terça-feira, 14 de setembro de 2010

Estão abertas as inscrições para vestibular 2011 da UERN

Começaram nesta segunda-feira (13) as inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado 2011 (PSV 2011), o vestibular da UERN. Estão sendo oferecidas 2.306 vagas, das quais 50% são reservadas para alunos cotistas em cumprimento à Lei Estadual nº. 8.258 de 27 de dezembro de 2002, que destina 50% das vagas para estudantes que tenham cursado, integralmente, o ensino fundamental e médio em escola pública.

As inscrições para o PSV 2011 serão feitas exclusivamente pela internet. Para ter acesso ao formulário de inscrição, o candidato deverá concordar com todas as informações constantes nas orientações e fornecer o número de seu CPF - condição exclusiva e obrigatória.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00. O período de inscrição vai até às 23h59min do dia 03 de outubro de 2010 (horário local). A partir de 23h59min do dia 03/10, o acesso à internet para geração do formulário de inscrição e do boleto bancário será bloqueado. O boleto gerado até o prazo limite poderá ser pago até o dia 04 de outubro.

As provas serão aplicadas nos dias 19 e 20 de dezembro simultaneamente nas cidades de Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.

Isenção

Em cumprimento à Lei Estadual nº 8.627, de 20 de janeiro de 2005, e ao Decreto Estadual nº 19.844, de 06 de junho de 2007, que regulamenta a Lei Estadual nº 5.869, de 09 de janeiro de 1989, será concedida a dispensa de 100% do valor referente à taxa de inscrição ao candidato que comprove:

a) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública do Rio Grande do Norte e ter concluído no triênio de 2008 a 2010;
b) ser aluno da 3ª série do Ensino Médio de escola pública do Rio Grande do Norte, em 2010, tendo também cursado a 1ª e a 2ª série desse nível de ensino no referido Estado em escola pública;
c) ter cursado e concluído todo o Ensino Médio em escola privada do Rio Grande do Norte, no triênio de 2008 a 2010, na condição de aluno bolsista, e o valor da bolsa nas três séries tenha sido igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar;
d) ser aluno da 3ª série do Ensino Médio de escola privada do Rio Grande do Norte, em 2010, na condição de aluno bolsista, tendo também cursado a 1ª e a 2ª série desse nível de ensino, respectivamente nos anos de 2008 e 2009, nessa mesma condição, e o valor da bolsa nas três séries tenha sido igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar;
e) ser doador de sangue e ter efetuado, no mínimo, 3 (três) doações sanguíneas convencionais para Instituições Públicas, vinculadas à Rede Hospitalar do Estado do Rio Grande do Norte, no período de doze meses anteriores à data de publicação do Edital do PSV/2011.

Em cumprimento à mesma Lei ( Lei Estadual nº 8.627, de 20 de janeiro de 2005), será concedida a dispensa de 50% do valor da taxa de inscrição ao candidato que comprove:

a) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública do Rio Grande do Norte e concluído este nível de ensino em período anterior a 2008;
b) ter cursado e concluído todo o Ensino Médio em escola privada do Rio Grande do Norte, no período de 2008 a 2010, na condição de aluno bolsista, e o valor da bolsa em qualquer das três séries tenha sido inferior a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar;
c) ser aluno da 3ª série do Ensino Médio de escola privada do Rio Grande do Norte, em 2010, na condição de aluno bolsista, tendo também cursado a 1ª e a 2ª série desse nível de ensino, respectivamente, nos anos de 2008 e 2009, nessa mesma condição, e o valor da bolsa em qualquer das três séries tenha sido inferior a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar.
Fonte:
com informações da Agência RN

Presidente Lula aparece pela 1ª vez no guia de Iberê e Wilma

Num clima informal, o presidente Lula apareceu, ontem, pela primeira vez, no programa eleitoral do candidato à reeleição, do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Os dois, acompanhados da candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), protagonizaram um bate papo, no qual o presidente declarou seu voto aos dois, fez elogios à administração, perguntou sobre propostas para o RN e falou sobre inimigos políticos. As imagens gravadas para o guia de Iberê seguem o mesmo padrão dos programas de outros candidatos da base, em todo o Brasil.

