terça-feira, 17 de abril de 2018

Cantora Simaria, da dupla com Simone, tem mal-estar e é internada


A cantora Simaria, da dupla com Simone, foi internada na última quinta (12) e não pôde participar de show na 48º edição da Expoagro em Itapetininga, interior de São Paulo, realizada neste fim de semana, em que a irmã precisou se apresentar sozinha. Ainda não há previsão de alta.
Segundo a assessoria da dupla, Simaria foi hospitalizada após sentir um mal-estar súbito. Ela realizou exames e ainda está aguardando laudo médico para saber a causa e se haverá alterações na agenda. Simaria, que tem 33 anos, já havia passado mal há algumas semanas.
No último dia 8, a dupla concluiu sua participação na mais recente temporada do programa “The Voice Kids”, da Globo, no qual orientou a vencedora da competição, Eduarda Brasil.
UOL

No acumulado de 2018, já choveu 519,7mm em Florânia



De acordo com informações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) órgão federal da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o acumulado de chuvas no ano de 2018 no município de Florânia atingiu 519,7 milímetros.
Segundo José Bonifácio, responsável pela estação local do INMET em Florânia, as precipitações foram registradas até está terça-feira (17/04), são referentes aos meses de janeiro (40mm), fevereiro(128,3mm), março (131,4mm) e abril (220mm).
Por Tonny Washington

Presos começam a usar tornozeleira eletrônica em Assú



A 3ª Vara da comarca de Assú realizou durante o dia de ontem (16) a instalação de 30 tornozeleiras eletrônicos em presos do regime semiaberto. A iniciativa ocorreu após a publicação de portaria pelo juiz Marivaldo Dantas, titular da unidade, a qual estabelece que as penas em regime semiaberto naquela comarca serão cumpridas na forma de prisão domiciliar com uso de monitoramento eletrônico, conforme disponibilização pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc).
A portaria considera que a implantação da monitoração eletrônica no cumprimento do regime semiaberto já é uma realidade no âmbito do Rio Grande do Norte, sobretudo na região da Grande Natal e Mossoró e que o número de tornozeleiras disponibilizadas foi suficiente para atender a demanda do regime semiaberto em Assú.
Considerou ainda que a estrutura do regime semiaberto em Assú está sucateada, sem estabelecimento penal adequado ao cumprimento do regime, “cuja realidade é de total insegurança, desproteção e ingerência das facções criminosas, causa da elevada evasão de muitos apenados”.
fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Barragem Armando Ribeiro: saindo do volume morto


A Barragem Armando Ribeiro, principal reservatório do Rio Grande do Norte, saiu do volume morto com as chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Josivan Cardoso.
O reservatório está com 3,70 metros de água acima do nível de volume morto. Hoje, estão represados na barragem mais de 481 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a cerca de 20% de sua capacidade total, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos.
Além da Armando Ribeiro, outros dez reservatórios já haviam saído do volume morto de acordo com o relatório divulgado pelo Igarn nesta segunda-feira. Outros sete deixaram o estado seco com as chuvas deste fim de semana, quando os reservatórios do estado receberam 143 milhões de metros cúbicos de água. O monitoramento dos principais reservatórios do estado é feito diariamente pelo Instituto.
TN  Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Boas chuvas trazem novo cenário no abastecimento do Estado


As chuvas que vêm caindo em todo o Estado estão trazendo boas notícias para a população potiguar. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já está com equipes trabalhando para retomar o abastecimento em cidades onde o volume de água dos mananciais já permite a regularização no fornecimento.
No Seridó, a cidade de Jardim do Seridó, que se encontra em colapso desde novembro passado, pode voltar a ser abastecida ainda esta semana. A Caern está remontando o flutuante no sistema de Passagem das Traíras, cujo manancial recebeu uma recarga com as últimas chuvas, atingido 3,6% de sua capacidade. “Esse volume ainda não garante segurança hídrica para o abastecimento da cidade durante todo o ano. Para isso o reservatório precisa de uma maior demanda de chuva, mas vamos analisar a qualidade dessa água, que é nova, para que seja retomada a operação do sistema nos próximos dias”, explica o engenheiro mecânico da Caern e Gerente interino da Regional Seridó, Jean França.
A cidade também é abastecida pelo sistema do açude Zangalheras, que também teve recarga de água, chegando a 6% de sua capacidade. Mas como o Zangalheras é menor, acumulou apenas 500 mil metros cúbicos. “Por enquanto, vamos deixar somente Passagem das Traíras operando, porque é um sistema que consegue atender sozinho à cidade, e vamos esperar maior recarga do Zangalheras para retomar sua operação”, complementou França.
É importante que a população esteja atenta para o uso racional da água que voltará a abastecer a cidade, para garantir um maior tempo de abastecimento com a quantidade disponível hoje.
Cruzeta
O açude Cruzeta, de nome homônimo à cidade seridoense que abastece, também recebeu água e poderá voltar a abastecer os cruzetenses nos próximos dias, mas a situação é ainda mais delicada do que Jardim do Seridó, conforme explica Jean França. “A recarga foi de apenas 2%, o que também não confere segurança para operar o ano inteiro. Mas também começaremos a remontar o sistema e, na próxima semana, iniciaremos os testes com a água”, diz. Cruzeta entrou em colapso no abastecimento em setembro de 2017. A população deve ter cuidado redobrado no uso da água que chegar às torneiras.
fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Após revisão, governo anuncia cancelamento de 422 mil benefícios sociais


Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão cancelados, sendo 228 mil auxílios-doença, 43 mil aposentadorias por invalidez e 151 mil benefícios de Prestação Continuada (BPC). O trabalho de revisão de benefícios vai continuar até o fim do ano. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16), em Brasília, pelos ministros do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, e do Planejamento, Esteves Colnago.
Fonte-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Boqueirão de Parelhas tem melhor volume do Seridó



Com 41,92%, ou seja, 35 milhões, 545 mil, 399 metros cúbicos d’água, a Barragem Boqueirão em Parelhas, região Seridó potiguar, continua tendo o melhor volume d’água nesta parte do Estado do Rio Grande do Norte.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Câncer é primeira causa de morte em 10% dos municípios brasileiros, diz estudo



O câncer figura como principal causa de morte em 516 dos 5.570 municípios brasileiros. É o que aponta pesquisa divulgada hoje (16) pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O estudo alerta que a doença avança no Brasil ano após ano e, caso a trajetória seja mantida, em pouco mais de uma década as chamadas neoplasias serão responsáveis pela maioria dos óbitos em todo o país.
Os dados mostram que a maior parte das cidades brasileiras onde o câncer aparece como principal causa de morte está localizada em regiões mais desenvolvidas, justamente onde a expectativa de vida e o Índice de Desenvolvimento Humanos são maiores. Dos 516 municípios onde os tumores mais matam, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140), enquanto o Nordeste concentra 9% dessas localidades (48); o Centro-Oeste, 7% (34); e o Norte, 4% (19).
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

II Ursap inicia Abril Verde com alertas sobre doenças e acidentes de trabalho



A II Regional de Saúde Pública (Ursap), com sede em Mossoró, está discutindo com a sociedade, durante o mês de abril, temas ligados à segurança e à prevenção de riscos no meio ambiente do trabalho. Os debates acontecem em alusão ao Abril Verde. Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No Brasil, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.
O Abril Verde visa sensibilizar a sociedade civil, trabalhadores e empregadores para a promoção da saúde do trabalhador e ações de prevenção aos acidentes, doenças e agravos relacionados ao trabalho. “O intuito dessas atividades é levar a temática de Saúde e Segurança para os diversos territórios, desde ambientes de trabalho, escolas, sindicatos até as empresas e instituições privadas”, afirmou a gerente da II Ursap, Camila Alves de Oliveira.
De acordo com a programação, serão realizadas palestras de 16 a 25 deste mês nos Hospitais Regionais da II Ursap. O evento de encerramento será dia 26, das 7h30 às 11h, no auditório da II URSAP, tendo com tema: Saúde Mental e Acidentes de Trabalho: os desafios para sair da invisibilidade. O evento será direcionado aos técnicos de referência em Saúde do Trabalhador dos municípios da jurisdição da II Ursap, profissionais do CAPS, UBS, NASF, Gestores, Sindicatos e representantes de empresas privadas.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Quadrilha de bispo e padres ladrões presa

A pedido do Ministério Público do Estado de Goiás, a 2ª Vara Criminal de Formosa, decretou o bloqueio de bens e a quebra de sigilo bancário do bispo José Ronaldo, da Diocese de Formosa, e de um grupo de padres, todos presos na Operação Caifás, deflagrada em março. A ação desmontou esquema de desvio R$ 2 milhões do dízimo e doações de fiéis que deveriam estar sob guarda da administração central da Diocese.
“A plena existência de indícios de que os representados (bispo e padres de Formosa) em questão praticaram crimes de associação criminosa, apropriação indébita e falsidade ideológica”, assinalou o juiz Fernando Oliveira Samuel, que acolheu o pedido da Promotoria.
A pedido do Ministério Público do Estado de Goiás, a 2ª Vara Criminal de Formosa, decretou o bloqueio de bens e quebra de sigilo bancário do bispo José Ronaldo, da Diocese de Formosa, e de um grupo de padres, todos presos na Operação Caifás, deflagrada em março. A ação desmontou esquema de desvio R$ 2 milhões do dízimo e doações de fiéis que deveriam estar sob guarda da administração central da Diocese.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Fátima Bezerra com Lula hoje (17) em Curitiba



A juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela execução penal do ex-presidente Lula, autorizou que parlamentares da Comissão de Direitos Humanos do Senado verifiquem hoje (17) as instalações onde o petista prisioneiro está preso. Lula está preso desde sábado (7) na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR).
Estarão presentes na visita, às 14h, os parlamentares Regina Sousa (PT-PI), Paulo Paim (PT-RS), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Roberto Requião (PMDB-PR), Paulo Rocha (PT-PA), João Capiberibe (PSB-AP), Fátima Bezerra (PT-RN), Lídice da Mata (PSB-BA), Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE), Telmário Mota (PTB-RR) e Ângela Portela (PDT-RR).
fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/