sábado, 22 de outubro de 2011

Baleia que estava encalhada consegue voltar ao mar

Fonte:Robson Pires

A Tribuna do Norte informa que, por volta das 12h30 deste sábado (22), a baleia jubarte de dez metros e pesando aproximadamente 20 toneladas voltou ao mar. O animal encalhou na praia de Upanema no início da manhã de quinta-feira (20).

A operação de desencalhe, sob o comando da professora doutora Bernadete Fragoso, do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durou cerca de 50 horas e contou com a participação de 200 voluntário. Biólogos do Projeto Cetáceos da Costa Branca acompanharam a jubarte por cerca de 500 metros mar adentro.

A operação teve o apoio da Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Ibama, além de pesquisadores da UERN e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

A primeira tentativa de desencalhe aconteceu durante a noite. Fracassou. A maré terminou foi jogando a baleia para a areia da praia. Na manhã de ontem, o animal ficou totalmente fora d’água e precisou de mais atenção dos pesquisadores, que usaram toalhas para hidratar a pele e colírio nos olhos do animal. Apesar da situação adversa, a saúde da baleia foi considerada estável pelos pesquisadores.

Justiça determina cancelamento da Vaquejada em Caicó

Fonte:Robson Pires,

O juiz Luiz Candido de Andrade Vilaça, plantonista do final de semana, determinou na tarde de hoje (22) o cancelamento dos shows que estavam programados para acontecer no Parque Lucino Dantas.

O local foi interditado em razão da morte de um cavalo, levando o IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária) a interditar a área onde o animal estava e também a pista de vaquejada. O laudo veterinário apontou a ocorrência doença infecto-contagiosa chamada “mormo”.

O mormo é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria, que acomete principalmente os eqüídeos, podendo também acometer o homem, os carnívoros e eventualmente os pequenos ruminantes

Segundo as autoridades sanitárias, o cancelamento dos shows tem como objetivo evitar a circulação de pessoas no local, o que aumentaria o risco de contaminação aos participantes do evento.

Em Ouro Branco estão se pelando de medo das mulheres

Fonte:Robson Pires

Pelo jeito as mulheres farão um estrago na próxima campanha política na cidade de Ouro Branco. As candidaturas de Fátima Araújo (prefeita) e Eurinete Santos (vice) estão mexendo com os nervos da chapa da situação que é encabeçada pelo ex-prefeito José Braço. A turma do prefeito Nilton Medeiros está se pelando de medo. Vão ter que arregaçar as mangas dos braços e das pernas também. Senão…

Já era!