sábado, 28 de março de 2020

Exame de paciente que estava na UTI do regional deu caicó de negativo para Coronavírus.

Noticia boa ,o exame de um paciente que estava na UTI em caicó deu negativo para coronavírus,os outros dois pacientes que estavam no isolamento no hospital Regional de caicó rn. apresentaram melhora e foram liberados aguarda o resultado dos exames em casa .

Funcionários do Hospital do Seridó precisam da sua ajuda!

Os funcionários do Hospital do Seridó, em movimento encabeçado pelos técnicos de enfermagem Iris de Assis Nogueira e Marinho Xavier da Silva, estão realizando mobilização para constituir associação sem fins lucrativos voltada para a defesa dos seus direitos e que lutará pela organização do próprio Hospital do Seridó.
A Associação dos Prestadores de Serviços do Seridó em Saúde (APRESSE Saúde) terá como pautas iniciais:
1ª) A manutenção dos postos de trabalho dos funcionários do Hospital do Seridó, cujos contratos se encerrarão no próximo dia 31.03.2020;
2ª) A luta pela organização do formato jurídico do Hospital do Seridó, o que não foi definido desde que a sua administração deixou de ser realizada pela extinta Fundação Dr. Carlindo de Souza Dantas;
3ª) A luta por condições dignas de trabalho, já que nem sequer o FGTS dos funcionários vem sendo depositado pelo Município de Caicó; e
4ª) A garantida de que o Hospital do Seridó possa realizar cirurgias eletivas, sem que seja necessário submeter o povo mais simples do Seridó à humilhação de ter que se deslocar até a Capital do Estado para ter acesso a serviços médico-hospitalares de média complexidade.
Além disso, a associação funcionará como entidade terceirizadora de mão-de-obra na área da saúde, o que é raro na região do Seridó na atualidade.
“Precisamos arrecadar fundos para custear a constituição da associação e executar as suas metas iniciais. Os funcionários do Hospital do Seridó são pessoas muito humildes e que, na sua grande maioria, não dispõe do valor de R$ 200,00 (duzentos reais) que foi a taxa inicial estabelecida para cada funcionário pagar para custear a formalização da associação e arcar com as despesas das primeiras ações a serem realizadas. Nossa meta é filiar 70 (setenta) pessoas inicialmente, o que equivaleria a R$ 14.000,00 (quatorze mil reais) de despesas a serem realizadas. PRECISAMOS DE AJUDA E TODA DOAÇÃO SERÁ BEM VINDA”, disse Iris.
“Não podemos deixar o Hospital do Seridó morrer. Tivemos várias iniciativas de organização da nossa situação jurídica no ano passado por parte do Município de Caicó, chegando até a haver mobilização na Câmara de Vereadores, mas que, por alguma razão, não foram levadas adiante pelo poder público municipal. Não podemos ficar calados, apenas recebendo ordens do Ministério Público de forma aleatória. A proibição das cirurgias eletivas foi um grande erro. A demissão dos funcionários, que está prestes a ocorrer, será outro. Quem já passou por aqui sabe a importância que este hospital tem para a nossa região e para todos nós”, disse Marinho.

Quem quiser fazer doações, basta entrar em contato com Iris (84 99812-8637) ou Marinho (84 99969-5218), ou fazer depósito de qualquer valor com os seguintes dados bancários: Bradesco, agência 1038, conta corrente 2853-3, em favor de Iris de Assis Nogueira (CPF nº 011.675.174-66).

Em novo boletim; Caicó continua SEM CASO CONFIRMADO do novo Coronavírus


Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes
28/03/20
Pacientes residentes nos municípios: Caicó, São Fernando, Marcelino Vieira, São José do Seridó, Apodi, Jardim do Seridó


Covid-19: Brasil registra 111 mortes e 3.904 casos confirmados

Fonte-Robson Pires,



O Ministério da Saúde atualizou os números da epidemia provocada pelo novo coronavírus no país neste sábado (28/03). O Brasil registra 111 mortes pela Covid-19 e 3.904 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo vírus.

A epidemia segue concentrada na região sudeste do Brasil onde há 2.222 casos confirmados, com São Paulo aparecendo como a cidade mais atingida. No entanto, há casos confirmados em todas as regiões do país.

