quarta-feira, 2 de junho de 2021

Com feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira, decreto da Prefeitura do Natal declara ponto facultativo nas repartições públicas nesta sexta-feira

 

Foto: Alex Régis/Secom

Em virtude do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (03.06), a Prefeitura do Natal, por meio do Decreto nº 12.232, de 31 de maio de 2021, declarou ponto facultativo no dia 4 de junho (sexta-feira), nas repartições públicas da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do município.

O Decreto publicado do Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (02.06) recomenda aos dirigentes dos órgãos e entidades observarem o funcionamento dos serviços essenciais das respectivas áreas de competência no dia de vigência do ponto facultativo. 

Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

UFRN desenvolve aplicativo para popularizar medidas de prevenção e controle da covid-19

 

02/06/2021 17h10

Um aplicativo de computador com funcionalidades capazes de aumentar a adesão da população às medidas de prevenção e controle da covid-19 e de outras doenças respiratórias agudas graves, tais como pneumonia, tuberculose, coqueluche, difteria, H1N1 e bronquiolite, recebeu na última semana do mês de maio o registro definitivo de propriedade, concessão feita pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).

O sistema web RespiraSaúde será utilizado em conjunto com o aplicativo móvel RespiraSaúde, com o objetivo de gerenciar materiais educativos que serão incluídos, visando à mitigação do risco de contágio e ao aumento da participação da população no controle e prevenção de doenças respiratórias graves. Os conteúdos elaborados em formatos e linguagem acessíveis à população serão disponibilizados no formato de vídeos, textos e imagens. Além disso, o sistema web permitirá o gerenciamento de dados inseridos pelos usuários do aplicativo móvel RespiraSaúde.

A ferramenta permitirá ainda, a partir do cadastro dos seus usuários, o envio de informações relevantes de educação em saúde para grupos específicos, como, por exemplo, os de condições respiratórias agudas ou crônicas, pessoas vacinadas ou não para covid-19, pessoas previamente contaminadas ou não, pelo rastreio de pessoas com complicações pós-covid-19.

As informações com os nomes dos inventores do RespiraSaúde podem ser acessadas no endereço www.agir.ufrn.br, mesmo local em que os interessados podem visualizar um passo a passo elaborado pela equipe da Agência de Inovação (AGIR). Dúvidas adicionais podem ser solucionadas por meio dos telefones (84) 9 9167-6589 / 9 9224-0076.

Com UFRN Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Morre paciente de 29 anos com suspeita de infecção pela cepa indiana no RN

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – RN (CIEVS-RN), informa que, apenas um paciente suspeito de estar infectado pela Cepa B.1.617, conhecida popularmente como Cepa indiana teve a mostra enviada para análise.

Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, 29 anos. Procedente do estado do Maranhão e com RT-PCR confirmado para Covid-19, o paciente foi hospitalizado, e encontrava-se internado em isolamento em terapia intensiva, instável e com suporte ventilatório, recebendo toda assistência que o caso requer, porém foi a óbito na segunda-feira (31/05/2021).

A amostra do paciente entrou nos critérios do Ministério da Saúde para a realização do sequenciamento genético que está sendo providenciado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do RN (LACEN-RN) e foi enviada para o Instituto Evandro Chagas no Pará. O resultado deverá sair em breve.

A SESAP também monitora 1 comunicante de voo com caso confirmado para variante indiana. voo, Guarulhos-Rio de janeiro. Durante a investigação, foi verificado que o paciente tem uma linha de celular com o código de área do Rio Grande do Norte, mas que se encontrava no Rio de Janeiro desde o desembarque do voo em que teve contato com o caso confirmado, sendo repassado o monitoramento para a vigilância do outro estado.

A SESAP continua seguindo as orientações do Ministério da Saúde, neste momento monitora 2 pessoas procedente de voos internacionais, que devem ficar em isolamento domiciliar por 15 após o desembarque em solo brasileiro.

Grande Ponto Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Vacinação dos profissionais da educação no RN inicia com 25 mil doses

 

O Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) viabilizaram a logística para que a vacinação dos trabalhadores da educação comecem a ser vacinados nesta quinta-feira (3) no Rio Grande do Norte (RN). O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada hoje (2). Inicialmente serão distribuídas 25.000 doses que devem ser destinadas aos profissionais que trabalham em creches e pré-escolas em áreas de maior vulnerabilidade.

O RN já ultrapassou a marca de 1,5 milhões de doses recebidas, sendo 762.440 do imunizante Coronavac/Butantan, 719.450 da vacina Oxford/Astrazeneca, além de 45.630 doses da Pfizer.

