domingo, 22 de março de 2020

O governo de Pernambuco anunciou que o Estado teve mais dois pacientes curados da Covid-19.

Uma adolescente de 16 anos, diagnosticada com a doença após retornar de uma viagem aos Estados Unidos, e uma mulher de 30 anos, sem histórico de viagem para fora do Brasil. As duas estavam em isolamento domiciliar.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que existem atualmente 33 casos confirmados de pessoas com o coronavírus em Pernambuco – dois novos registros nas últimas 24h – e, por enquanto, nenhum óbito confirmado.

Na sexta-feira (20/3), a SES já havia anunciado a recuperação de uma senhora de 66 anos, residente no Recife, que, ao lado do marido, configurou os dois primeiros casos da doença no território pernambucano. Das 33 confirmações, apenas 5 pacientes estão hospitalizados. Os outros cumprem isolamento domiciliar (25), ou já estão curados (3). O Brasil tem, até agora, 1.128 casos confirmados de coronavírus com 18 mortes.
A morte da criança de um ano por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, no Recife, não foi citado pelo governo de Pernambuco no boletim divulgado na tarde deste sábado (21/3). A SES havia informado a morte mais cedo, explicando que as amostras do caso foram coletadas e enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), onde será realizada uma investigação de vírus respiratórios. O resultado sairá em até 72 horas.
A SRAG pode ser provocada por bactérias e vírus, como Influenzas A e B e Covid-19. Como a letalidade da Covid-19 é muito baixa em crianças – segundo a experiência mundial –, são poucas as chances de o coronavírus ter sido o causador do óbito. Mas a definição final só poderá ser feita ao fim da investigação.

SRAG

Segundo a Secretaria, até 29 de fevereiro, Pernambuco registrou 211 casos de SRAG, quadro que pode ser provocado por diversos agentes e é caracterizado pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório, e ainda saturação de oxigênio abaixo de 95%. Desse total, 13 foram positivos para algum tipo de influenza, sendo 9 para influenza B e 4 influenza A (H1N1). 

OFICIAL: Prefeita Rosalba Ciarlini cancela o Mossoró Cidade Junina e afirma que os recursos serão transferidos para a saúde


A prefeita Rosalba Ciarlini acaba de anunciar oficialmente o cancelamento do Mossoró Cidade Junina, que tradicionalmente acontece no mês de junho.
Fonte- Blog do Jair sampaio.

Hospital Regional acaba de informar em Nota que Caicó não possui caso confirmado de Coronavírus e que são investigadas 24 pessoas



O Hospital Regional do Seridó, através da assessoria de comunicação, acaba de confirmar que a cidade de Caicó NÃO POSSUI NENHUM CASO DO CARONAVÍRUS CONFIRMADO.

Morre Valdir Teles, um dos maiores repentistas do Nordeste

A viola está de luto: morreu de infarto na tarde deste domingo, 22, o poeta repentista Valdir Teles, um dos cantadores mais aclamados do Nordeste, conhecido pela versatilidade e versos rápidos.
Valdir Teles tinha aproximadamente 65 anos, morava em Tuparetama-PE e tinha admiradores por todo o país. Vinha frequentemente a Patos e região participar de festivais e cantorias de pé de parede. “Era um grande poeta, um grande ser humano, perdi um grande amigo”, disse o repentista Jomaci Dantas, o Lola, que organiza festivais em Patos e região.
Sua morte começa a repercutir nas redes sociais.
Logo mais novas informações.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com
Fonte-http://www.folhapatoense.com/

Morre Lila Covas, viúva do ex-governador Mario Covas e avó de Bruno Covas


A ex-primeira-dama do Estado de São Paulo Florinda Gomes Covas, que ficou conhecida como Lila Covas, morreu neste domingo, 22, aos 87 anos. A morte foi informada pelo seu filho, Mario Covas Neto, vereador de São Paulo e filho do ex-governador Mario Covas, com quem Lila foi casada. Lila é avó do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), que cancelou sua agenda neste domingo.
Ela foi presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo entre 1995 e 2001, quando Mario Covas foi governador. Segundo seu filho, não haverá cerimônia fúnebre em razão das medidas de isolamento social adotadas no Estado em decorrência da pandemia do coronavírus. A causa da morte não foi informada.

