terça-feira, 30 de outubro de 2018

Bandeira tarifária voltará a ser Amarela em novembro e Cosern reforça dicas de consumo consciente de energia elétrica


Foto: Canindé Soares
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última 6ª feira (26) que a bandeira tarifária para o mês de novembro será Amarela, com custo de R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Isso significa uma redução em relação aos cinco meses anteriores, quando foi acionado o patamar 2 da bandeira Vermelha, que prevê cobrança de R$ 5 a cada 100 kWh.
A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, ressalta que mesmo com a volta da bandeira Amarela definida pela Aneel para novembro o consumidor não pode relaxar na economia de energia elétrica. Por isso, a concessionária elaborou uma série de dicas para lhe ajudar a mudar alguns hábitos e atitudes do dia a dia, evitar o desperdício de energia elétrica e, claro, reduzir o valor da conta. Confira:
1) Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e funções para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.
2) Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora
Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. O monitor pode ser desligado sempre que o usuário se ausentar do ambiente. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.
3) Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.
4) Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.
5) Evite usar a função stand-by dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em “stand-by”, o famoso “modo espera” que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.
6) Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais. Dê preferência a lâmpadas LED para a cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia.
7) Retire as lâmpadas fluorescentes compactas queimadas do bocal. O reator acoplado pode consumir energia, caso o interruptor esteja ligado.
8) Utilize a função “timer” das TVs
O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.
9) Estabilize a temperatura do ar condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado nesse calorão. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.
Sobre a Cosern
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;
• Baixar o aplicativo da Cosern, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou
• Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em riso a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no 116 da Cosern.
Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

A cidade que dá cerveja e sorvete grátis a quem usa bicicleta ou transporte público

GETTY IMAGES
Andar de bicicleta nunca havia sido tão gratificante.
A cidade de Bolonha, no norte da Itália, criou um sistema de recompensa para os cidadãos que usam bicicleta ou transporte público em vez de carro particular – como forma de conter a poluição provocada pela emissão de gases causadores do efeito estufa que têm cada vez mais impulsionado o aquecimento do planeta.
É assim, por meio da iniciativa, que muitos ciclistas recebem cervejas, ingressos de cinema e outros “brindes” em troca de viagens que realizam pedalando.
Tudo é feito por meio de um aplicativo, chamado Bella Mossa, que pode ser traduzido como “Bom Trabalho”.
O idealizador é o italiano Marco Amadori, um urbanista que lançou a ideia no ano passado para tentar tornar os transportes ecologicamente sustentáveis ​​mais atraentes.
“Pela primeira vez fomos capazes de envolver todo mundo. Todos têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou ônibus e receber uma recompensa”, explicou Amadori a uma equipe da BBC que viajou para Bolonha
Como funciona
O sistema é simples. O usuário baixa o aplicativo, registra as viagens que faz em transporte público ou de bicicleta e, em seguida, troca os pontos por produtos nos estabelecimentos que aderiram ao programa.
Mas, cuidado: o aplicativo também detecta trapaças. Com um sistema de GPS, ele consegue rastrear a velocidade e a duração da viagem para conferir se estão de acordo com os selecionados no aplicativo.
Além disso, o sistema não recompensa a distância percorrida, mas a assiduidade.
Desta maneira, os pontos são obtidos por viagem, e não por quilometragem, para estimular os participantes a usarem o meio de transporte mais limpo o maior número de vezes possível.
Até quatro viagens podem ser registradas por vez pelo usuário.
Ao final do trajeto, o aplicativo mostra o quanto de CO2 (dióxido de carbono) – um dos gases causadores do aquecimento global – deixou de ser emitido por terem escolhido o meio alternativo de locomoção.
Uma equipe da BBC viajou a Bolonha para verificar como funcionava o mecanismo e averiguou que são necessárias aproximadamente oito viagens para se obter um sorvete grátis.
Resultados
O sistema, financiado com recursos da União Europeia e da prefeitura de Bolonha, funciona apenas seis meses por ano, mas em 2017 o sucesso foi indiscutível.
Ao longo do período, foram registrados 3,7 milhões de quilômetros e até 16 mil cupons foram trocados.
Há quem faça a adesão pelos benefícios de fazer exercício físico, pedalando, mas os prêmios também têm servido de motivação. GETTY IMAGES
Para o sucesso da iniciativa, é vital a colaboração do comércio local – com mais de uma centena de estabelecimentos cadastrados no programa -, mas também a participação dos cidadãos.
“Ela estimula as pessoas a fazerem uma atividade física e isso é sempre bom para a saúde”, defende uma usuária chamada Elisa. Outro, Fabio, afirma que aderiu “porque é divertido, mas também pelos pontos” que ganha em troca.
BBC-Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Pesquisa indica que proteína presente no chocolate eleva o desejo sexual e melhora o desempenho

