segunda-feira, 30 de março de 2020

RN recebe mais 168 mil doses de vacina contra Influenza e vacinação deve retomar na terça


O Rio Grande do Norte recebeu 168 mil novas doses de vacina contra Influeza para dar continuidade à campanha de vacinação iniciada no último dia 23. A campanha teve grande adesão no Estado, esgotando as doses disponíveis do primeiro lote em apenas três dias na capital potiguar. De acordo com a coordenação de imunização da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap), já foi concluída a distribuição entre as Regionais de Saúde do RN, que agora devem enviá-las aos respectivos postos e unidades de saúde que vão oferecer a vacinação. A previsão da Sesap é que a vacinação seja retomada na terça-feira.
Até o dia 25 de março, o RN havia recebido duas das 14 remessas previstas de vacinas, totalizando 275.080 doses, 22,6% da quantidade total a ser recebida até o fim da camapanha, programada para o dia 22 de maio. Apesar do esgotamento de um lote de vacinas, a campanha permanece em sua primeira fase, tendo idosos e profissionais de saúde como público alvo.
A previsão é de que 1.108.180 pessoas sejam vacinadas no RIo Grande do Norte. Ao todo, o Estado deve receber 1.214.800 doses da vacina até o fim da campanha, o que garante a vacinação de 100% do público-alvo e suprem possíveis perdas técnicas de doses no processo.
TRIBUNA DO NORTE Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Municípios do RN ficam sem água após rompimento de adutora


As chuvas que caíram no interior do Rio Grande do Norte na madrugada deste domingo (29) derrubaram um pilarete da tubulação da Adutora Sertão Central.
Com isso, o sistema rompeu e deixou sete municípios do estado sem abastecimento de água.
De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), os municípios afetados são: Angicos, Caiçara do Rio do Vento, Fernando Pedroso, Jardim de Angicos, Lajes, Pedro Avelino e Riachuelo, além da comunidade Cachoeira do Sapo.
A companhia informou ainda que os reparos foram iniciados, mas por se tratar de um “serviço de maior complexidade” o trabalho só deve ser concluído na tarde de segunda-feira (30).

O fornecimento de água para as localidades só devem ser normalizado 72 horas depois da conclusão do reparo.

Coronavírus: Trump anuncia teste que fica pronto em cinco minutos


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um teste para o coronavírus que mostra o resultado em apenas 5 minutos. Durante a coletiva de imprensa deste domingo (29), ele aproveitou para elogiar o trabalho de todos os envolvidos no combate ao covid-19.
Trump afirmou que pesquisadores lançaram um teste que pode mostrar o resultado de pacientes com coronavírus em apenas 5 minutos. O PCR Rápido poderá ajudar o país a identifcar e controlar mais rapidamente a epidemia no território.
Sobre o país apresentar o maior número de contaminados do mundo, Trump disse que a questão está no número de testes. Segundo o presidente, o país apresenta o maior número porque eles realmente fazem os testes no maior número de pessoas.
O presidente aproveitou para agradecer todos os profissionais que estão envolvidos no trabalho do tratamento e combate ao coronavírus no país. 

Trump afirmou que o pico da doença no país se dará em duas semanas.