“É com profundo pesar e tristeza que comunicamos o falecimento de nossa mãe, Lila Covas. Não haverá cerimônia fúnebre, em respeito ao atual momento. Assim que possível, faremos as merecidas homenagens. Pedimos a todos um pensamento elevado em sua memória”, afirma Mario Covas Neto, em post que assina ao lado da irmã Renata, mãe de Bruno Covas.Mais em Veja Abril

VITÓRIA: Alagoana venceu o Coronavírus após 4 dias de UTI: ‘Tive certeza da morte’


A bancária alagoana Ana Patrícia Bezerra Moura, 43, mal imaginava que realizar uma viagem dos sonhos, na Itália, quase lhe custaria a vida.
No dia 2 de março, ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos vinda de voo de Londres, ela já apresentava febre e dor de garganta.
Até então, a mãe de três crianças, que mora em Maceió, não se assustava com a covid-19 — e o tema era tratado até com desdenha pelos italianos.
Por conta dos sintomas, Ana resolveu adiar sua volta a Maceió. “Conversei com meu irmão, que é médico aqui em São Paulo, e, por cautela, ele disse era melhor eu fazer o exame. Dando negativo, eu voltaria”, lembra.
O marido de Ana voltou, sem sintomas, mas recebeu dois dias depois a notícia de que estava com covid-19. “Eu ainda tinha na cabeça que era só uma gripe forte, que eu não era grupo de risco, que estava tudo ‘ok’, que eu ia ficar ia passar os 14 dias, ia ficar bem e voltaria.”
Mas não foi bem assim. Por conta do agravamento do quadro, precisou ser internada e, depois, foi levada à UTI. Lá, confessa, teve momentos de desespero e “certeza da morte”.
“Por algumas vezes, eu tive a certeza de que ia morrer, principalmente quando estava na UTI [unidade de terapia intensiva], porque eu me sentia muito mal: muita dor de cabeça, não me sentia melhorando rapidamente. Passava de um dia para o outro e não melhorava. Dormia e acordava, sentia a mesma coisa. Então, achei que eu ia morrer, sim”, relata a UOL.
Ana foi uma das cinco primeiras pessoas a ter coronavírus em São Paulo. Foi também um das primeiras a ter a forma grave da doença e precisar de terapia intensiva.
Há quatro dias ela deixou o hospital, onde foi declarada curada do vírus após exames. “Fiquei bem feliz quando descobri que estava curada, porque já tinha começado a aparecer na mídia muita coisa, e eu também já tinha passado por maus bocados”, conta.

China testa sua primeira vacina contra coronavírus em voluntários


Fonte- Robson Pires
A China testou sua primeira vacina contra o novo coronavírus em voluntários. Desenvolvido em parceria entre pesquisadores, forças armadas do país e a iniciativa privada, o medicamento foi experimentado ontem. A informação tem circulado pela mídia local e foi publicada pelo perfil oficial da Embaixada da China no Brasil.
Os primeiros voluntários do experimento estão limitados a residentes da cidade de Wuhan, entre 18 e 60 anos de idade. Três grupos, de dose baixa, média e alta, com 36 membros cada, ficarão em quarentena por 14 dias e serão monitorados por pesquisadores durante seis meses.