De acordo com a pasta, o DF registra 260 casos de infectados pelo novo coronavírus, no entanto, estes números estão defasados em relação aos dados que são passados diariamente pela Secretaria de Saúde do DF.

A taxa de letalidade da doença é 2,8% no país.

Ministério da Saúde diz que cloroquina é remédio de auxílio em casos graves

Fonte- Robson Pires,

Ministério da Saúde anunciou nesta semana que vai distribuir mais de três milhões de unidades do medicamento cloroquina e hidroxicloroquina aos estados para uso em pacientes com quadro grave pelo novo coronavírus.
Em nota técnica divulgada nesta sexta-feira, a pasta orienta as unidades médicas dos estados sobre o uso dos medicamentos.
O protocolo informa que os medicamentos serão disponibilizados como terapia “adjuvante no tratamento de formas graves, em pacientes hospitalizados com coronavírus, sem que outras medidas de suporte sejam preteridas em seu favor”.
O tratamento será indicado nas formas graves e críticas da doença. Apenas pacientes hospitalizados “com formas graves da COVID-19 (Dispneia e diminuição da frequência respiratória) e em casos críticos (falência respiratória, choque séptico e/ou disfunção de múltiplos órgãos)” receberão o tratamento.
A pasta ainda alerta para os efeitos colaterais dos medicamentos a longo prazo, como “retinopatia e distúrbios cardiovasculares”.
“Considera-se que o uso de cloroquina ou de hidroxicloroquina pode ser seguro, embora, a janela terapêutica (margem entre a dose terapêutica e dose tóxica) seja estreita. A automedicação é contra-indicada.”
Leia a diretiva do Ministério da Saúde aqui.
O Antagonista

Curva mais baixa no Brasil que na Alemanha, Espanha e Itália


Fonte-Robson Pires
Ministério da Saúde divulgou hoje um gráfico que compara a curva de crescimento do novo coronavírus do Brasil com Alemanha, Espanha e Itália em 15 dias após o centésimo caso.
A linha azul, mais grossa, representa o conjunto dos três países europeus, cuja população somada alcança cerca de 200 milhões, pouco menos que o número de habitantes no Brasil, representado pela linha verde.
O Antagonista

RN tem 28 casos confirmados do novo Coronavírus; suspeitos chegam a 1.176



A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) atualizou mais nove novos casos da Covid-19 na tarde desta sexta-feira (27),  registrando neste momento, no Rio Grande do Norte, 28 pacientes infectados pelo novo coronavírus. São 19 em Natal, quatro em Parnamirim e cinco em Mossoró.
No último boletim epidemiológico, nessa quinta-feira(26), os casos confirmados eram 19.
O boletim epidemiológico desta sexta-feira(27) ainda informa que foram descartados 282 casos e atualizados como suspeitos, 1176, sendo 30 de pessoas residentes em outras regiões do país.

Sanfoneiro Kutico Show lamenta a perda do filho; jovem tinha 22 anos


O renomado sanfoneiro seridoense Kutico Show, que reside na cidade de Caicó, disse estar arrasado com a perda do filho. Yago Rômulo de Oliveira Silva, 22 anos de idade, foi morto nesta noite em Jardim de Piranhas.
“Uma morte inesperada, ninguém imagine a dor de perder um filho na flor da idade”, disse Kutico ao blog Jair Sampaio. A PM faz diligências na região para prender os criminosos, que segundo informações, são dois suspeitos.

À família, deixamos nossa solidariedade!

Covid-19: 3.417 casos confirmados e 92 mortes no Brasil; confira por Estado

Fonte-Robson Pires

Ministério da Saúde atualizou para 3.417 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil e o registro de 92 mortes.
Eis o número de casos por estado:
Acre: 25
Alagoas: 11
Amapá: 2
Amazonas: 81
Bahia: 115
Ceará: 282
Distrito Federal: 230
Espírito Santo: 47
Goiás: 49
Maranhão: 13
Mato Grosso: 11
Mato Grosso do Sul: 28
Minas Gerais: 189
Paraná: 119
Paraíba: 9
Pará: 13
Pernambuco: 56
Piauí: 9
Rio Grande do Norte: 28
Rio Grande do Sul: 195
Rio de Janeiro: 493
Rondônia: 6
Roraima: 10
Santa Catarina: 149
Sergipe: 16
São Paulo: 1223
Tocantins: 8

