domingo, 16 de agosto de 2020

Justiça autoriza aborto de menina de 10 anos que engravidou após abuso no ES

 


Foto: Reprodução

A Justiça estadual, por meio da Vara da Infância e Juventude de São Mateus, autorizou na última sexta-feira (14) que a menina de 10 anos que engravidou após ser abusada sexualmente pelo tio poderá interromper a gestação, seja pelo aborto ou pelo parto imediato do feto, conforme informações do ES2, da TV Gazeta. A decisão é do juiz Antônio Moreira Fernandes e atende ao pedido feito pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

O magistrado considerou que é legítimo o aborto em casos de gravidez decorrente de estupro, risco de vida à gestante e anencefalia fetal. Um relatório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) inseriu a menina no programa de gestante de alto risco.

Na decisão, o juiz escreve que assistentes sociais que atenderam a criança disseram que “só de tocar no assunto, a menina entra em profundo sofrimento, grita, chora e nega a todo instante, apenas reafirma não querer (dar prosseguimento à gestação)”.

O juiz pontua que a vontade da criança deve ser respeitada e levada em consideração, “não podendo a menor experienciar traumas psicológicos ainda maiores do que às por ela já vividas em tão pouca idade”.

A criança está, atualmente, sob a tutela do Estado. Ela foi retirada de São Mateus e transferida para Vitória. O Ministério Público e o governo do Estado estão definindo em qual hospital será realizado o procedimento determinado pelo juiz.

“Conciui-se que a vontade da criança é soberana, ainda que se trate de incapaz, tendo a mesma declarado que não deseja dar seguimento á gravidez fruto do ato de extrema violência que sofreu”, escreve o magistrado na decisão.

A GAZETA

Primeira-dama Michelle Bolsonaro diz estar curada da Covid-19

 

Foto: Reprodução

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, afirma ter testado negativo para Covid-19, 16 dias após ter anunciado que estava com o novo coronavírus. Com uma cópia do resultado do exame, a notícia foi dada por Michelle em uma rede social, na noite deste sábado (15).”Exame negativo. Obrigada pelas orações e por todas as manifestações de carinho”, escreveu a primeira-dama em sua conta no Instagram.

Michelle circulou na publicação o trecho do exame em que é informado que o novo coronavírus não foi detectado na amostra sanguínea. De acordo com a postagem, Michelle Bolsonaro realizou a coleta para o teste ao final da manhã de sábado, e o resultado teria saído horas depois, ainda no mesmo dia.

Michelle Bolsonaro testou positivo para a covid-19 no dia 30 de julho, de acordo com uma nota divulgada à época pela Secretaria Especial de Comunicação Social.

Segundo o governo, a primeira-dama foi acompanhada durante esse período pela equipe médica da presidência da República.

Jair Renan Bolsonaro, filho mais novo do presidente, teve o diagnóstico para o novo coronavírus confirmado pela mãe do jovem nas redes sociais também neste sábado.

Segundo Ana Cristina Siqueira Valle, conhecida como Cristina Bolsonaro, o filho testou positivo para Covid-19, mas “está muito bem, tomando hidroxicloroquina”.

CNN BRASIL

Na falta de vacina, farmacêuticas apostam em drogas com anticorpos

 


Ainda que sejam bastante promissoras, não é certo que uma vacina para o novo coronavírus entre em circulação nos próximos meses. É por isso que cientistas de todo o mundo buscam alternativas para a proteção e o tratamento da Covid-19: drogas que entregam anticorpos são uma delas.

Ainda que uma vacina seja licenciada, pode demorar meses após a injeção para que o corpo consiga produzir resposta imunológica mais forte contra o vírus. Algumas drogas experimentais conseguem diminuir esse tempo e fornecem versões mais concentradas destas proteínas no corpo.

Elas entregam anticorpos prontos para combater o vírus imediatamente, sem a necessidade de ensinar o sistema imunológico como produzi-los. Esse processo tem se mostrado eficaz em estudos pré-clínicos, ou seja, em testes de laboratório e em animais.

FONTE-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Covid-19 chega a 98,7% dos municípios brasileiros

 

exame-covid-02A Covid-19 já atinge 98,7% dos municípios brasileiros, segundo levantamento da Globonews. Neste domingo (16), o Brasil chegou ao total de 107.305 óbitos por causa da doença e 3.318.168 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia.

