quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Álvaro Dias afirma que RN vai receber mais 51,8 mil doses de vacina até o fim desta semana

 


Foto:  Divulgação/Governo do RN

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, continua sua agenda em Brasília para pleitear recursos para a capital potiguar. Nesta quarta-feira (3), ele teve audiência com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e conseguiu a confirmação do envio de novas doses da vacina para o Rio Grande do Norte.

O ministro confirmou que até o final desta semana o Estado receberá 51.800 doses de vacinas do Instituto Butantan, em 259 caixas. A previsão para Natal é de aproximadamente 13 mil doses, considerando que a cidade abriga 25,19% da população do Estado.

“Tratamos de vários assuntos, entre eles a questão das vacinas, que é uma grande preocupação para o povo de Natal e de todo o Rio Grande do Norte. A boa notícia é que até a próxima sexta-feira nós vamos ter disponíveis a nossa parcela de imunizantes para continuar vacinando o público prioritário do plano de imunização”, informou Álvaro Dias, que esteve no MS acompanhado da secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, do secretário especial da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban), Rossini Fernandes, e do secretário-executivo de Governo, Esdras Alves.

As doses serão distribuídas nos postos de saúde da capital e destinadas a complementar a vacinação do restante dos profissionais de saúde ainda não imunizados e os idosos, de acordo com os protocolos. Em 10 dias, Natal já vacinou 23.962 pessoas com as primeiras doses contra a Covid-19. Até a noite da última segunda-feira (1º), o “Vacinômetro” da Secretaria de Saúde de Natal marcava a aplicação de 23.362 doses.

O restante foi aplicado na manhã de terça (2) apenas nas unidades de saúde, com as atividades nos drive thru suspensas. Nesta quarta-feira, o atendimento foi interrompido temporariamente até a chegada do novo lote.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Grupo menos atingido pela Covid-19 são crianças com 1 a 5 anos

 


Poder360

O grupo menos prejudicado na pandemia no Brasil é o das crianças com 1 a 5 anos de idade, correspondendo a 0,1% dos óbitos por Covid-19. Depois, seguem as crianças de até 1 ano, com 0,2%, e as de 5 a 19 anos, com 0,3% do total de mortes pela doença.

O grupo mais prejudicado é dos idosos, que corresponde a 74,2% do total de mortos pela pandemia, conforme dados analisados até janeiro. A mesma análise feita em dezembro do ano passado registrou que 74% das mortes por Covid-19 eram de idosos. As pessoas com mais de 60 anos são 13,6% da população.

Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Justiça suspende fechamento de agências do BB em todo país

 

caixa banco do brasil Justiça suspende fechamento de agências do BB em todo país

Uma decisão liminar (provisória) da Justiça do Maranhão (MA) determinou a suspensão do fechamento de agências do Banco do Brasil em todo o país enquanto vigorarem medidas de combate à pandemia do novo Coronavírus.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3) pelo portal G1 e também pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão, autor da ação. De acordo com a organização, a decisão é do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís.

“DETERMINO ao Banco do Brasil que se abstenha de fechar quaisquer unidades/agências e mantenha o funcionamento pleno de todas as suas unidades e agências do país, enquanto perdurarem as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional “, diz trecho da decisão divulgada pelo sindicato.

Em fevereiro, o banco anunciou plano de fechar 361 unidades no primeiro semestre deste ano – sendo 112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento. A companhia de capital misto anunciou também uma reorganização dos quadros e um Plano de Demissão Voluntária que deve atingir cerca de 5 mil funcionários.

Ao atender ao pedido dos bancários, Martins considerou lei de fevereiro de 2020 que liberou governantes a estabelecer medidas de combate à covid-19 e ainda decisão de dezembro do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogando a autorização.

Ainda segundo o texto, o juiz deu prazo de 15 dias para o BB contestar a decisão. Ao Congresso em Foco, o Banco do Brasil informou que “aguarda ser citado da ação para analisar o conteúdo da decisão judicial”.

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/j

Cantor do grupo Molejo é acusado de estuprar homem de 21 anos

 202102040552318kZlBn Cantor do grupo Molejo é acusado de estuprar homem de 21 anos

O cantor Anderson Leonardo, do grupo de pagode Molejo, é suspeito de violentar um rapaz de 21 anos. Um boletim de ocorrência foi registrado na 33ª Delegacia de Polícia do Rio, no bairro de Realengo, que investiga o caso e afirmou em nota que chamará Anderson para prestar depoimento sobre as acusações.

