segunda-feira, 9 de março de 2020

Caminhão tomba em Macaíba e BR 304 fica parcialmente interditada


Um Caminhão tomba, na BR 304 ,em Macaíba e a via fica parcialmente interditada. O acidente ocorreu na altura do km 290, na baixa próximo à entrada para a fazenda Real, antes da reta da Tabajara. Além do carro, o carregamento de biscoito também que foi ao chão.

O motorista deve ficar atento porque o tráfego está lento na região devido à interdição de uma das faixas de rolamento no sentido crescente da BR. O trânsito está sendo sinalizado pela Ronda da UOP de Macaíba.Fonte-https://www.jairsampaio.com/

A Polícia Rodoviária Federal também está no local. Não há vítimas no local. O fluxo dos carros deve voltar ao normal tão logo seja realizado o destombamento do veículo.

Beneficiando população que reside na Zona Rural, Vivaldo pede criação do Programa Saúde Móvel


 

deputado Vivaldo Costa (PSD) protocolou importante projeto que beneficia diretamente a população que mora na zona rural do Rio Grande do Norte. O parlamentar sugeriu a criação do Programa Saúde Móvel.

A idéia tem como foco principal a forma do atendimento proposto para atender a população. Ao invés do cidadão se deslocar para um Posto de Saúde ou Hospital Público da cidade, é o equipamento médico e odontológico que se desloca ao encontro do cidadão que necessita de atendimento. O veículo equipado adequadamente circulará pela zona rural.
O Programa de Saúde Móvel é suplementar aos programas de saúde pública já existentes e implementados nos municípios. Não visando substituir nenhum dos programas e sistemas já em operação na área da saúde pública. A proposta visa diminuir os mais graves e recorrentes problemas que afligem a população, que é o insuficiente atendimento do público da Zona Rural.

Após ouvido em plenário o requerimento de Vivaldo Costa foi encaminhado para a governadora Fátima Bezerra (PT) e ao secretário da de Saúde Pública, Cipriano Maia de Vasconcelos.fonte-https://www.jairsampaio.com/b

Produtos produzidos no RN poderão ser comercializados por todo o país


O Rio Grande do Norte vai receber o Certificado de equivalência dos Serviços de Inspeção, do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Isso significa que os órgãos de inspeção estaduais terão condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, preservando a segurança alimentar do consumidor.
A conquista é resultado de uma luta de mais de 20 anos, que envolve o Programa de Fortalecimento de Inspeção Animal no RN, com a participação do Governo do RN, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e do  Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), junto à Superintendência Federal de Agricultura no RN (SFA/RN), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A certificação acontecerá na próxima segunda-feira (9), durante a realização de seminário sobre o tema, em Fortaleza/CE, que contará com a participação da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

Açudes todos secos no Seridó

fonte- Robson Pires

Açude Marechal Dutra (Gargalheiras), de Acari, está com apenas 13% de sua capacidade total de volume d’água. Ainda faltam 9 metros para atingir o “véu da noiva” (a sangria). Tem que chover muito ainda. Já o Açude Itans de Caicó não tomou um DEDO de água.
Na mesma tangida tomando pouca água: Barragem Passagem das Traíras, Santo Antônio, Caraúbas, Zangalheiras, Boqueirão, Caldeirão, Mundo Novo… e por aí vai.
Vamos aguardar chuvas. Muita. Pra resolver.

Ministério da Saúde vai distribuir quatro milhões de máscaras de proteção para profissionais da área


coronavírusComo o novo coronavírus é de propagação respiratória e tem grau de contaminação elevado, os equipamentos de proteção individual, conhecidos como EPIs, se tornaram protagonistas na luta contra o vírus. Esses itens, como máscaras e luvas, são utilizados, principalmente, por profissionais da saúde. Para aumentar a proteção desses profissionais, o Ministério da Saúde vai investir R$ 72,9 milhões na aquisição de máscaras de proteção para o rosto. A assinatura foi feita na última quinta-feira (5) e os materiais começam a ser distribuídos na próxima semana nos estados e municípios.
“São 500 mil máscaras do modelo N95, das 4 milhões que serão adquiridas. Vai demorar alguns dias para chegarem, entre 10 a 15 dias, com a assinatura dos contratos esses itens devem ser entregues em até 15 dias do material”, informou o secretário-geral do Ministério da Saúde, João Gabbardo.
Uma norma da Anvisa estabelece a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, assim como aqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. As máscaras devem ser usadas pelos profissionais de saúde que trabalhem em qualquer edificação destinada à prestação de serviço para a população.

Ronaldinho é investigado por outros crimes no Paraguai além do uso de passaportes falsos, diz promotor Osmar Legal

