terça-feira, 15 de novembro de 2011

"Temos cuidado com a alimentação e somos felizes", dizem gêmeos de 91 anos


- Os gêmeos Pedro Gurgel e Francisco Gurgel são exemplo de longevidade, saúde .

Os gêmeos Francisco e Pedro Gurgel não aparentam já ter vivido nove décadas: aos 91 anos esbanjam saúde e disposição na pequena cidade de Janduís (RN), a 283 km de Natal. Dos cinco irmãos, apenas a irmã mais nova deles continua viva.

Francisco e Pedro contam que o segredo para alcançar a longevidade é ter uma vida tranquila, feliz, com cuidados alimentares e a prática de exercícios físicos –como andar de bicicleta.

Apesar da idade, Francisco ainda cuida de plantações de cana de açúcar, feijão, milho, jerimum, mandioca e batata. E é do sítio que vêm os alimentos dos irmãos. “A gente é o que atrai e o que come. Temos cuidado com a alimentação e somos felizes. Nossos alimentos são naturais, que vêm da minha propriedade”, disse.

Segundo Francisco, outro segredo também está no caldo de cana, que os gêmeos adicionaram à alimentação há muitos anos e tomam frequentemente.

“Tanto meu pai [Pedro] quanto meu tio [Francisco] são muito ativos. Eles continuam trabalhando e isso faz eles viverem felizes”, afirma Socorro Gurgel, destacando que os gêmeos não têm doenças comuns para idade deles, como diabetes e hipertensão.

Apesar da semelhança física, na profissão os gêmeos foram para caminhos distintos: Francisco escolheu a agricultura e Pedro, o comércio. “Meu pai trabalha vendendo sucata. Também faz pequenas peças”, completa Socorro.

Segundo Gurgel, quando os gêmeos eram mais jovens “eram tão parecidos que as namoradas não sabiam quem era quem”.

“Meu tio sempre foi mais extrovertido. Meu pai conta que, quando jovem, se atrasou para ir a uma festa na cidade e meu tio Francisco ficou com a namorada dele. Quando ele chegou à festa flagrou os dois juntos”, relembra.

Mas as divergências amorosas não foram suficientes para afastar os irmãos. “Nascemos juntos e só Deus para nos separar”, finaliza Pedro.

Fonte:UOL.

Limpeza dental ajuda a reduzir risco de infarto, diz estudo

Foi considerado limpeza dental frequente quando o procedimento ocorria pelo menos duas vezes a cada dois anos Limpar os dentes regularmente não só garante um sorriso brilhante, mas também ajuda a reduzir os riscos de infarto e acidente vascular cerebral, revelou estudo publicado durante encontro da American Heart Association em Orlando, Flórida (sudeste).

Os cientistas descobriram que as pessoas cujos dentes foram limpos por dentista ou profissional apresentavam 24% menos riscos de sofrer um ataque do coração e 13% menos de sofrer um derrame do que aqueles que nunca fizeram limpeza dental em um dentista.

Para o estudo, realizado no hospital geral de veteranos de Taipé, em Taiwan, foram coletadas amostras de 100.000 pessoas, que foram acompanhadas por 7 anos.

Os cientistas consideraram a limpeza dental frequente quando ocorriam pelo menos duas vezes a cada dois anos ou mais, e ocasionais se ocorriam uma ou menos de uma vez a cada dois anos.

A limpeza profissional dos dentes parece reduzir a inflamação provocada pela proliferação de bactérias, que pode provocar infartos e derrames cerebrais, explicou a doutora Emily (Zu-Yin) Chen, cardiologista do hospital de veteranos.

Fonte:Uol

Emoção marca velório de Gustavo Queiroz, filho de Nélter Queiroz

O estudante Gustavo Queiroz, de 23 anos, morto na noite de ontem vítima de um acidente automobilístico, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (14), no cemitério Morada da Paz, em Emaús. Em discursos emocionados, o pai do jovem, o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB), e o irmão de Gustavo, George, lamentaram a perda.

Aldair Dantas/TNonline

Centenas de amigos e familiares compareceram ao velório do filho de Nélter Queiroz
Centenas de amigos e familiares compareceram ao velório do filho de Nélter Queiroz

Contando com a solidariedade de amigos, familiares e políticos do Rio Grande do Norte, Nélter Queiroz expôs a tristeza durante a missa de corpo presente do filho. Falando aos presentes, o deputado disse que o carro que Gustavo guiava fora um presente que ele, Nélter, deu ao filho há pouco tempo. A escolha do veículo, uma Toyota Hilux, foi motivada por ser um carro mais seguro para o filho, acostumado a viajar pelo interior.

Aldair Dantas

Nélter Queiroz disse que tinha presenteado o filho com o carro recentemente
Nélter Queiroz disse que tinha presenteado o filho com o carro recentemente

George Queiroz, que discursou antes de Nélter, lamentou a morte do irmão e disse que a morte de Gustavo deveria servir como exemplo aos amigos presentes, argumentando que a combinação entre álcool e direção poderia levar outras vidas.

Gustavo Queiroz estava prestes a se formar em Direito, pela UnP, e iria prestar vestibular para Medicina, na Paraíba. O jovem e o motorista João Batista de Araújo, conhecido como Joãozinho, morreram em um acidente de carro na RN-118, em São Rafael, quando seguiam para uma vaquejada. Joãozinho foi com o grupo (que tinha mais dois jovens) para guiar o veículo, mas, segundo relatos da polícia, Gustavo Queiroz insistiu em dirigir quando iriam se deslocar para a festa.

Aldair Dantas

George, irmão de Gustavo, consolou o pai, durante o velório
George, irmão de Gustavo, consolou o pai, durante o velório
fonte: blog cardoso silva.