesta terça (06)


O novo comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva (foto: Nominuto.com), assume o cargo nesta terça-feira (06), às 16h, em solenidade no comando da PM.

Araújo substituirá o Coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro, que deixa o comando da PM após cinco anos à frente da corporação.

Coronel Araújo confirmou que focará sua gestão nos recursos humanos, que são, para ele, “o maior patrimônio da instituição da Polícia Militar”.

Sob o comando de Marcondes, a maior conquista da PM do Rio Grande do Norte foi o aumento no efetivo de policiais – de 8.600 para 12 mil homens. “Esse número não representou apenas aumento dos que trabalham pela PM, representou com certeza mais segurança para a população de todo o Rio Grande do Norte”, ressaltou Marcondes, um dos coronéis que mais tempo ficou no comando da PM do Estado.

Fonte:Blog Robson Pires.


Chapa Carlos Eduardo e Álvaro Dias viajam para Brasília

O deputado Álvaro Dias acompanha o candidato ao Governo do Estado pelo PDT, ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, a Brasília nesta terça-feira(6).

Os dois irão manter contatos com lideranças nacionais do PDT.

Carlos e Álvaro, candidatos a governador e vice, respectivamente, irão convidar parlamentares do PDT e do PC do B para virem ao Rio Grande do Norte participar de atos da campanha eleitoral do PDT.

No próximo sábado(10), Carlos Eduardo e Álvaro Dias estarão em Caicó para o lançamento da chapa do PDT ao Governo do Estado.

Na ocasião, também será lançada a candidatura do ex-prefeito Roberto Germano a deputado estadual.

Com informações do blog de Oliveira Wanderley