terça-feira, 3 de março de 2009

Destaque deste dia 03/03/2009

Suzana :J.do Seridó

Janaina:Caicó
Que Deus te der muitos Anos de vida...Saúde,Paz e realizações...
Tudo de Melhor Homenagem a minhas amigas do orkut...Parabéns...
Feliz Aniversário.

Três açudes públicos estão sangrando em Currais Novos

O final de semana foi de chuva em quase todo o Seridó e o clima de “inverno” sertanejo se instalou definitivamente na maior parte da região. Dias de céu nublado e abafados são cada vez mais freqüentes. Três açudes públicos de Currais Novos já estão sangrando. No Povoado Cruz, o Açude Úrsula Medeiros começou a sangrar neste domingo. Também estão sangrando os açudes Francisco Cardoso, no Povoado São Sebastião, e o Açude Olho D’Água dos Brandões, na comunidade de mesmo nome. Os três reservatórios têm, praticamente, a mesma capacidade, cerca de três milhões de metros cúbicos. De acordo com a secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento, os demais açudes públicos, como o Dourado e o Açude do Governo, estão com cerca de 90% de sua capacidade de água.
No Sítio Sobradinho, município de Acari, choveu 70 milímetros no último sábado e 80 milímetros no domingo. Esta comunidade rural acariense acumulou 275 milímetros de chuva nos dois primeiros meses do ano. O final de semana também foi de chuva em áreas rurais do município de Currais Novos. Na Fazenda Santo Antônio, de propriedade de Valdemar Macena, foi registrada uma chuva de 16 milímetros na última sexta-feira. No sábado, foram registrados 15 milímetros e no domingo 40 milímetros. Nestes dois primeiros meses do ano já choveu 296 milímetros no local.
No Sítio Serrote do Melo choveu 85 milímetros no sábado, enquanto no Sítio Maxinaré caiu uma chuva de 50 milímetros no domingo. Na zona urbana de Currais Novos, o pluviômetro da Secretaria de Agricultura registrou chuva de 22,5 milímetros. No Bairro Gilberto Pinheiro choveu 25 milímetros. Em janeiro último, Currais Novos acumulou um total de 26 milímetros de chuvas enquanto no mesmo mês de 2008 foram 73 milímetros. Contudo, comparando os meses de fevereiro de 2008 e 2009, choveu bem mais este ano: 145,5 milímetros contra apenas 12 milímetros no mesmo mês no ano passado.
Emparn não teve como divulgar índices
Apesar das fortes chuvas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) não divulgou ontem o boletim das chuvas por falta de contato com os postos no interior do estado. De acordo com a assessoria de imprensa da Emparn, o boletim com os dados referentes às chuvas durante o sábado e domingo passados não pode ser informado ontem, como acontece diariamente, porque problemas com o telefone impediram que o órgão entrasse em contato com os postos de acompanhamento nos municípios.
Dessa forma, somente fontes informais divulgaram o acumulado de chuvas em algumas cidades da região seridoense. Dados colhidos pela imprensa local dão conta de que choveu até 130 mm na zona rural do município de Florânia. Os dados oficiais devem ser divulgados hoje. Para esta terça-feira, o serviço de meteorologia da Emparn confirma a previsão do tempo com céu parcialmente nublado e pancadas de chuva na região.Fonte:DNonline.

Ministério das Comunicações autoriza liberação de rádios comunitárias para a região do Seridó

Mais 162 entidades representantes da comunidade em diversos municípios brasileiros receberam, em 2009, a autorização do Ministério das Comunicações para operar o serviço de radiodifusão comunitária.
As portarias de autorização foram publicadas no Diário Oficial da União dos dias 7 e 13 de janeiro. Agora, os processos seguem para o Congresso Nacional, onde serão analisados e aprovados. Somente após a publicação de um Decreto Legislativo, as rádios comunitárias recebem uma licença definitiva de funcionamento.
A equipe do Ministério das Comunicações trabalha para que todos os municípios tenham sua emissora. Já foram abertas inscrições em 99,86% deles e, atualmente, há 3.652 emissoras legalizadas. Só em 2008, 374 entidades receberam autorização para executarem o serviço de radiodifusão comunitária.
No Seridó
Somente na região do Seridó foram liberadas rádios para os municípios de Campo Redondo, Timbaúba dos Batistas, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Santana do Seridó, São José do Seridó, São Vicente e Tenente Laurentino.Fonte:blog Robson Pires.

Caicó vai sediar nesta quinta (5) I Encontro de Queijeiros da Região do Seridó

Nesta quinta feira, dia 5 de março, será realizada em Caicó, no Centro Pastoral Dom Wagner, das 9 da manhã ao meio dia, a I Oficina Sobre Identificação Geográfica dos Queijos da Região do Seridó.
A promoção é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater/RN, Sebrae, Governo do Estado e parceiros.



Programação:


09 horas – Apresentação da Indicação Geográfica e o papel do mapa
10 horas – Painel 1: A experiência de PE com o IG (indicação geográfica) do queijo de coalho no agreste pernambucano;Painel 2: A experiência do Ceará com o IG com do queijo da região do Jaguaribe
11 horas – A contribuição do sistema Sebrae para a Indicação Geográfica (IG) no Brasil.
Foram distribuidos convites a todos os queijeiros da região do Seridó.

Professores entram em greve em Caicó

Os professores da rede estadual de ensino de Caicó entraram em greve por tempo indeterminado.
As aulas foram iniciadas ontem no município e já foram paralisadas.
A categoria luta por reposição salarial, plano de cargos e gratificações.
Fonte:blog Robson Pires.

Agaciel Maia pede demissão do senado

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), aceitou nesta terça-feira (3) o pedido de afastamento do servidor Agaciel Maia da função de diretor-geral do Senado. Ele é acusado de ter ocultado de sua declaração de bens uma mansão de R$ 5 milhões em Brasília. O diretor-geral adjunto, Alexandre Gazineo, irá ocupar a função de Agaciel.
O afastamento do diretor-geral já havia sido pedido por alguns senadores após a denúncia. Sarney afirmou em um primeiro momento não ver motivo para afastar Agaciel antes de uma investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a evolução patrimonial do servidor. A pressão dos colegas fez com que o presidente do Senado mudasse de idéia.
Agaciel entregou uma carta a Sarney pedindo que seu afastamento não fosse temporário, mas de forma definitiva. Antes do encontro final com o presidente, o diretor-geral disse estar disposto para o “sacrifício”. “O que não quero é ser empecilho. Se alguém tiver que ser dado em sacrificio para que se acalmem os ânimos, estou à diposição”. O diretor-geral reclamou que já estava “condenado” apesar de ter apresentado “provas” de que não cometeu nenhuma ilegalidade.
Sarney confirmou a saída de Agaciel. “Ele me entregou e eu aceito o pedio de demissão do cargo”. O presidente do Senado ressaltou que a denúncia será examinada pelo Tribunal de Contas e não quis dizer se Agaciel poderá voltar à função caso seja considerado inocente. “Isso aí é no futuro”.
Fonte: G 1