A região Norte do país foi a primeira a registrar 100% do seu território com casos do novo coronavírus. De acordo com dados das secretarias estaduais de saúde, apenas 67 cidades brasileiras ainda estão livres de casos da doença. Ao todo, são 17 estados com todas as cidades com pelo menos um caso de coronavírus. Não há nenhum estado brasileiro que não registre 90% de seu território atingido.

FONTE-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Vencedores do Curta Caicó serão anunciados neste domingo (16)

 

Cerimônia-de-Premiação-feedA cerimônia de premiação do 3º Curta Caicó será realizada neste domingo (16), a partir das 19 horas, em transmissão ao vivo no canal do festival youtube.com/curtacaico.

Os filmes selecionados nas Mostras Competitivas  irão concorrer em várias categorias: Melhor Filme (ficção ou documentário); Direção, Ator (ficção); Atriz (ficção); Personagem (documentário); Roteiro; Fotografia; Trilha Sonora Original; Som; Direção de Arte; e Montagem. Cada mostra conta com um júri técnico formado por profissionais do audiovisual convidados da ACCIRN (Associação de Críticas de Cinema do RN). Os vencedores receberão certificados emitidos pelo festival.

Os filmes também irão concorrer a várias premiações especiais. Os vencedores de Melhor Filme das Mostras Competitivas (Nacional, Nordeste, Potiguar e Seridó) concorrem ao Prêmio Místika de Pós-Produção e irão receber R$ 3.000,00 em serviços para o próximo filme do realizador. O prêmio terá validade de 1 ano contado a partir do dia da premiação.

FONTE-http://blogdoserido.com.br/noticias/

Rogério Marinho, Governador e Fábio Faria Senador, diz o Globo

 


FONTE-Robson Pires

Deu no Globo:

Rogério Marinho fracassou em 2018 ao tentar se reeleger deputado federal após ter se desgastado ao relatar a reforma trabalhista durante a gestão Michel Temer. Chamado por Paulo Guedes, virou articulador da austera reforma da Previdência aprovada no ano passado. Mas agora, o nome do ministro do Desenvolvimento Regional passou a ser associado a um adjetivo impensável meses atrás: “gastador”. É ele quem lidera a ala do governo que deseja “furar” o teto de gastos para investir em obras, contrariando o titular da Economia.

Por trás da transformação está o desejo de se cacifar como candidato a governador do Rio Grande do Norte, em 2022, e a conquista de uma proximidade com o presidente Jair Bolsonaro ao defender internamente que essas medidas visam à reeleição do chefe. Procurado, Marinho nega pretensões eleitorais e diz ser apenas candidato “a ser um bom ministro”.

Mas colegas da Esplanada e ministros com assento no Palácio do Planalto garantem que o desejo de concorrer ao governo do seu estado natal como candidato de Bolsonaro ajuda a explicar as movimentações de Marinho.

A aliança que está sendo costurada contemplaria ainda a candidatura do ministro das Comunicações, Fábio Faria, para o Senado. O estado hoje é governado por Fátima Bezerra, do PT.

A disputa em torno do tamanho das despesas do governo atingiu o ápice na terça-feira da semana passada, quando Guedes disse, sem citar nomes, que auxiliares do presidente que desejam “furar” o teto de gastos o levariam para uma “zona de impeachment”. A subida de tom do ministro da Economia levou o presidente a convocar uma reunião no dia seguinte para marcar posição em defesa do teto. Na quinta, porém, o presidente afirmou não ver problema nessa discussão.

A pretensão política de Marinho é constantemente citada por Guedes, nos bastidores, numa tentativa de desacreditar o colega. Para o ministro da Economia, os ministros devem trabalhar pela reeleição de Bolsonaro, e não pelos próprios projetos pessoais. E, na avaliação de Guedes, a alta de gastos mais prejudica do que ajuda o caminho do presidente a 2022.Não é isso que pensa a ala “pró-gasto” liderada por Marinho, e que conta também com ministros palacianos. Esses ministros avaliam ser necessário fazer obras, montar uma agenda de inaugurações com a presença de Bolsonaro e construir um programa social forte para reeleger o presidente. Na próxima sexta, inclusive, ao lado de Marinho e Faria, Bolsonaro deve ir ao Rio Grande do Norte para participar de uma cerimônia de entrega de títulos fundiários.

 O cenário eleitoral aproximou Marinho do chefe, que o incumbiu de manter o “olhar especial” para o Nordeste. O ministro está sem partido.