De acordo com Lyane Ramalho, subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, o lote com 95.500 vacinas de Oxford/Astrazeneca, que chegou ao estado na manhã desta quarta-feira, foi reforçado com parte da reserva técnica para garantir as doses. “Além dos trabalhadores da educação, estes imunizantes também darão prosseguimento à vacinação das pessoas com comorbidades e deficiência permanente. Conseguiremos ainda prosseguir com a imunização dos trabalhadores da saúde das áreas de regulação, gestão, vigilância e assistência que ainda não tenham sido vacinados”, explicou.

O secretário de Estado da Educação Pública, Getúlio Marques, destacou o momento histórico para os trabalhadores da educação de todo o RN e do país. “Temos um momento que é simbólico e histórico, resultado da luta da governadora Fátima Bezerra e de todos os trabalhadores da educação, para que possamos voltar às nossas atividades com segurança, vacinando desde os porteiros, vigilantes, merendeiras, ASG, até os professores e gestores, com o aval do Ministério da Saúde”, comemorou.

Gestantes

André Prudente, diretor geral do Hospital Giselda Trigueiro, reforçou principalmente para as gestantes que os cuidados devem ser mantidos, assim como a busca pela vacinação. “Não podemos relaxar. Devemos continuar usando máscara, álcool gel, mantendo o distanciamento social e, nos grupos que estão autorizados a receber o imunizante, que não tenham medo. As vacinas são seguras e o meio mais eficaz para a proteção da mãe e do bebê. Para a imunização é preciso apenas levar algum exame ou o cartão de pré-natal que comprove a gravidez”.

Este ano o RN já contabiliza 40 óbitos por Covid-19 em gestantes. O imunizante da Pfizer é o recomendado pelo Ministério da Saúde para este público. Nesta quinta-feira, o estado irá receber mais 14.040 doses deste imunizante.

Indicadores

O secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, apresentou a situação da pandemia no RN, através do Indicador Composto – índice desenvolvido pelo Comitê Científico que monitora os dados da Covid-19 seguindo algumas variáveis como taxa de internação, óbitos, número de casos diários, entre outros.

Sete municípios estão em situação de alerta vermelho, nas regiões do Agreste e Vale do Açu. Além disso, as regiões com sede em Pau dos Ferros e Caicó apresentam mais de 50% de seus municípios em situação de alto risco.

“Estamos sem possibilidade de expansão dos leitos, isso em âmbito nacional, principalmente pela escassez de profissionais, medicamentos e equipamentos. Então contamos com a parceria dos municípios para fortalecer as ações que possam deter a transmissão do vírus, através dos decretos regionalizados. Estamos agindo nos territórios, com as equipes de Atenção Primária à Saúde, através de monitoramento, rastreio e testes rápidos e também mobilizando as comunidades para mantermos as medidas de proteção”, finalizou Cipriano Maia.

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Nos EUA estão trocando cerveja por vacina

 

A gigante da cerveja Anheuser-Busch disse hoje que ofereceria aos americanos outro incentivo para serem vacinados: cerveja grátis.

A empresa disse em um comunicado que “compraria a próxima rodada” de cerveja, soda ou bebida não alcoólica assim que o país atingir a meta do presidente Biden de fazer com que 70 por cento da população adulta receba pelo menos uma vacina contra o Coronavírus até 4 de julho. Até agora,  63 por cento dos americanos adultos receberam pelo menos uma dose.

“Temos orgulho de nos esforçar em tempos de necessidade e de grande celebração, e o ano passado não foi diferente”, disse Michel Doukeris, presidente-executivo da Anheuser-Busch.

“Enquanto olhamos para dias mais brilhantes com otimismo renovado, temos orgulho de trabalhar ao lado da Casa Branca para causar um impacto significativo em nosso país, nossas comunidades e nossos consumidores.”

Alcançar a meta de vacinação até o Dia da Independência pode não ser fácil. 

O ritmo das vacinações nos Estados Unidos diminuiu, mas os maiores ganhos nas últimas semanas foram feitos na vacinação de jovens de 12 a 15 anos, que não são elegíveis para o cartão de débito de US $ 5 para cerveja grátis.

No entanto, houve progresso no alcance de alguns grupos, incluindo latinos e pessoas sem diploma universitário, com as taxas mais altas de hesitação às vacinas, de acordo com a Fundação Kaiser.

New York Times

PS: O mundo é uma merda. Enquanto os EUA trocam vacinas por cerveja nos países pobres falta a imunização.

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/