sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Aprendizagem através de viagens de estudo planejada pela pedagoga Karina Ramos.

No início do mês de outubro/2009, os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Profª Zélia Costa da Cunha (Bairro Bela Vista) tiveram a oportunidade de vivenciar novas experiências de aprendizagem através de viagens de estudo planejadas a partir das propostas de ensino das diferentes disciplinas.
O projeto das viagens de estudo foi elaborado no mês de julho pela equipe de professores sob assessoria pedagógica da supervisora, a pedagoga Karina Ramos, prevendo conteúdos estudados ao longo do 2º e 3º bimestres nas disciplinas de História, Cultura, Arte, Educação Religiosa, Geografia, Ciências, Matemática e Português, envolvendo os profissionais da escola e mobilizando a colaboração dos pais e comunidade, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação do nosso município.
As turmas de 6º e 7º anos tiveram a oportunidade de conhecer a Mina Brejuí em Currais Novos e o Museu Histórico do Sertanejo na cidade de Acari.
Visitando a maior mina da América Latina, os alunos puderam compreender a riqueza mineral e natural presente na região do Seridó, conhecendo aspectos econômicos e culturais, além de poderem conferir fontes históricas no Memorial dedicado à vida do desembargador Tomás Salustino.
Os alunos do 8º e 9º anos deslocaram-se para a capital do Estado, observando toda a mudança de clima, relevo, hidrografia e vegetação de Jardim do Seridó até as cidades litorâneas.
Em visita ao Forte dos Reis Magos e ao Museu Câmara Cascudo, puderam aprofundar os conhecimentos históricos, sócio-culturais, religiosos e geográficos acerca das conquistas e desenvolvimento de Natal e outras cidades do Rio Grande do Norte.
Parabenizamos a equipe docente da escola, registrando o empenho dos professores: Sandro, Tereza, David, Andréa, Ranieri, Francisco, Anailson e Anneliese no sucesso dos trabalhos desenvolvidos.
Os professores, pais, alunos e demais profissionais da Escola Zélia Costa agradecem o valioso apoio das Secretárias Municipais Marecilda Bezerra e Maria José de Medeiros Silva Paiva, cujas colaborações foram imprescindíveis na concretização do projeto, viabilizando a realização de tantos conhecimentos novos e, com certeza, de momentos inesquecíveis para os educandos do 6º ao 9º ano da referida instituição pública de ensino.
http://bmail.uol.com.br/main/download?msg_id=NDE2MQ&ctype=zelia.jpg&disposition=inline&force_folder=INBOX
http://bmail.uol.com.br/main/download?msg_id=NDE2MQ&ctype=turma2.jpg&disposition=inline&force_folder=INBOX

Polícia prende dez pessoas envolvidas com o tráfico no Seridó

Presos foram recambiados em ônibus para Caicó

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) coordenou na manhã desta sexta-feira, dia 23, a "Operação Xeque-Mate". Objetivo foi cumprir 10 mandados de prisão de pessoas investigadas por associação ao tráfico de drogas nas cidades de Parelhas, Caicó e Florânia. Ao final da ação, todos os investigados foram presos e encaminhados a Penitenciária de Caicó, o "Pereirão". Outras duas pessoas foram detidas por posse ilegal de arma de fogo. A ação desta semana foi decorrente de três outras operações realizadas este ano no Seridó. Ao todo, 34 pessoas foram presas em decorrência da mesma investigação de combate ao tráfico de drogas.

A operação "Xeque-Mate" foi o resultado de meses de investigação das equipes da Delegacia Municipal de Parelhas e da Delegacia de Narcóticos de Natal (Denarc). Segundo um dos investigadores, no mês de agosto a polícia realizou a "Operação Boqueirão", em Parelhas e Caicó, prendendo 17 pessoas entre elas um dos principais traficantes da região: Edson Gonçalves de Macedo, o "Loprão".

Mesmo preso no "Pereirão", "Loprão" continuou a comandar a venda de drogas. A polícia, então, realizou outras duas ações prendendo na semana passada Arnaldo e Juarez com várias pedras de crack. A investigação se aprofundou e detectou a rede de distribuição de "Loprão" e Arnaldo.

Com base nos indícios e provas dos autos do inquérito, a polícia solicitou a expedição de mandados de prisão para dez pessoas. O juiz de Parelhas, Marco Antônio, autorizou todas as prisões temporárias.

Cerca de 150 policiais, entre civis e militares, se deslocaram para o Seridó e a partir das 5 horas deram início as diligências. Foram presos: o vigilante Edson Araújo de Azevedo, o "Toco taxista", 34 anos; o ceramista Luciano José da Silva, o "Tourinho", 31 anos; o agricultor Adson Cleiton Campos da Silva, o "Mouzinho", 24 anos; o ceramista Geovani Ferreira do Nascimento, 23 anos; o carregador Edvan Vitorino dos Santos, o "Vaninho", 33 anos; o vendedor de bebidas Judimos Alves Cavalcanti, o "Judmário", 33 anos; o mototaxista Sebastião Alves do Nascimento, o "Bartinho", 36 anos; o borracheiro Euzébio José Gomes, 49 anos; além de Ozilene Souza Lima, 29 anos; e Cícera Ferreira Silva, 42 anos. Além deles, duas pessoas foram presas com uma pistola e uma espingarda de fabricação caseira. A polícia apreendeu ainda um revólver em Caicó. Todas as prisões aconteceram em Parelhas.