Você já deve ter ouvido falar que o chocolate pode ser um afrodisíaco. Sim, ele contém substâncias como o triptofano, aminoácido que ajuda a sintetizar a serotonina, hormônio ligado à excitação sexual, e também feniletilamina, um estimulante relacionado à anfetamina, que é liberada no cérebro quando as pessoas se apaixonam. Além disso, o chocolate pode melhorar o desempenho sexual do homem.
shutterstock
Devido a sua composição, o chocolate pode aumentar a libido nas pessoas e um novo estudo indica que também pode melhorar o desempenho sexual do homem, pois possui uma proteína que, segundo resultados da pesquisa divulgada pelo portal britânico “Metro”, deixou os participantes mais excitados ao ter contato com um conteúdo pornográfico.
Os pesquisadores do Imperial College London, na Inglaterra, analisaram a proteína kisspeptina, que recebeu esse nome devido ao produto Hershey’s Kisses, da fabricante de chocolate Hershey’s, a mais famosa dos Estados Unidos. Eles descobriram que a proteína altera a atividade de redes cerebrais específicas que estão ligadas a menos aversão ao sexo e maior excitação.
O principal autor do estudo, Alexander Comninos, acredita que esse resultado é importante, pois pode ajudar muitos homens que não se satisfazem na hora do sexo . “Os problemas psicossexuais, como o baixo desejo sexual, afetam cerca de uma em cada três pessoas e podem ter um efeito devastador no bem-estar de uma pessoa e de um casal.”
Ele também diz que as descobertas ajudam a “desvendar os muitos e complexos papéis do hormônio kisspeptina e como ele orquestra os hormônios reprodutivos, bem como a função sexual e emocional”. Ainda segundo Comninos, essas descobertas abrem caminhos para tal proteína ser usada como um tratamento futuro para problemas sexuais, embora ainda haja muito trabalho a ser feito.
Proteína pode melhorar o desempenho sexual – os detalhes da pesquisa
Os 29 participantes do estudo foram expostos a várias fotos temáticas enquanto estavam dentro de um scanner de ressonância magnética. As fotos incluíam imagens sexuais, como pornografia, e também cenas negativas ou neutras, como acidentes de carro ou uma simples xícara. Os pesquisadores monitoraram a atividade cerebral dos homens enquanto eles olhavam para as imagens e também quando não estavam olhando para nada.
Os voluntários fizeram este procedimento por duas vezes – uma vez eles receberam kisspeptina e na outra, placebo. Os participantes também foram convidados a preencher questionários para avaliar vários comportamentos deles, como uma tendência à aversão sexual. Para isso, foram dadas alternativas como “não me envolvo” e “sou pouco atraente” e eles assinalavam as que se identificavam.
O estudo, publicado no “Journal of Clinical Investigation Insight”, concluiu que a kisspeptina, proteína presente no chocolate, aumenta o desejo, reduz a depressão e ainda ajuda a melhorar o desempenho sexual.
Vale ressaltar que os dados podem ser animadores, mas ainda há muito a ser estudado. Essa pesquisa é considerada pequena, pois contou com apenas 29 participantes, portanto será preciso percorrer um longo caminho antes que os resultados possam ser generalizados e se cheguem a mais conclusões sobre como melhorar o desempenho sexual do homem.
IG

