sábado, 29 de janeiro de 2011

Monsenhor Ernesto será o segundo padre a ser sepultado na Matriz de Jardim do Seridó

A informação é do historiador Sebastião Arnóbio de Morais. Monsenhor Ernesto da Silva Espínola é o segundo padre a ser sepultado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em conversa com o Blog, Arnóbio disse que o primeiro foi o Padre Herculano Antônio de Figueiredo, brutalmente assassinado a tiros e facadas em 1849. Na época de sua morte, a igreja ainda era uma capela, e seu túmulo é hoje onde está localizado o altar de Nossa Senhora do Rosário. Sebastião, apesar dos seus largos conhecimentos históricos, nunca conseguiu descobrir a causa do assassinato do padre, já que não constam em nenhum documento.

O túmulo onde Monsenhor Ernesto será sepultado é localizado na parte direita da igreja, onde antes funcionava a pia batismal. Construído de alvenaria, o túmulo dispõe de duas gavetas, e foi construído por orientação do diácono Francisco Teixeira.

Fonte:Blog Marcos Dantas

Velório de monsenhor Ernesto já começou em Jardim do Seridó

Agita Jardim
Rita ao lado de Monsenhor Ernesto e padre Neto na celebração dos seus 54 anos de sacerdocio em 2009

O cortejo trazendo o corpo do monsenhor Ernesto da Silva Espínola, de 83 anos, falecido em Natal, chegou em Jardim do Seridó por volta das 3 horas da manhã, e seguiu direto para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde permanecerá sendo velado, até as 16 horas. A movimentação já é intensa no local, principalmente de agricultores, já que hoje é dia de feira livre na cidade.

Monsenhor Ernesto sofria de diabetes e mal de Alzheimer e estava internado há dias em um dos leitos do Hospital da UNIMED, em Natal. Dos seus 83 anos de vida, mais de cinqüenta anos foram dedicados ao sacerdócio. Era um dos religiosos mais sérios e respeitados da região. Foi professor por vários anos em Jardim do Seridó. Tinha 8 irmãos, dos quais ainda estão vivo José Espínola, Euzébio, Marta, Terezinha, Edilza e Zélia. Já faleceram Severina e Maria Espínola.

Seus últimos dias foi ao lado de sua fiel amiga Rita Eunice dos Santos. Rita, para monsenhor Ernesto era uma espécie de anjo da guarda. Ainda jovem veio de Ouro Branco morar na Casa Paroquial, quando o sacerdote estava em pleno exercício de seu paroquiato. Rita abdicou-se de sua família e de sua vida social para se dedicar aos afazeres da casa oficial da paróquia, foi ganhando a confiança, ao ponto de em poucos anos se tornar a governanta da residência, e uma das pessoas mais leais ao monsenhor. Nos últimos dias de vida, Rita Eunice teve que aprender as mais simples técnicas de enfermagem, já que na maioria do dia, era quem dava plantão na espécie de enfermaria particular, criada na residência particular do monsenhor.

Do Blog, as sinceras homenagens e agradecimento à Rita Eunice dos Santos, pela dedicação especial e exclusiva ao Monsenhor Ernesto.

Fonte:Blog Marcos Dantas,

Tiririca está internado em hospital de São Paulo e passará por cirurgia

Fonte: Cardoso Silva
Tiririca está internado em hospital de São Paulo e passará por cirurgia

Tiririca toma posse como deputado federal na semana que vem

O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira (PR-SP), o Tiririca, foi internado nesta sexta-feira (28) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para fazer uma cirurgia de retirada de pedras na vesícula, de acordo com informações de sua assessoria de imprensa.

O hospital confirmou apenas que o deputado foi internado nesta sexta, mas não disse o horário e nem o motivo da internação.
A assessoria de Tiririca informou que ele não passou mal e que a cirurgia não é de urgência. Conforme a assessoria, o deputado passou por uma consulta na manhã desta sexta e resolveu fazer a cirurgia no mesmo dia. O motivo seria porque, a partir da semana que vem, quando tomará posse na Câmara como deputado federal, Tiririca terá menos tempo por conta da divisão da agenda entre as atividades parlamentares e as artísticas.

Há um mês, Tiririca foi internado em um hospital de Fortaleza após uma indisposição em razão das pedras na vesícula.
Tiririca obteve 1,3 milhão de votos e foi o deputado mais votado do país nas eleições de 2010. Ele foi diplomado deputado no dia 17 deste mês. Dois dias antes, havia visitado a Câmara dos Deputados, em Brasília, pela primeira vez, após polêmica em torno da suspeita de que ele seria analfabeto – acusação da qual foi absolvido.