Diferente dos vizinhos Ceará e Paraíba, choveu pouco no Rio Grande do Norte neste sábado (26).
Das 56 estações pluviométricas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, espalhadas por todas as regiões do RN, foi registrada alguma ocorrência de chuva – incluindo os serenos de nuvens passageiras – em 19 delas.
A maior, de 20,7 milímetros foi no município de Alto do Rodrigues, no Vale do Açu. Também houve chuva rápida em Apodi (13,2 mm). Nas demais estações, o volume de chuva ficou abaixo de 3%.
No Ceará, a Funceme registrou chuvas em 112 estações instaladas em 75 municípios. E as imagens de satélite mostravam que nuvens carregadas se estendiam num raio de 50 quilômetros, principalmente no oeste e na região central do Estado.
Em Iguatu, a estação da Funceme registrava 102 milímetros às 14h45, hora da última atualização. Em Lavras da Mangabeira 97, Várzea Alegre 96, Quixadá 93, Milagres 82, Aurora 73,3 e Barro 69,3.
Na Paraíba, uma chuva de mais de 200 milímetros castigou a cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó. Conforme relatos postados em blogs do interior e no portal G1 Paraíba, o açude da comunidade Varginha transbordou, deixando parte da cidade alagada.
As águas do Vale do Paicó descem para o Açude Coremas, usado como fonte para o abastecimento de dezenas cidades e de perenização do Rio Piranhas.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/