Vitamina D pode reduzir risco de contágio por coronavírus, sugere estudo

A vitamina D pode ter um papel importante no tratamento e prevenção da covid-19, sugere um estudo da Universidade de Turim divulgado nesta quinta-feira (26/03), que analisou a relação entre a deficiência deste nutriente no corpo e o novo coronavírus.
Coordenado pelo professor Giancarlo Isaia, docente em geriatria e presidente da Academia de Medicina da cidade italiana, e por Enzo Medico, professor de histologia (estudo de tecidos), a pesquisa mostrou que “dados preliminares coletados nos últimos dias em Turim indicam que os pacientes com a covid-19 apresentam uma prevalência muita alta de deficiência de vitamina D”.
Os dados apurados na pesquisa, segundo os dois especialistas, mostraram que a vitamina D tem papel ativo na regulação do sistema imunológico. Outras evidências indicam que o composto tem um efeito “na redução do risco de infecções respiratórias de origem viral, inclusive na do coronavírus”. O elemento também teria capacidade de combater danos pulmonares causados por inflamações.
Ter vitamina D suficiente no organismo também “pode ser necessário para determinar uma maior resistência às infecções de covid-19, (possibilidade) que, apesar de haver menos evidências científicas, pode ser considerada verossímil”, escrevem os pesquisadores.
A falta da molécula no organismo é ainda frequentemente associada a diversas doenças crônicas que podem reduzir a expectativa de vida em idosos, “tanto mais no caso de infecções da covid-19”.
Na Itália, a falta de vitamina D afeta grande parte dos habitantes, especialmente os mais idosos, cujo país tem a segunda maior população do mundo, depois do Japão. Os mais velhos fazem ainda parte do grupo de risco do novo coronavírus. Fortemente a atingida pela pandemia, a Itália já registrou o maior número de mortes do mundo em decorrência da covid-19, mais de 9,1 mil.
Isaia e Medico já submeteram o documento com dados da pesquisa à Academia de Medicina de Turim. No texto, eles recomendam aos médicos que, associada a outras medidas, eles garantam “níveis adequados” de vitamina D na população, “mas sobretudo em pacientes já contagiados, seus familiares, agentes de saúde, idosos frágeis, no público de residências assistenciais, em pessoas em regime de isolamento e em todos aqueles que, por vários motivos, não se expõe adequadamente à luz solar”.
Além disso, os autores dizem que a administração intravenosa da forma ativa da vitamina D, o Calcitriol, também pode ser considerada em pacientes da doença respiratória covid-19, causada pelo coronavírus, com funções respiratórias particularmente comprometidas.
Eles lembram ainda que a carência pode ser compensada, antes de tudo, com exposição das pessoas à luz solar pelo maior tempo possível, “em varandas e terraços, além de ingerir alimentos ricos em vitamina D e tomando preparados farmacêuticos especiais – mas sempre após consulta médica”.
Deutsche Welle Brasil Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Ipea sugere reajustar Bolsa Família em 29%, mais R$ 450 por família


fonte- Robson Pires

Os Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugerem que o governo federal conceda um reajuste de até 29% no critério de acesso e nos valores pagos pelo Bolsa Família e crie um benefício extraordinário de R$ 450,00, com duração de seis meses, para todas as famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
As medidas alcançariam o terço mais pobre da população brasileira num momento em que elas estão vulneráveis à crise provocada pelo novo coronavírus.

Pesquisadores brasileiros avançam no sequenciamento da covid-19


fonte- Robson Pires
Os Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) avançaram no sequenciamento genético do covid-19 que circula no Brasil.
Em tempo recorde de 48 horas, o estudo sequenciou no último fim de semana 19 amostras de pacientes do Rio, Minas, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, ampliando a vigilância sobre as características genéticas do causador da pandemia de coronavírus.
sequenciamento genético é importante para, entre outras respostas, identificar possíveis mutações, cadeias de transmissão e origem da chegada do vírus a uma região específica. O estudo realizado no LNCC pôde confirmar que a maioria das amostras é descendente de vírus que vieram da Europa, enquanto uma pequena parte chegou ao país diretamente da China.