Trump sugere que acabará com cidadania para filhos de imigrantes nascidos nos EUA

Grávida hondurenha participa de caravana que percorre longa jornada até os Estados Unidos Foto: ORLANDO SIERRA / AFP
O presidente dos EUA, Donald Trump , afirmou nesta terça-feira que está preparando uma ordem executiva para acabar com o direito automático à cidadania americana para filhos de imigrantes que nasçam no território americano. Críticos afirmam que a medida é ilegal, pois viola um direito constitucional, além de ser considerada uma tentativa de angariar apoio ao seu Partido Republicano a uma semana das eleições legislativas de 6 de novembro.
— Somos o único país do mundo onde uma pessoa entra, tem um bebê, e o bebê é essencialmente um cidadão dos Estados Unidos, com todos os benefícios — disse Trump em uma entrevista ao site Axios. — É ridículo. É ridículo. E isso tem que acabar.
O chamado “direito de solo” é previsto pela Décima Quarta Emenda da Constituição americana, aprovada há 150 anos. À época, os Estados Unidos atraíam pessoas de todo o mundo e se construíam como uma nação de imigrantes.
A afirmação de Trump sobre os EUA serem o único país que oferece este direito é falsa, uma vez que diversos países — incluindo a maioria dos países das Américas, como o Brasil — aplicam o mesmo princípio. Em outros países, sobretudo na Europa, prevalece o chamado “direito de sangue”, no qual a cidadania é dada pela ascendência.
— Sempre me disseram que você precisava de uma emenda constitucional. Adivinha? Você não precisa — disse Trump. — Agora eles estão dizendo que eu posso fazer isso apenas com uma ordem executiva. Está em processo. Vai acontecer.
A Casa Branca não ofereceu mais detalhes sobre como ou quando procedimentos legais seriam tomados para levar adiante as declarações de Trump.
As ameaças de Trump vêm a uma semana das eleições legislativas, em que o tema ganha grande importância dentro da campanha. Aproxima-se da fronteira entre México e Estados Unidos uma caravana de migrantes centro-americanos, com cerca de 7 mil pessoas, incluindo muitas grávidas que planejam ter seus filhos nos EUA para que sejam americanos.
O presidente já havia apresentado a proposta de não mais conceder cidadania aos filhos nascidos nos EUA de imigrantes sem documentos de residência em sua campanha presidencial, que se baseou num projeto político anti-imigração. Agora, embora tenha tido poucas conquistas relativas ao tema em quase dois anos de mandato, o presidente busca reforçar o tom linha-dura contra os indocumentados para cativar seu eleitorado.
Na mesma linha, Trump já anunciou que cortará a ajuda oficial para El Salvador, Guatemala e Honduras — três dos países mais pobres da América Central, que tradicionalmente exportam grandes fluxos de migrantes aos EUA. Além disso, o Pentágono anunciou ontem que enviará 5.200 militares, incluindo soldados armados, à fronteira para impedir a entrada da caravana.
“Esta é a última manobra, dias antes das eleições legislativas de meio de mandato presidencial, para ativar sua base reprimindo os imigrantes e a imigração” escreveu o “New York Times”. A eleição será em 6 de novembro.
O Globo.Fonte-blog do bg