Foto: Jorge Saenz/AP
O promotor Osmar Legal – que atua no processo em que Ronaldinho Gaúcho e de Roberto de Assis, irmão do ex-jogador, são investigados por uso de passaportes falsos no Paraguai – afirmou neste domingo (8) ao Globoesporte.com que os dois também são investigados por outros crimes.
Ronaldinho e Assis foram detidos na quarta-feira (4) após chegar a Assunção e estão presos de maneira preventiva no país vizinho. Eles são processados, por enquanto, por uso de documentos paraguaios irregulares. A prisão preventiva pode durar até seis meses.
Foi o próprio Osmar Legal quem pediu, neste sábado (8), a manutenção da prisão dos brasileiros, alegando “risco de fuga e que o Brasil não extradita seus cidadãos”. Na tentativa de transformar o caso em prisão domiciliar, a defesa alegou que Assis tem um problema no coração e precisa de cuidados médicos.
Ao Globoesporte.com, o promotor falou neste domingo sobre as possíveis vantagens do uso de passaportes irregulares. “Um brasileiro com documentação paraguaia poderia ter a vantagem de participar de negócios em algumas empresas no país. [Vantagens] Que não seriam dadas sem a cidadania paraguaia”, disse Legal.
Ele declarou que não pode dizer quais serão os próximos passos da investigação, mas citou que “há indícios de que outros crimes foram cometidos”. Também não descreveu como os passaportes falsos chegaram a Ronaldinho e Assis.
O promotor afirmou ainda que “é importante que eles [Ronaldinho e Assis] sigam no Paraguai durante esse processo”. Além da detenção do ex-jogador e do irmão, Osmar Legal solicitou a prisão preventiva da empresária Dalia López, responsável pela ida da dupla ao Paraguai.
Cronologia do caso
Na quarta, Ronaldinho e Assis entraram no Paraguai utilizando passaportes adulterados e ficaram sob custódia em um hotel.
Na quinta-feira (5), os dois foram ao Ministério Público dar declarações. O promotores informaram ter entendido que os dois haviam sido enganados e que, por isso, não seria apresentada acusação formal.
Após uma audiência na sexta que durou quase sete horas, o juiz disse que não iria acatar a sugestão do Ministério Público de que Ronaldinho e Assis eram inocentes e deu um prazo de dez dias para que a acusação voltasse a se pronunciar.
Surgiu, então, a informação de que Ronaldinho e Assis iriam deixar o Paraguai – até aquele momento, eles poderiam deixar o país, pois não havia nenhuma acusação contra eles. O Ministério Público, diante disso, solicitou a detenção.
Os irmãos passaram a noite seguinte na prisão.
No sábado, Ronaldinho e Assis chegaram algemados a uma nova audiência do caso. Após os depoimentos, a Justiça do Paraguai determinou a manutenção da prisão preventiva do ex-jogador e do irmão. A ordem foi dada pela juíza Clara Ruíz Diaz.

São Paulo tem 1 milhão de carros roubados e furtados no Estado em cinco anos


Arte: R7
Os roubos e furtos de veículos no Estado de São Paulo ultrapassaram a marca de 1 milhão de casos entre 2014 e 2019, conforme boletins de ocorrência policiais registrados pela SSP-SP (Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo) e disponíveis no site oficial do órgão. Juntas, as duas categorias somam 3.5 milhões de crimes desde 2001, ano em que os dados oficiais passaram a ser contabilizados.
Na somatória dos crimes, o ano de 2014 registrou o maior número de casos (211.532) — o mesmo ano detém os recordes de casos separadamente: 122.769 furtos e 98.763 roubos de veículos. Nos anos seguintes, houve decréscimo gradual da quantidade de ocorrências: 189.349 (2015), 188.881 (2016), 172.793 (2017), 158.213 (2018) e 137.169 (2019).
Após o período destacado (2014-2019), os anos de 2013 e 2001 concentram os maiores índices de ocorrências no Estado quando se contabiliza — somados — os dados de furtos e roubos: 215.510 e 215.011, respectivamente. Em 2008, foi verificado o menor volume de crimes: 159.124.
“O aumento da frota, a dimensão continental do Brasil, o alto preço das peças, dos veículos, a corrupção por parte de uma minoria de funcionários, que deveriam fiscalizar a frota de veículos, aliado a um grande mercado formado por pessoas que não se importam com a origem criminosa do bem, concorrem para o quadro atual”, avalia o consultor em segurança pública Marcos Carneiro de Lima, ex-delegado geral da Polícia Civil de São Paulo.
O especialista ressaltou que os números coletados pelo governo paulista são bastante próximos da realidade, porque o índice de comunicação de ocorrências que envolvem veículos é de quase 100%, fato que não se verifica em outros crimes. “Por causa do seguro e da cautela do cidadão de não se ver envolvido com a utilização criminosa do seu veículo”, explicou.
Crime lucrativo
Marcos Carneiro de Lima afirma que o avanço da tecnologia no setor automotivo, com a criação de dispositivos e sistemas de segurança mais eficazes, não tem conseguido impedir a ação das quadrilhas especializadas neste tipo de crime. “Os veículos estão mais sofisticados, mas os criminosos têm conseguido burlar os sistemas. É o eterno jogo de gato e rato”, disse.
A expectativa pelo lucros altos e a demanda por peças e carros ilegais — produtos mais baratos e obtidos sem burocracia — mantêm as quadrilhas de criminosos em atividade constante.
“Várias leis foram criadas, bem como as delegacias especializadas. [Também há] a marcação do chassis em diversas partes do veículo ou um maior rigor no controle dos desmanches. Mas, a lei da oferta e da procura, mais a ideia de que o crime é lucrativo e a sensação de impunidade, fomentam este tipo de criminalidade”, acrescentou o consultor.
Destinos marcados
De acordo com Marcos Carneiro de Lima, parte dos produtos furtados e roubados é “picada” para ser negociada em desmanches ilegais. Mas há outros destinos certos para os produtos no mercado clandestino de veículos. “Depois de adulterados, os ‘dublês’ são vendidos nos diversos Estados brasileiros”, revelou.
Ainda conforme o consultor em segurança, as quadrilhas especializadas utilizam caminhões-cegonha para transportar os carros ‘dublês’ para o Estado do Paraná, onde são comercializados ou deixam o país pela fronteira com o Paraguai. “Em 2011 ou 2012, o 7º DP, da Lapa [zona oeste paulistana], fez um excelente trabalho desbaratando uma quadrilha”, complementou.
Quantidade de veículos em São Paulo
De acordo com os dados do Ministério da Infraestrutura do governo federal, atualizados em fevereiro de 2020, a frota do Estado de São Paulo é 30.131.254 veículos. Na capital paulista, há 8.583.039 veículos licenciados.