quinta-feira, 14 de maio de 2020

Prefeito de Campina Grande (PB) autoriza uso de hidroxicloroquina em pacientes da Covid-19

Fonte- Robson Pires

O prefeito de Campina Grande (PB), Romero Rodrigues, pediu que a Secretaria de Saúde do Município implantasse um protocolo que prevê prescrição da hidroxicloroquina em pacientes com estágio inicial da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a prefeitura, o gestor consultou especialistas e se entusiasmou com possíveis vantagens para pacientes e para o sistema de saúde municipal.

O remédio é usado comumente para tratamento de malária. Ainda não há evidências científicas que apontem a eficácia em casos de infecções por coronavírus.

A adoção de um novo protocolo que prevê a prescrição da hidroxicloroquina em pacientes com estágio inicial da Covid-19 foi decidida após uma reunião do prefeito com o secretário de Saúde, Filipe Reul, em que foi decidido que o medicamento seria utilizado no tratamento das pessoas com sintomas suspeitos ou infectadas pelo novo coronavirus, em Campina Grande.

Vacina contra covid-19 pode ficar pronta em setembro, dizem Pfizer e NYU

Assim como outras instituições, cientistas da Universidade de Nova York (NYU), da farmacêutica multinacional Pfizer Inc. e da alemã BioNTech estão tentando descobrir uma vacina para o coronavírus. Segundo a Pfizer, ela pode ficar pronta já em setembro deste ano, se tudo der certo. Os testes com humanos começaram na última semana.
Em entrevista à emissora americana NBC, a líder da pesquisa na farmacêutica, Kathrin Jansen, afirmou que a vacina carrega o código genético do vírus (RNA) e tenta reprogramar o patógeno mortal da covid-19, em vez de manipulá-la. “É provavelmente o jeito mais rápido de conseguir uma vacina para parar a pandemia”, disse Jansen.
Mas o codiretor do Centro Hospitalar de Crianças para o Desenvolvimento de Vacinas do Texas na Universidade de Baylor, também à NBC, afirmou que “nenhuma vacina de RNA foi licenciada porque só funcionam bem em animais de laboratório”.
No fim de abril, a Universidade de Oxford, no Reino Unido, iniciou os testes de uma vacina contra o coronavírus em humanos. A meta dos pesquisadores da universidade britânica é produzir milhões de doses da vacina contra o vírus também no mês de setembro deste ano, se tudo sair como esperado nos testes.

Programação do São João online de Campina Grande tem seis lives em junho; veja datas


As datas para realização das lives do São João online de Campina Grande foram anunciadas nesta quarta-feira (13). Ao todo, serão feitas seis transmissões pela internet com apresentações musicais que vão acontecer nos dias 6,13, 20, 23, 24 e 28 de junho.

A única atração confirmada até esta quarta, é a cantora paraibana Elba Ramalho. A apresentação dela está prevista para acontecer no dia 23 de junho, quando é celebrado o Dia de São João, santo que dá nome para a festa junina.

Conforme a realizadora do evento, o público será convidado a fazer doações durante as lives. O que for arrecado será destinado para as famílias dos barraqueiros e ambulantes cadastrados para trabalhar no São João 2020 de Campina Grande e instituições filantrópicas da cidade.

O evento estava previsto para acontecer entre os dias 5 de junho e 5 julho, mas foi adiado para outubro por causa da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A realização do festejo, considerado como ‘O Maior São João do Mundo’, está programado para acontecer entre 9 de outubro e 8 de novembro deste ano.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

JARDINENSE MORRE EM GRAVE ACIDENTE DE MOTO NA RN QUE LIGA JARDIM DO SERIDÓ À OURO BRANCO


Um acidente com vítima fatal foi registrado no início da noite desta quarta-feira, (13), na RN -089, entre os municípios de Jardim do Seridó e Ouro Branco, tendo como vítima, o jardinense, Joseilson Fonseca de Araújo, de 43 anos. 




Segundo informações que rodam nas redes sociais, o acidente teria sido provocado por um caminhão, mas que o motorista não teria parado para prestar socorro. O certo é que o corpo de Joseilson ficou entendido no acostamento da pista, no sentido Ouro Branco/Jardim do Seridó. Joseilson havia trabalhado o dia inteiro como pedreiro em Ouro Branco, e seguia para casa do sítio Angicos, onde dormiria com seu pai.

COVID-19: Pernambuco registra quase três mil profissionais de saúde infectados


Em boletim divulgado nesta quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde do estado confirmou 2.892 casos positivos da Covid-19 em profissionais de saúde. Os testes são feitos apenas quando há sintomas gripais e abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. Até o momento outros 1.845 casos foram descartados. 
Ainda durante o documento, a SES-PE divulgou 592 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 232 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 360 são casos leves. Com as novas informações, Pernambuco totaliza 14.901 casos já confirmados, sendo 7.876 graves e 7.025 leves. Dos casos graves, 1.566 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 2.486 estão internados, sendo 237 em UTI e 2.249 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada.
Foram confirmados laboratorialmente mais 67 óbitos,  22 mulheres e 45 homens. As vítimas eram residentes dos municípios de Recife (28), Jaboatão dos Guararapes(8), Timbaúba (5), Igarassu (4), Abreu e Lima (2), Cabo de Santo Agostinho (2), Olinda (2), Paulista (2), São Lourenço da Mata (2), Bezerros (1), Bom Jardim (1), Camaragibe (1),Carnaubeira da Penha (1), Catende (1), Goiana (1), Ipojuca (1), Itaquitinga (1), Rio Formoso (1), Saloá (1), São Joaquim do Monte (1) e Trindade (1). Com isso, o Estado totaliza 1.224 mortes pela Covid-19.

As mortes ocorreram entre os dias 22 do último mês e o dia 12 deste. Os pacientes tinham idades entre 32 e 94 anos, além de uma criança do sexo masculino de 1 ano. Dos 67 pacientes que vieram a óbito, 46 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (24), diabetes (24), doença cardiovascular (11), histórico de tabagismo (7), doença renal crônica (5), asma (3), doença de Alzheimer (3), histórico de etilismo (3), obesidade (2), derrame pleural (2), lúpus (1), pneumonia (1), doença arterial periférica (1), esquizofrenia (1), câncer (1), doença pulmonar obstrutiva crônica (1), AVC (1), neuroblastoma (1), tuberculose (1) e acidente vascular encefálico – AVE (1). Quatro não tinham comorbidade e os demais estão em investigação pelos municípios.
Além disso, o boletim de hoje registra mais 134 pacientes recuperados, totalizando 2.600 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 143 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.