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, delegado Agripino Oliveira Neto, citou que este ano a polícia realizou 26 grandes operações. As ações resultaram na prisão de 250 pessoas, a maioria por tráfico de drogas.

O subsecretário de Defesa Social, delegado Ben-Hur de Medeiros, explicou que a polícia está solicitando à Justiça a transferência de "Loprão" para o Presídio de Pau dos Ferros. "Ele é um dos principais traficantes da região. Mesmo preso, continuou comandando o tráfico", confirmou.

O helicóptero da Sesed, o "Potiguar I", participou da operação. A polícia utilizou a aeronave para checar um informe sobre a possibilidade da existência de um plantio de maconha. Vários sobrevôos foram feitos, mas o informe não foi confirmado.

O promotor de Justiça de Parelhas, Coutinho Nóbrega, acompanhou a operação a partir da delegacia local. "Além da prisão dos traficantes, a operação serve para mostrar que a polícia tem preocupação com a cidade de Parelhas e com a região do Seridó", disse.

Helicóptero tentou descobrir mais um plantio de maconha em Parelhas

A Secretaria de Defesa Social do Rio Grande do Norte explicou a utilização do helicóptero do Governo do Estado na Operação Xeque-Mate, realizado nesta manhã de sexta (23). De acordo com o Ben-Hur Cirino de Medeiros, subsecretário da Defesa Social, eles tinham informações da possível existência de mais um plantio de maconha em Parelhas. Mas, pelo menos até o último vôo rasante na cidade, nada foi localizado.

Em outra ocasião, no dia 29 de Setembro de 2005, policiais prenderam as pessoas de Arnaldo Bezerra de Albuquerque Neto e Francisco das Chagas Pereira. Arnaldo era dono da fazenda e Francisco da plantação. Os dois foram presos na cidade, a partir de denúncias da população que desconfiava do plantio anormal na fazenda de Arnaldo, o que levou a polícia ao encalço deles.

Na fazenda, à época, foram encontradas cerca de 6.750 pés, distribuídos em 90 "carreiras", 15 "covas", cada uma com cinco árvores. Arnaldo, por sinal, foi solto anos depois e preso novamente com droga, há cerca de duas semanas em Parelhas.Fonte:blog Marcos Dantas.

Iron Júnior se aproxima de Rosalba Ciarlini para ter seu apoio em 2012

O vereador de Jardim do Seridó, Iron Júnior (PP) foi à novidade, durante passagem da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) pela região do Seridó nesta quinta-feira (22). Pré-candidata ao Governo do Estado, Rosalba veio prestigiar a inauguração da 93 FM, em Carnaúba dos Dantas.

Mesmo pertencendo ao PP e ligado politicamente ao deputado estadual Robinson Faria (PMN), o vereador esteve acompanhando a senadora na sua visita, e foi apresentado à Rosalba, pelo ex-prefeito Zeca Pantaleão (PMDB), como pré-candidato a prefeitura de Jardim do Seridó.

Rosalba teria prometido à Iron Junior que se ele a apoiasse no próximo ano para o Governo do Estado, retribuiria seu apoio em 2012. A troca de gentileza entre os dois renderam especulações sobre um possível rompimento político de Iron Junior com o sistema político liderado pelo ex-prefeito Edimar Medeiros (PR), já que nenhum deles apoiará Rosalba Ciarlini, nas eleições do próximo ano.Fonte:blog Marcos Dantas.

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO EM JARDIM DO SERIDÓ


A PRF (Polícia Rodoviária Federal) fez no início da noite desta quinta-feira (22), uma operação de rotina nas margens da BR 427, na zona urbana do município de Jardim do Seridó, no intuito de coibir o uso de veículos automotores que estejam com suas documentações em atraso, como também para tentar apreender motos roubadas.




Segundo informações de um dos policiais ao nosso blog, a operação tem o objetivo de sufocar a prática do uso de motos roubadas, já que Jardim do Seridó teve o recente caso das motos roubadas que foram apreendidas pela PM local em parceria com a Polícia Civil de Caicó, o que mostra a necessidade destes tipos de operações também por parte da PRF.

A ação da PRF chamou a atenção de muitos populares, já que o estilo de abordagens que foram feitas pelos policiais não é tão comum de se presenciar dentro das cidades, tendo em vista que os veículos não se encontravam em movimento em cima da BR 427, mas estavam estacionadas em frente às casas dos seus proprietários no momento das abordagens, dentro do limite que permite esse tipo de trabalho. De várias motos, apenas uma foi apreendida e levada pelas autoridades federais.Fonte:Blog Paulinho Filho.