O presidente iniciou a conversa perguntando ao governador quais as propostas para o estado. Em resposta, Iberê disse que Lula fez pelo RN o que nenhum outro presidente fez. "É por isso que não podemos retroceder. O RN avançou e precisa continuar nessa direção", disse. O presidente ainda falou sobre o trabalho feito em conjunto com a ex-governadora. "Fizemos uma parceria extraordinária com a governadora Wilma de Faria. Conseguimos sucesso, apesar de algumas pessoas no estado terem trabalhado, o tempo todo, para atrapalhar o que estávamos fazendo. Se não existe afinidade entre o governo do estado e o Governo federal, se as pessoas se tratam como inimigas, quem perde é o povo", disse.

Lula aproveitou a ocasião para falar sobre seus adversários políticos e disse que alguns estão passando a ideia de que são seus aliados. "É importante que o povo do RN preste atenção no que ocorreu no meu mandato. Em oito anos, tivemos pessoas no Rio Grande do Norte que trabalharam contra o sucesso que estamos tendo. Pessoas que passaram o tempo todo contra o governo. Xingaram, provocaram e falaram mal e agora em campanha, estão deixando passar a ideia de que são meus aliados. Nunca construí inimizades, mas acho que na política é preciso ter lado e eu tenho lado no Rio Grande do Norte. Eu tenho Iberê como candidato a governador", declarou Lula.

Em relação à participação do presidente Lula no guia de Iberê, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) afirmou que existe um acerto da coordenação da campanha de Dilma Rousseff (PT) de que tanto o presidente Lula quanto ela iriam gravar para os dois candidatos. Contudo, caso a dupla petista não gravar para ele, o ex-prefeito garantiu que continuar defendendo a candidatura de Dilma porque ela deu tratamento igualitário aos candidatos quando esteve em Natal.

Por Jussara Correia, do Diário de Natal

Quem é o palhaço?

Francisco Everardo Oliveira Silva corre o risco de ser o deputado federal mais votado do Brasil em 3 de outubro. Não se espante se você não reconhece o nome, nem seus próprios eleitores reconheceriam. Oliveira Silva é conhecido apenas por seu apelido, Tiririca.

Ele aparece em primeiro lugar no conjunto de pesquisas do Ibope sobre a eleição para a Câmara dos Deputados em São Paulo. Como é o Estado com o maior eleitorado, não será surpresa se Oliveira Silva acabar sendo o campeão nacional de votos de 2010.

Se você não tem visto muita TV nas últimas décadas e passou incólume pela propaganda eleitoral até agora, Tiririca é ator e palhaço profissional. Tem 45 anos, lê e escreve, se autodefine como “abestado” e seu slogan é “pior que tá num fica, vote Tiririca”.

Não é uma piada. É um projeto político. Oliveira Silva é candidato pelo PR, em coligação que inclui o PT e o PC do B. Prova da seriedade do projeto é que, até o último dia 3, o partido havia investido R$ 594 mil, oficialmente, na campanha do palhaço. E não deve parar por aí.

Tiririca é o principal puxador de votos do PR, do PT e do PC do B em São Paulo. Se chegar a um milhão de sufrágios, seu excedente de votos elegerá mais quatro ou cinco deputados da coligação. O eleitor vota em Tiririca e pode eleger Valdemar Costa Neto (PR), Ricardo Berzoini (PT) ou o delegado Protógenes (PC do B).

O “projeto Tiririca” é um bom retrato do sistema de coligações que impera nas eleições parlamentares brasileiras – uma salada farta de siglas, conexões improváveis, legendas de aluguel e uma pitada muito pequena de ideologia.

Não é de espantar, portanto, que Tiririca seja o mais lembrado entre os paulistas. Nem de que alguém tenha pensado em usar um palhaço como puxador de votos. Pensando bem, até faz sentido.

Por José Roberto Toledo

O blog comenta: a diferença de alguns candidatos nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte para Tiririca é que ele é um palhaço. Já alguns candidatos no Estado querem fazer o povo de palhaço. Principalmente, aqueles que se envolvem com a justiça.

Fonte:blog Robson Pires.

Câmara de Natal decidirá destino da Sargento Regina

O presidente da Câmara de Natal, Dickson Nasser, se reunirá com a assessoria jurídica da Casa, hoje (14), para decidir que ações serão tomadas diante das denúncias feitas pela vereadora Sargento Regina (PDT), hoje candidata a deputada estadual.

Durante o encontro será analisado o pedido de denúncia contra Regina, que pode ser encaminhado à Comissão de Ética do legislativo, já que o processo só pode ser aberto com a autorização do presidente.

Fonte:Blog Robson Pires.