Ele desfiliou-se do PSDB em junho deste ano, depois de ser derrotado ao tentar se reeleger como deputado federal em 2018, quando teve 59 mil votos.

A derrota o levou a cogitar, inclusive, mudar seu domicílio eleitoral para São Paulo, onde acreditava que o perfil de austeridade que lhe marcou nos últimos anos seria mais bem aceito.

Marinho chegou ao governo pelas mãos de Guedes. A atuação dele na reforma trabalhista o credenciou para o cargo de secretário especial de Previdência e Trabalho e foi o homem do governo na aprovação da reforma do sistema de aposentadorias, aproveitando a boa relação que desenvolveu com o Congresso. Assessores do ministro do Desenvolvimento Regional afirmam que ele é ciente da necessidade de controlar as contas públicas, mas que acredita que 2020 é um ano excepcional e, como tal, não se pode deixar obras paradas. A versão dos auxiliares é que Guedes “vazou” debates internos para colocar Marinho em rota de colisão com Bolsonaro e que o ministro da Economia quer “interditar o debate”.

Em entrevista ao GLOBO no início do mês, Marinho lembrou que o país já terá um rombo de R$ 800 bilhões — por contas das medidas para combater o coronavírus e da queda da atividade econômica — e, por isso, não haveria problema num acréscimo de “R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões”:

— Parece que temos uma faca cravada no olho e estamos preocupados com o cisco.

O problema, avalia o Ministério da Economia, é que isso pode “abrir a porteira” para um gasto desenfreado, minando a confiança na recuperação fiscal. Na reunião que terminou com Bolsonaro falando em defesa do teto de gastos, Marinho ficou ao lado de Guedes na foto do pronunciamento. A proximidade, porém, hoje fica apenas na imagem.

10 atividades que podem te deixar mais exposto à Covid-19

 

FONTE- Robson Pires

Quais são as atividades mais arriscadas para se fazer em meio à pandemia do novo Coronavírus? Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano, algumas (mais perigosas que as outras) podem aumentar o seu risco de exposição ao vírus, o que impacta diretamente nas suas chances de ser infectado.

No mundo todo, mais de 20 milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus e 625.005 morreram. Os Estados Unidos são o epicentro da doença, com mais de 5 milhões casos confirmados e cerca de 164 mil óbitos.

O Brasil, segundo país mais afetado pela doença, tem mais de 3 milhões de doentes e já ultrapassou a marca de 100 mil mortes, segundo o monitoramento em tempo real da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Ir a um parque, por exemplo, tem um risco baixo de contaminação, mas ainda existente uma vez que nem todas as pessoas podem estar usando máscaras contra a covid-19 no local, o que aumenta exponencialmente o risco. Viajar de avião, no entanto, parece ser a atividade mais perigosa, seguida de ir a um bar e de cortar o cabelo.

Para reduzir os riscos de contaminação, é sempre importante seguir a regra de distanciamento social e usar máscaras o tempo todo, mesmo nos locais menos “perigosos”.

Abaixo, confira a lista de 10 atividades que são mais arriscadas durante a pandemia, sendo a primeira a que apresenta mais risco e a última a que apresenta menos risco.

1. Viajar de avião
2. Ir a um bar
3. Cortar o cabelo
4. Comer dentro de um restaurante
5. Ver amigos em casa
6. Ir à academia
7. Fazer compras no mercado
8. Comer fora do restaurante
9. Ver amigos fora de casa
10. Ir a um parque

Exame

Bolsonaro vive o seu melhor momento

 


FONTE-Robson Pires

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, voltou a defender o casamento de Jair Bolsonaro com o Centrão.

“Bolsonaro vive seu melhor momento, cessaram as declarações polêmicas, estamos tendo estabilidade, ninguém fala mais em impeachment. Estamos hoje buscando retomada do crescimento e estabilidade econômica. Isso é fruto da aproximação com partidos de centro”, afirmou em entrevista à CNN Brasil.

“O presidente foi eleito com um discurso de que não iria negociar com a classe política, mas ele viu que isso era inviável. Nós temos que ter a negociação.”

Mega-Sena, concurso 2.290: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 33 milhões

 


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.290 da Mega-Sena, realizado neste sábado (15) em São Paulo. O prêmio acumulou.

Os números sorteados foram: 05 – 18 – 36 – 44 – 57 – 60. A quina teve 96 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 25.025,89. A quadra teve 4.532 apostas vencedoras; cada uma receberá R$ 757,30.