“Os agentes aguardam o resultado do boletim médico do hospital para verificar se houve ato sexual, e vão requisitar imagens de câmeras de segurança instaladas no estabelecimento onde teria acontecido o fato e ouvir testemunhas. Os policiais também vão coletar objetos e elementos que estejam relacionados ao caso para esclarecer todas as circunstâncias do ocorrido”, afirmou a Polícia Civil do Rio de Janeiro em nota.

De acordo com informações obtidas pelo colunista Alessandro Lobianco, do programa “A Tarde É Sua”, da RedeTV!, o caso teria ocorrido em 1 de dezembro e o rapaz que afirma ter sido abusado pelo cantor não teve coragem de denunciar antes por conta da influência de Anderson.

O cantor Anderson Leonardo nega as acusações e afirma que provará sua inocência na Justiça. “[O cantor] nega as infames acusações que lhe são imputadas, as quais foram recebidas com grande surpresa, reforçando sua inocência, a qual tem certeza que será demonstrada no curso do inquérito policial”, diz a nota.

Uol Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Número de vacinados já supera o de casos confirmados de covid-19 no mundo

 vacina de oxford astrazeneca 1 868x644 1 Número de vacinados já supera o de casos confirmados de covid-19 no mundo

O número de pessoas que receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 superou a quantidade de contágios pelo coronavírus no mundo. No total, 105 milhões de doses foram aplicadas, de acordo com o monitor do Financial Times. O número de casos confirmados da doença, segundo o Our World in Data, é de 103,8 milhões.

Isso não significa que há mais pessoas imunizadas do que pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus, uma vez que há grande subnotificação e falta de testes na maioria dos países.

A vacinação está avançando ao mesmo tempo em que o ritmo de contágios dá sinais de diminuição –embora o número de diagnósticos, ou seja, os casos confirmados, seja menor do que o número real de infecções.

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Edital prevê internacionalização de universidades brasileiras

 Capes alunos estudo Edital prevê internacionalização de universidades brasileiras

O British Council, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), lança, este mês, o edital Internacionalização e Políticas Linguísticas para promover a capacitação de instituições de ensino superior públicas e privadas em programas que visam à cooperação internacional. O investimento previsto é de R$ 4 milhões.

A intenção é, durante a pandemia do novo coronavírus, promover a chamada internacionalização em casa, ou seja, promover a contribuição internacional entre universidades, sem depender exclusivamente de programas relacionados à mobilidade. Além de participar de ciclo de workshops gratuito, instituições de ensino poderão inscrever projetos em edital que visa a estruturar programas multiculturais.

De acordo com o British Council, o edital prevê que universidades brasileiras façam parcerias com instituições de ensino superior do Reino Unido para criar um programa de internacionalização sólido para a comunidade acadêmica e a área de pesquisa e extensão. Um dos resultados que se espera do programa é a consolidação da imagem da pesquisa brasileira no exterior.

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

AMSO reúne prefeitos e apresenta planejamento de atividades para 2021

 AMSO REUNIAO 2021 OK AMSO reúne prefeitos e apresenta planejamento de atividades para 2021

O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental, Fernando Bezerra, reuniu na tarde desta quarta-feira (3) os prefeitos consorciados na sede da instituição em Currais Novos. Na pauta da conversa assuntos importantes para o início das atividades administrativas da associação neste 2021.

Fernando fez uma breve apresentação da AMSO aos prefeitos mostrando seu corpo técnico e todo planejamento de atividades para os próximos meses. “A Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental pautará temas importantes durante todo ano. Precisamos fortalecer a causa municipalista”, contou.

A Assembleia Geral Ordinária reuniu além do prefeito de Acari, Fernando Antônio, o prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, Novinho de Cerro Corá, Odon Júnior de Currais Novos, Galo de Florânia, Luciano Santos de Lagoa Nova, Hudson de Santana do Seridó, Tiago Almeida de Parelhas, Samuel Solto de Ouro Branco, Inácio Macedo de Tenente Laurentino, Joaquim de Cruzeta, Amazan de Jardim do Seridó, Cletson de Equador, Marcelo de Bodó e Jane Maria de São Vicente.

Consórcio Intermunicipal de Saúde

O Consórcio Intermunicipal de Saúde também esteve reunido na tarde desta quarta-feira (3). Gilson Dantas, que preside o CIS, abriu os trabalhos e trouxe assuntos pertinentes aos municípios. Na pauta o credenciamento de novos profissionais de saúde, para possibilitar um incremento na oferta de procedimentos e médicos as cidades consorciadas.

“Temos muitas metas, mas a ampliação da carta de serviço através dos profissionais de saúde prestadores de serviço para o consórcio será o maior desafio para o ano de 2021. Com essa ampliação teremos uma oferta maior para atender as demandas municipais de saúde”, explicou Gilson, que é prefeito de Carnaúba dos Dantas.

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/