“Perda de olfato indica 99% de chances de ser coronavírus”, diz presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia


BB11vwNJFebre, tosse, dificuldade para respirar, forte cansaço, nariz congestionado, dor de cabeça e no corpo: o mundo inteiro tem na ponta da língua os principais sintomas do coronavírus Covid-19. No entanto, dois outros novos indícios que já vinham sendo sendo observados por médicos e especialistas foram confirmados pelas autoridades francesas: a perda do olfato e do paladar.
“O Conselho Nacional Professional de Otorrinolaringologia nos indicou o aumento da anosmia. Trata-se de um forte desaparecimento do odor, sem obstrução nasal e que pode acontecer de forma isolada”, afirmou o diretor-geral de Saúde da França, Jérôme Salomon.
Paralelamente, a Sociedade Francesa de Otorrinolaringologia emitiu um alerta, através das redes sociais, apontando que médicos especialistas na área, além de infectologistas franceses, vêm constatando esse sintoma em pacientes contaminados pelo coronavírus. Segundo o órgão, a anosmia relatada pelos infectados é frequentemente associada à ageusias, ou seja, perdas ou a alterações do paladar.

Coronavírus está ligado à queda de poluição do ar na Itália e na China

À medida que o coronavírus se espalha, imagens de satélite mostram uma redução drástica da poluição do ar em áreas em quarentena, informa o site EcoWatch. Os dados de satélite compartilhados no início de março mostraram um sensível declínio nos níveis de dióxido de nitrogênio sobre a China entre janeiro e fevereiro, quando a cidade de Wuhan, importante núcleo industrial e epicentro da epidemia, ficou isolada. Agora, imagens compartilhadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) sugerem que algo semelhante aconteceu na Itália, que registra o segundo maior número de casos, atrás da China.

“O declínio nas emissões de dióxido de nitrogênio sobre o Vale do Pó, no norte da Itália, é particularmente evidente”, declarou Claus Zehner, gerente da missão Copernicus Sentinel-5P da ESA. “Embora possa haver pequenas variações nos dados devido à cobertura de nuvens e às mudanças climáticas, estamos muito confiantes de que a redução nas emissões que podemos ver coincide com o bloqueio na Itália, causando menos tráfego e atividade industrial.”
Na sexta-feira, a ESA publicou uma animação baseada em dados do satélite Copernicus Sentinel-5p que mostra flutuações na poluição por dióxido de nitrogênio na Europa entre 1º de janeiro e 11 de março. O declínio das emissões na Itália coincidiu com as medidas de bloqueio anunciadas pelo primeiro-ministro Giuseppe Conte em 9 de março, que proibiam reuniões públicas e viagens não essenciais. Isso ocorreu após uma decisão no dia anterior de bloquear o norte do país, informou o jornal “The New York Times”. O norte foi a região da Itália mais atingida pelo vírus e onde o declínio da poluição foi mais evidente.
Água mais limpa em Veneza
As emissões de dióxido de nitrogênio são em grande parte impulsionadas por veículos, usinas de energia e indústria. Embora não contribuam muito para a crise climática, elas tendem a se correlacionar com as emissões de gases do efeito estufa, de acordo com o jornal “The Washington Post”. Como a Itália fez progressos significativos na redução de suas emissões e se alimenta principalmente de gás natural e energia renovável, os especialistas acham que o declínio se deve a uma diminuição no uso de veículos. “Acho que são na maioria carros a diesel fora de circulação”, disse Emanuele Massetti, especialista em economia climática da Georgia Tech University.
O bloqueio também diminuiu a poluição da água. Os canais de Veneza, agora livre de gôndolas e navios de cruzeiro, apresentam águas cristalinas, informou o site Global News. O declínio do turismo trouxe “de volta as águas da laguna dos tempos antigos, as do período pós-guerra, quando ainda era possível se banhar nas águas dos canais”, escreveu o jornal “La Nuova di Venezia e Mestre”.
Com certeza, porém, não se desejava uma redução da poluição atmosférica a esse custo. Na Itália, havia até hoje (18 de março) mais de 35 mil casos registrados, com 2.978 mortes. “Este não é o caminho para reduzir as emissões!”, declarou Riccardo Valentini, professor da Universidade de Tuscia, ao “The Washington Post”.