Fátima promete perfil técnico, e primeiros nomes de secretariado são especulados



Minutos após ser declarada governadora eleita do Rio Grande do Norte, a senadora Fátima Bezerra (PT) voltou a afirmar que escolherá uma equipe de secretários com perfil técnico, ou seja, sem escolhas políticas. Enquanto não confirma nome nenhum, alguns já são especulados como prováveis novos auxiliares do Governo.
É o caso do vice-governador eleito, Antenor Roberto (PCdoB), advogado e procurador concursado do Estado. Presidente comunista no RN, é um aliado histórico de Fátima Bezerra e do PT potiguar.
Outro cotado para ocupar uma secretaria no governo de Fátima Bezerra é Aldemir Freire. Economista e ex-diretor do IBGE no Rio Grande do Norte, ele foi um dos elaboradores do plano de governo da petista e é cotado para cargo de relevância.
Para o comando da Polícia Militar no Estado, surge o nome da Coronel Margarida, que atuou como coordenadora do Proerd. A coronel foi eleita segunda suplente na chapa de Styvenson Valentin (Rede Sustentabilidade) para o Senado. Caso se confirme, seria a primeira mulher a ocupar o posto.
Petistas de carteirinha, nomes como o ator Rodrigo Bico e o ex-presidente da Potigás, Geraldo Pinto, o Geraldão, também podem compor a equipe, respectivamente nas áreas culturais e de energia ou desenvolvimento. Setor que também poderá contar com João Hélio, ex-diretor do Sebrae que deixou o posto durante a pré-campanha, quando teve o nome considerado entre as opções para ser candidato a vice-governador.
Atual presidente estadual do PT, Júnior Souto é mais um em condições de ocupar funções de primeiro escalão. Assim como o ex-vereador Hugo Manso e o médico Alexandre Motta, que foi candidato a senador pelo PT este ano.
Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Fabio Faria confirma apoio ao presidente Bolsonaro


Durante entrevista ao programa Meio dia RN, na 98 FM Natal, o deputado federal Fábio Faria (PSD) anunciou que dará sustentação ao governo ao presidente eleito Jair Bolsonaro, na Câmara Federal.
Fábio ressaltou que é preciso dar governabilidade ao novo presidente. “A eleição acabou e não se deve levar o palanque para dentro da Casa do Povo. Bolsonaro agora é presidente do Brasil e vai precisar da ajuda do Congresso Nacional. Nós temos temas relevantes para o país, que precisam ser votados e temos que ajudar o Brasil”.
Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Governo gastou R$ 20 bilhões em 2017 para manter atividades de estatais

Sem conseguir arrecadar recursos para bancar investimentos e até despesas operacionais, as estatais federais geraram um custo de R$ 20,175 bilhões ao Tesouro Nacional no ano passado, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira, 29, pelo órgão.
O documento é um dos que serão entregues à equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro para balizar o processo de transição. A maior parte dessas despesas ocupa espaço dentro do teto, e um corte nesses gastos poderia abrir caminho a repasses a outras áreas prioritárias.
Ao todo, 18 estatais que dependem do Tesouro para bancar inclusive suas atividades operacionais. Muitas são empresas pequenas ou médias, que muitas vezes passam ao largo dos debates sobre empresas estatais, mas que geram um fluxo permanente e crescente de gastos para o governo federal.
Como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a atual equipe econômica vai fazer uma série de sugestões para o grupo liderado pelo economista Paulo Guedes para equacionar a situação das estatais, como continuidade de programas de demissão voluntária (PDVs), reestruturação de empresas e privatização.
A privatização de estatais é uma das promessas de campanha de Bolsonaro por meio de seu guru econômico. O presidente eleito também garantiu que as estatais ficarão blindadas de indicações políticas.
Para este ano, a expectativa é que esse custo das estatais também fique em torno de R$ 20 bilhões, o que é um valor significativo diante do Orçamento cada vez mais apertado e da necessidade de reduzir o déficit nas contas.
Parte significativa do custo observado no ano passado (R$ 14,84 bilhões) se dá por meio de subvenções, como são chamadas as despesas com custeio e salários de empregados. Isso significa que essas empresas não geram receitas sequer para bancar suas atividades operacionais e dependem do dinheiro do Tesouro Nacional para manter suas atividades.
Essas subvenções são gastos sujeitos ao teto, ou seja, ocupam espaço que poderia ser destinados a despesas em outras áreas prioritárias. Há preocupação porque esse valor tem crescido continuamente nos últimos anos e é mais que o dobro do que foi gasto com esse mesmo fim em 2012 (R$ 6,531 bilhões).
No ano passado, os gastos mais significativos foram destinados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que gerencia hospitais universitários e consumiu sozinha R$ 3,64 bilhões, e à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que recebeu R$ 3,323 bilhões. Outras têm demandado uma fatia cada vez maior de recursos, como Conab, CBTU, Trensurb e Valec.
Outros R$ 5,334 bilhões foram repassados em 2017 por meio de Adiamentos para Futuro Aumento de Capital (AFACs), instrumento mais ágil usado para aportar recursos nas estatais e viabilizar investimentos. Nesse caso, mesmo empresas não dependentes do Tesouro precisaram de ajuda para conseguir fazer investimentos. A principal delas é a Infraero, que recebeu R$ 3 bilhões em 2017 Esses gastos ficam fora do teto de gastos, mas afetam negativamente o resultado primário do governo central (que reúne as contas do Tesouro Nacional, da Previdência Social e do Banco Central).
Uma eventual privatização ou reestruturação de algumas empresas poderia reduzir esse custo e ainda tirar pressão sobre o teto de gastos e sobre o resultado primário. A avaliação da área econômica é de que há interesse potencial nessas empresas, que muitas vezes detêm monopólio e mercado cativo, mas hoje são aparelhadas por partidos políticos e acabam sendo ineficientes. Outras poderiam ser transformadas em autarquias, o que proporcionaria um enxugamento de sua estrutura operacional, com consequente economia de despesas.
No relatório, o Tesouro lista três empresas que estão em vias de ser liquidadas: a Alcântara Cyclone Space (ACS), criada para desenvolver o projeto de lançamento de satélites, a Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg) e a Companhia Docas do Maranhão (Codomar). Segundo o relatório, “as companhias docas, em geral, são deficitárias ou apresentam baixa lucratividade, dependem de recursos da União para investimentos e possuem elevado gasto com pessoal”.
Fonte-http://www.jairsampaio.com/governo-gastou-r-20-bilhoes-em-2017-para-manter-atividades-de-estatais/#more-195953 

