domingo, 30 de outubro de 2016

Projeto que regulamenta a Vaquejada já tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte

O Projeto de Lei (PLS 337/2016) do Senador Raimundo Lira que regulamenta a prática da Vaquejada já está tramitando na Comissão de Educação, Cultura e Esporte – CE do Senado Federal, onde aguarda a designação de um relator.
O projeto restabelece a Vaquejada e a considera “manifestação cultural, com características esportivas, caracterizada pela perseguição promovida ao bovino por vaqueiros montados a cavalo, com o objetivo de conduzi-lo e derruba-lo na areia”.
Na CE, o projeto de Raimundo Lira também está aguardando recebimentos de emendas, mas deve tramitar em outras comissões antes de seguir para votação em Plenário, a exemplo da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania.
Recentemente, ao defender a matéria na tribuna do Senado Federal, Lira lembrou que a Vaquejada, originalmente, representava o encerramento festivo do trabalho de marcar e castrar o gado. “Era a festa da apartação. Feita a separação, acontecia a vaquejada, com provas que mostravam a habilidade dos vaqueiros na lida com o gado”, disse.
Com o tempo, observou Raimundo Lira, a atividade se tornou uma tradição, uma prática cultural, o que justificaria sua manutenção. Além do valor cultural, o Senador lembrou que as vaquejadas geram mais de 600 mil empregos diretos no país – sem contar os indiretos.
Na última terça-feira, vaqueiros e pessoas ligadas à prática da Vaquejada em todo o País foram a Brasília pedir urgência na legalização da Vaquejada e realizaram uma cavalgada em frente ao Congresso Nacional, oportunidade em que receberam o apoio do senador Raimundo Lira.
Fonte-http://magnocesar.com.br/

Seapac pode inserir reuso de água em suas tecnologias

O serviço de apoio aos Projetos Alternativos comunitários (SEAPAC), pretende inserir o reuse de águas nas suas tecnologias. A informação foi confirmada pelo coordenador estadual do orgão, Francisco Teixeira em entrevista. De acordo com ele já existe um experimento sendo feito na cidade de Lagoa Nova, na região Seridó.
A intenção é envolver uma tecnologia individual para quem já tenham as cisternas em suas unidades familiares. O próximo passo é alcançar um preço que seja acessível a todos, e interessados em financiar o programa. Teixeira acredita que é possível iniciar os primeiros projetos já a partir de Janeiro de 2017.
" Numa região como a nossa onde a água é escassa, o reuso para a atividade, principalmente agrícola é fundamental, e aí o incentivo para a produção dos quintais produtivos, como o Seapac está incentivando com o Programa e Cisternas, isso vai potencializar a água escassa que nós temos. Você imaginar que a cada litro de água que você consume você pode reaproveitar 70%. Então você tem praticamente dois litros de água que pode usar, não só para necessidades humanas, mas também para a produção" analisou. 
Fonte-http://magnocesar.com.br/

Radio Rural de Caicó anuncia mudanças para 2017


A direção do Sistema Rural de Comunicação decidiu fazer mudanças na sua grade de programação, para o ano de 2017, nos horários das 11 às 14 horas nas rádios Rural de Caicó, Rural de Parelhas e Rádio Currais Novos. Dentre as  mudanças  está a substituição do programa Cidade Alerta, na Rural de Caicó, que até poucos  meses  tinha como apresentador o radialista Batata Araújo, prefeito eleito pelo PSDB em Caicó.
Um projeto audacioso vai substituir o Cidade Alerta. “Nos reunimos e chegamos a conclusão de integrarmos toda a região do Seridó neste horário, com um jornal gerado e transmitido simultaneamente pelas Rádios Rural de Caicó, de Parelhas  e Rádio Currais  Novos. A nossa intenção é já iniciarmos  2017 com esta e outras  mudanças  na nossa programação”, disse Padre Ivanoff, diretor do Sistema Rural de Comunicação.
Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Atlético e Flamengo empatão no Mineirão


AAjAVLVO empate por 2 a 2 entre Atlético-MG e Flamengo não foi bom para nenhuma das equipes. Além de colocar frente a frente duas equipes concorrentes ao título brasileiro, a partida marcou o reencontro de dois conhecidos: Diego e Robinho. Ambos deixaram um gol na partida e concordaram que o resultado foi ruim para a briga pelo título. Com o empate, o Flamengo foi aos 62 pontos, dois a mais que o Atlético. Líder absoluto do Brasileirão, o Palmeiras tem 67 pontos e pode abrir oito de vantagem para o vice-líder.
Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/