Foto: ANDREA PATTARO/ AFP/TERRA/ESA Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Cientistas mapeiam anticorpos contra o novo coronavírus no sangue humano

Imagem: Pixabay
Pesquisadores americanos e europeus conseguiram usar um método bem conhecido para identificar com precisão a presença de anticorpos contra o novo coronavírus no sangue humano. Os resultados, que ainda são preliminares, indicam um caminho promissor para mapear as pessoas que já foram infectadas pelo vírus e desenvolveram imunidade contra ele, informação que pode ser crucial no combate à doença a médio e longo prazo.
O grupo capitaneado por Florian Krammer, da Escola de Medicina Icahn, no Hospital Mount Sinai (Nova York), divulgou os dados no site Medrxiv, que é dedicado ao armazenamento dos chamados “pré-prints”, ou seja, versões iniciais de estudos que ainda não passaram pelo crivo de outros pesquisadores antes de serem aceitos para publicação numa revista científica. Portanto, é possível que as conclusões sejam alteradas conforme a pesquisa passa pela chamada revisão por pares.
Quando o organismo humano enfrenta a invasão de parasitas como vírus ou bactérias, ele costuma produzir anticorpos, moléculas cuja estrutura bioquímica é “projetada” para neutralizar moléculas produzidas pelo invasor. Esse processo certamente está acontecendo no mundo todo neste momento, conforme a infecção pelo vírus da nova doença, o Sars-CoV-2, segue seu curso e se encerra após algumas semanas.
Krammer e seus colegas usaram amostras coletadas antes do início da pandemia e outras obtidas de três pacientes que tiveram a Covid-19 para ver se conseguiam “pescar” anticorpos específicos contra o novo vírus. Tais anticorpos são os responsáveis por neutralizar a chamada proteína da espícula do Sars-CoV-2 (também conhecida como proteína S). Trata-se de uma espécie de gancho molecular que o vírus usa para se conectar a um local específico das células humanas.
Para isso, eles empregaram um exame do tipo Elisa, muito usado no ramo. No caso, cópias da proteína S fabricadas em laboratório (e ligeiramente modificadas para aumentar a eficiência do ensaio) são colocadas numa placa especial. As amostras obtidas dos pacientes reagem com a proteína S e, caso elas contenham os anticorpos, eles ficarão grudados na proteína S, confirmando então a presença da reação imunológica (de defesa) diante do vírus.
O teste conseguiu distinguir com facilidade as amostras obtidas antes da chegada da pandemia das de pessoas que tiveram a Covid-19. Mais importante ainda, também não houve ambiguidade no caso de pessoas que já tinham sido infectadas por outros tipos de coronavírus que circulam há muito tempo na população humana, causando resfriados. Exames errados por causa da chamada reatividade cruzada —ou seja, anticorpos produzidos para combater um tipo de coronavírus reagindo com proteínas de outra variante— estão entre os obstáculos que essa tecnologia precisa vencer antes de ser usada de forma ampla.
Testes desse tipo não servem para acompanhar o avanço da pandemia em tempo real —embora os anticorpos tenham sido detectados a partir de quatro dias depois do início dos sintomas, isso não é suficiente para rastrear contatos e isolar pacientes com eficácia.
Segundo Krammer, a importância do teste de anticorpos é, em primeiro lugar, saber quem já está imune ao vírus na população, em especial entre os profissionais de saúde. Os que já têm imunidade poderão trabalhar mais tranquilos e, principalmente, não transmitirão o vírus para novos pacientes. Os anticorpos obtidos a partir das pessoas que se curaram também podem ter uso terapêutico no futuro, além de ajudarem a entender os efeitos precisos do coronavírus sobre o sistema de defesa do organismo.
“Outra mensagem importante do trabalho é que parece que todos temos sistemas de defesa ‘ingênuos’ diante do Sars-CoV-2, ou seja, não temos imunidade nenhuma contra ele.” Conforme a pandemia avançar, será importante entender como essa imunidade vai se espalhar pela população.
Isso, é claro, se a imunidade ao vírus de fato for permanente. Considerando o exemplo dos vírus influenza, causadores da gripe, não é impossível que a evolução do vírus, numa escala de alguns anos, produza novas variantes que não seriam mais combatidas com a mesma eficácia pelo sistema imunológico, levando a reinfecções. É por isso que as pessoas tomam a vacina da gripe todos os anos.
Uma possibilidade mais preocupante são relatos de casos, por enquanto esparsos, nos quais a Covid-19 parece ter voltado depois de uma aparente cura, após semanas ou poucos meses. A hipótese predominante hoje, porém, é que isso não seria uma reinfecção de curto prazo, mas uma falsa cura: o vírus teria se protegido em reservatórios do organismo e voltado a agir com mais força depois de algum tempo. Só mais dados permitirão que os cientistas verifiquem o que está acontecendo de fato.