Robinson Faria assina ordem se serviço para construção da adutora Boqueirão-Jardim do Seridó

O governador Robinson Faria (PSD), irá à Jardim do Seridó neste dia 01 de novembro. Lá ele assinará a ordem de serviço para a construção da adutora que levará água da Barragem Boqueirão de Parelhas, para fazer o abastecimento da cidade de Jardim do Seridó. O evento para assinatura da ordem está marcado para às 09:30hs da manhã do dia primeiro de novembro,

Jardim do Seridó terá diminuição no abastecimento de água, diz Caern

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), anunciou a redução na oferta de água para o Município de Jardim do Seridó, em razão da queda do volume de água na Barragem Passagem das Traíras. A partir do mês de novembro, o abastecimento que acontecia quatro dias na semana, iniciará na terça-feira encerrando na quinta-feira.
A Caern pede que a população evite o desperdício e dê ênfase na economia de água até a normalização do manancial.
Fonte-http://magnocesar.com/

Edital do concurso da PRF deve ser divulgado nos próximos dias e salário chega a R$ 16 mil




O Ministério da Justiça publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (29) o extrato de contrato que firmou com a banca organizadora Cespe/Cebraspe para o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O próximo edital deve ofertar 500 vagas para o órgão.
No dia 19, o nome da Cespe/Cebraspe tinha sido divulgado na dispensa de licitação. Para ser candidato ao cargo de policial rodoviário federal, o candidato deve ter nível superior em qualquer área de formação, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B e idade mínima de 18 anos.
Em 2019, os salários da categoria devem ser de R$9.899, inicial, e chegar a R$16.552.
Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Presidente eleito diz que, por ele, maioridade penal cairia para 14 anos


Jair Bolsonaro está dando entrevistas em série aos canais de TV um dia depois de sua eleição em segundo turno. Depois do SBT, falou ao Jornal da Band.
Um dos assuntos foi a redução da maioridade penal, uma de suas promessas de campanha.
Tá certo.
Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Os “ALVES” querem a prefeitura de Natal


Os “ALVES” não vão ficar fora do poder de jeito nenhum. A próxima meta é a prefeitura de Natal.
Aguardem!
Fonte-https://robsonpiresxerife.com/