sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CDL se prepara para mais um liquida Caicó

Fonte:Robson Pires,
Os membros da direção da CDL/Caicó estiveram reunidos na noite desta quinta-feira, 25, para definir a programação da grande liquidação que será realizada em Caicó. A campanha promete movimentar a economia por ser considerado o período em que crescem as vendas do comércio da cidade. Durante a campanha, os consumidores são beneficiados com vários descontos e também com condições especiais de pagamento nas lojas participantes.

Até o sangue vira doce no Seridó

Fonte:Robson Pires

A Tribuna do Norte destacou talvez a guloseima mais seridoense de todas: o chouriço. Segundo a professora de arte e antropóloga Maria Isabel Dantas, o doce ainda resiste firme em toda região do Seridó. Ela mesma é filha de uma ‘mestra de chouriço’, dona Angelita, de 75 anos. A sua experiência rendeu o trabalho de doutorado, “Sabor de sangue – Uma análise sociocultural do chouriço”. Esse trabalho também serviu de base para que o Iphan fizesse da Festa de Santana, em Caicó, um patrimônio cultural imaterial. Os bordados e o chouriço são os elementos de destaque.

A própria feitura do chouriço remete a algo primitivo e artesanal. O doce é feito da mistura de sangue e banha (apurada) de porco, rapadura (garapa), farinha de mandioca, castanha de caju moída, leite de coco e especiarias (cravo, canela, gengibre, erva-doce e pimenta-do-reino). Isabel Dantas acredita que o chouriço seja herdeiro do papas de moado, um doce português muito similar. Não há dados oficiais de como surgiu aqui, apenas memoriais, remetendo ao período colonial e seus pioneiros na região. Acari talvez tenha sido o começo.

Segundo Isabel, nada mudou na forma de produzir. “Fazer chouriço continua sendo uma grande festa. As pessoas convidam parentes e amigos, há todo um contexto social”, afirma. Ela ressalta que toda uma tradição de doçaria ainda resiste no Seridó, entre biscoitos, filhós, espécie, bolo de leite, alfenins, doce seco, entre outros. A antropóloga também ressalta toda uma cultura de cozinha regional festiva, como galinha caipira torrada, cordeiro e bode torrados, panelada, buchada, arroz de leite e arroz de festa (na graxa da galinha). Festas no interior.

Reynaldo Gianecchini tem alta do hospital após 26 dias



Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Internado há 26 dias no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o ator Reynaldo Gianecchini recebeu alta na tarde desta sexta-feira (26). O ator, que há alguns dias iniciou a quimioterapia contra um câncer linfático, deixou o hospital pela porta da frente e foi aplaudido pelos fãs que estavam no local. Ele agradeceu o carinho de todos:

"Estou muito forte e muito feliz com o carinho e amor que estou recebendo, as pessoas estão mandando muitos emails, estou com o coração cheio de felicidade e absolutamente encantado com os gestos de carinho que estou recebendo", disse Gianecchini na saída do hospital.

"Não tenho palavras para expressar a gratidão pelo carinho que tenho recebido de todos, mas agora preciso de um momento para ficar quietinho, preciso de equilíbrio para ficar no meu tratamento", continuou o ator.