“VIVA! CARRO TOMADO EM ASSALTO DE TAXISTA JARDINENSE É ENCONTRADO EM MACAÍBA



Com muita alegria, com semblante de alívio e agradecimento à Deus, o taxista de Jardim do Seridó, conhecido popularmente como ”Chaguito”, que foi assaltado no final da noite da última terça-feira, (17), nas proximidades da comunidade Cajazeiras, que fica próxima à reta da Tabajara, quando teve o Uno Vivace ano 2010/2011, de Cor prata, e de placas, NNX-4D18, saiu por volta das 9:00hs da manhã desta domingo, (22), para receber de volta o carro que foi encontrado em Macaíba.

 


 “Chaguito” havia pegado esse carro emprestado de um amigo, pós havia vendido seu carro de trabalho para comprar outro mais novo, mas, iria ter que pagar o carro ao amigo, e agora, graças e Deus, o prejuízo será bem menor que antes.




Do Blog: Muitas orações e nosso amigo alcançou a graça de encontrarem o carro. Amém Senhor!

Porto de Galinhas é fechada após turistas desrespeitarem decreto


A cidade de Ipojuca, no Litoral Sul pernambucano, fecha a partir deste domingo (22) todas as praias localizadas em seu território. Entre elas está um dos destinos mais famosos do Brasil, a praia de Porto de Galinhas.
Segundo decreto do município, todas as práticas esportivas e recreativas estão proibidas no local. Outro decreto estadual, do dia 20 de março, determinava que apenas práticas esportivas individuais podiam ser realizadas no local, mas em dois dias 500 pessoas, 90% delas turistas de outros estados, foram retiradas do mar por agentes de controle urbano.
Além do controle das praias, Ipojuca baniu o transporte municipal e proibiu o acesso de ônibus de turismo na região. Até o momento, não há nenhum caso de coronavírus confirmado na cidade, mas há 33 casos confirmados em Pernambuco, onde a contaminação comunitária já ocorre.
Fonte-robsonpiresxerife.

MOSSORÓ TEM 1º CASO CONFIRMADO DE CORONAVÍRUS E RN SOMA 9 CASOS



A cidade de Mossoró, segundo maior do Estado, tem o primeiro caso confirmado de coronavírus. A informação foi divulgada na noite deste sábado (21) em boletim da Secretaria Estadual de Saúde Pública. Outros dois casos foram confirmados nesse boletim. Ao todo, o RN soma 9 casos confirmados. 



O caso confirmado de Mossoró é de um paciente com 55 anos, do sexo masculino, com histórico de contato com caso suspeito de Covid-19. Ele passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas no seu município de residência. 


O outro caso é de um paciente de Parnamirim com 28 anos, do sexo feminino, e histórico de contato com caso confirmado de Covid-19 residente na cidade de Natal. Ela passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento. 

O terceiro caso é de um paciente de Natal, de 41 anos, do sexo feminino, com histórico de contato com caso confirmado de pessoa residente na cidade de Recife. Ela também passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento.