segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Parte do Nordeste está prestes a receber o maior volume de chuva dos últimos 6 anos

chuva outr
Já voltou a chover em grande parte do Matopiba, o que tem aumentado os índices de água disponível no solo na região. Os estados com maior umidade são Tocantins, Maranhão e parte do Piauí.
Na Bahia, a chuva teve uma distribuição mais irregular, mas, de qualquer maneira, o oeste do estado apresenta os maiores volumes registrados desde o início do ano. Para os próximos dias, os modelos numéricos de previsão do tempo estão estimando mais de 160 milímetros em grande parte das áreas agrícolas.
No oeste da Bahia, o volume pode ultrapassar os 250 milímetros em poucos dias e fechar o mês de fevereiro com volumes acima dos 500 milímetros. “Podemos ter a maior chuva dos últimos SEIS anos em algumas áreas”, diz Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), janeiro do ano passado também foi bastante chuvoso no oeste da Bahia, e o acumulado mensal foi de 568 milímetros em Barreiras, por exemplo.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/notas/parte-do-nordeste-esta-prestes-receber-o-maior-volume-de-chuva-dos-ultimos-6-anos/

Chuva forte em Santana do Matos

IMG_5688
O prefeito do município de Santana do Matos, Dr. Edvaldo Junior, visitou algumas comunidades juntamente com o Secretário de agricultura, Patrício Pinheiro, o Secretaria Municipal de Obras Públicas, José Garibalde Guimarães, além do coordenador de transporte da cidade, Cleber, que tiveram problemas com a chuva.
Visitando alguns bairros, os representantes públicos conversaram com moradores e depois de ouvi-los, anotaram suas reivindicações com promessas de solução. Depois a equipe foi ao açude dos caldeirões, que fica no bairro Santa Luzia, reservatório esse que até na sexta-feira, 10, estava praticamente seco, e que na chuva de ontem, 11, tomou bastante água.
fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Chuvas continuam neste domingo na Paraíba

IMG_5697
As previsões climáticas divulgadas em rede nacional e internacional de televisão através da Rede Globo, pela jornalista Maria Júlia Coutinho, no Jornal Nacional desta sexta-feira, dia 10, acertaram em cheio sobre as chuvas no Município de Patos. O fenômeno climático batizado por Madden-Julian fez as precipitações pluviométricas alegrarem mais ainda os sertanejos na noite do sábado, dia 11.
A Comunidade Rural Trincheiras, localizada a 9 quilômetros da zona urbana de Patos, se registrou a maior chuva neste sábado. De acordo com informações repassadas por Marcone Palmeira foram 104 milímetros generosos de chuva.
Em Santa Terezinha (PB) choveu o equivalente a 22 milímetros. Na Barragem da Capoeira se registrou 50 milímetros. Em algumas localidades, a exemplo da Fazenda Verdes Pastos, Município de São Mamede, alguns açudes receberam bastante água e mudou completamente a paisagem árida.
Do Patos On Line
fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Prazo para comprovar dados do Prouni termina hoje (13)

prouni-aberto
Os candidatos pré-selecionados para receber bolsas integrais e parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta segunda-feira (13), para comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A exceção são os estudantes do Espírito Santo, para os quais o Ministério da Educação prorrogou o prazo até quarta-feira (15) para que não sejam prejudicados devido à situação da segurança pública no estado.
O estudante deve apresentar na instituição para a qual foi selecionado os documentos originais de identificação e de membros da família, comprovantes de residência, de conclusão do ensino médio, de rendimentos e, quando for o caso, de separação, divórcio ou morte dos pais, pagamento de pensão alimentícia, de professor da educação básica e de deficiência.
fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/notas/prazo-para-comprovar-dados-do-prouni-termina-hoje-13/