segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Estações pluviométricas registram chuvas acima de 100 milímetros na Paraíba e no Ceará




Diferente dos vizinhos Ceará e Paraíba, choveu pouco no Rio Grande do Norte neste sábado (26).
Das 56 estações pluviométricas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, espalhadas por todas as regiões do RN, foi registrada alguma ocorrência de chuva – incluindo os serenos de nuvens passageiras – em 19 delas.
A maior, de 20,7 milímetros foi no município de Alto do Rodrigues, no Vale do Açu. Também houve chuva rápida em Apodi (13,2 mm). Nas demais estações, o volume de chuva ficou abaixo de 3%.
No Ceará, a Funceme registrou chuvas em 112 estações instaladas em 75 municípios. E as imagens de satélite mostravam que nuvens carregadas se estendiam num raio de 50 quilômetros, principalmente no oeste e na região central do Estado.
Em Iguatu, a estação da Funceme registrava 102 milímetros às 14h45, hora da última atualização. Em Lavras da Mangabeira 97, Várzea Alegre 96, Quixadá 93, Milagres 82, Aurora 73,3 e Barro 69,3.
Na Paraíba, uma chuva de mais de 200 milímetros castigou a cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó. Conforme relatos postados em blogs do interior e no portal G1 Paraíba, o açude da comunidade Varginha transbordou, deixando parte da cidade alagada.
As águas do Vale do Paicó descem para o Açude Coremas, usado como fonte para o abastecimento de dezenas cidades e de perenização do Rio Piranhas.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Monteiro é cenário de produção de cinema independente


A cidade de Monteiro, na região do Cariri, que “Respira verso e melodia”, como diz a música de Ilmar Cavalcanti, está sendo palco para produção de cinema independente, de autoria do jovem cineasta, Asley Ravel, filho da cidade.
A produção cinematográfica recebeu o nome de ‘Morte Matada’, e está sendo gravada no Sítio Pitombeira, zona rural de Monteiro.
De acordo com o diretor Asley Ravel, a produção envolve 16 pessoas, entre atores e produtores.”É uma produção totalmente independente. Eu criei, estou dirigindo, fazendo de tudo um pouco”, explicou.
O diretor explicou ainda que a única ajuda que recebe é com transporte, através da Universidade Estadual da Paraíba.
‘Morte Matada’ é uma série de 40 minutos, disponibilizada na plataforma digital YouTube, com previsão de lançamento para o próximo mês de fevereiro.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Chuva de Bala no País de Mossoró poderá captar recursos da Lei Câmara Cascudo


O espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró recebeu certificado de enquadramento à Lei Câmara Cascudo e está apto a captar recursos. A informação é da Secretaria Municipal de Cultura.
O certificado de enquadramento foi encaminhado pela Comissão Estadual de Cultura, da Fundação José Augusto. Com a aprovação, o espetáculo poderá receber recursos da ordem de até R$ 445.120, conforme preconiza a Lei 7.799/99.
“O Chuva de Bala não havia sido contemplado em anos anteriores porque não foi elaborado o projeto com o prazo exigido. Estamos trabalhando também para inserir o polo Estação das Artes na lei”, explica o secretário de Cultura, Eduardo Falcão.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

E tome água!


Nas últimas 24 horas, chuvas com registro de mais de 200mm em vários municípios da região paraibana levam a crer que a situação crítica da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves será amenizada. A previsão meteorológica é que as chuvas continuarão durante alguns dias.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Ao receber Temer, Sílvio Santos toca samba sobre “ladrão de colarinho”



Na gravação deste domingo (28/01) em que foi ao ar a entrevista realizada com o presidente Michel Temer (MDB), a abertura do Programa Sílvio Santos foi embalada pelo samba Vítimas da Sociedade, de Bezerra da Silva.
A letra da música fala sobre desigualdade e corrupção, com o refrão “O ladrão está escondido lá embaixo/ Atrás da gravata e do colarinho”.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/