domingo, 1 de março de 2020

AÇUDE DOURADO EM CURRAIS NOVOS AUMENTA SEU NÍVEL EM MAIS DE 2 METROS.

.
O açude Dourado, principal reservatório que abastece a cidade de Currais Novos, ganhou 2 metros e 30 centímetros com a chuva das últimas 48 horas. O nível já passou 90 centímetros da tomada d’água. A informação foi confirmada por Adelson, responsável pelo escritório da CAERN no município.

FEZ CERTÍSSIMO, UMA VERGONHA: Prefeitura do Rio censura mostra com imagem de santa com pênis e homens nus

Resultado de imagem para Prefeitura do Rio censura mostra com imagem de santa com pênis e homens nus

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro censurou na sexta (28) a exposição “Todxs xs Santxs – Renomeado – #eunãosoudespesa”, do artista Órion Lalli, que estava em cartaz no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. O argumento do órgão da prefeitura é que uma das obras ataca valores cristãos.
Um dos trabalhos expostos continha a imagem de uma santa com o seio nu e um pênis à mostra, centrada em um esquema de quebra-cabeça mostrando dois homens nus se acariciando. Ao lado do jogo de imagens, aparece a frase “Deus acima de tudo, gozando acima de todos”.
A polêmica começou quando o deputado estadual Márcio Gualberto, do PSL, criticou a obra nas redes sociais.
Segundo Gualberto, ele recebeu uma denúncia anônima sobre a exposição. “É uma agressão desnecessária, injustificada e gratuita. O autor foi muito infeliz. Peço a Deus que toque o coração e o faça compreender que não produziu uma obra de arte”, disse o parlamentar.
Após críticas, Gualberto e a deputada federal Christiane Tonietto, do PSL, registraram uma notícia-crime na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.
“É inadmissível que Nossa Senhora seja retratada com um órgão sexual masculino. Isso não é arte!”, disse o deputado em um tuíte.
Em nota, a secretaria da Cultura diz reafirmar “seu compromisso com o respeito constitucional à liberdade religiosa e a todas as crenças” e que “nossos equipamentos abrigam manifestações culturais de todas as linguagens e estilos, sendo um dos nossos pilares o respeito à liberdade artística”, mas informa que decidiu censurar a mostra enquanto aguarda a decisão judicial em relação à notícia-crime.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, uma comissão do órgão recomendou que a exposição tivesse classificação indicativa de 18 anos. Avisos foram então afixados nas galerias avisando sobre conteúdo impróprio para menores de idade uma semana antes da interdição da mostra.
O artista Órion Lalli, contudo, nega referências à Virgem Maria. “Estão dizendo que é a imagem de uma santa cristã, mas não é. É a minha santa. É o meu oratório”, afirmou Lalli. Segundo ele, a obra retrata diversos símbolos de diferentes signos, sobretudo ligados aos corpos LGBT e às pessoas soropositivas.
“Precisamos falar sobre meu corpo que vive com HIV, contextos históricos da arte, dadaísmo, futurismo e expressões artísticas muito mais velhas do que esses que querem me acusar de algo, de um crime, que não cometi”, acrescentou.
No dia 23 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro publicou um vídeo em que o secretário da pasta, Adolpho Konder, alerta que apesar de o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica estar fechado devido ao recesso de Carnaval, o artista da obra seria notificado sobre as denúncias de vilipêndio e que uma medida seria tomada.
“Gostaria de salientar que a Secretaria Municipal de Cultura abriga as mais diversas expressões culturais e artísticas, mas não podemos admitir nada que promova intolerância e ofensa ao sentimento religioso de qualquer credo. Essa exposição foi aprovada por um curador na gestão anterior à nossa”, afirmou Konder.
O artista nega ter tido intenções de ofender alguém ou alguma fé. “Até quando vamos falar em sexo pautado no conservadorismo por um erro de construção mitológica?”, questionou Lalli. “Um trabalho como esse ser censurado mostra que a discussão está muito longe de ter uma razoabilidade. Que temos muito caminho pela frente”, disse.

Conheça as 15 fake news mais compartilhadas sobre o coronavírus


O Ministério da Saúde criou um número de WhatsApp, (61) 99289-4640, para receber “informações virais” sobre coronavírus, que serão analisadas pelos técnicos do governo federal. Desde o início da divulgação dos casos da doença pelo mundo, foram recebidas 6.500 mensagens, das quais 90% eram relacionadas à nova doença. Dessas, 85% eram falsas. No site do ministério, as informações ganham um selo de fake news ou notícia verdadeira.
A pasta também adverte que, até o momento, não há medicamento específico, vacina, infusão ou óleo essencial que possam prevenir a infecção pelo novo coronavírus. Confira as informações falsas e verdadeiras abaixo. 
Na próxima semana, será lançado o aplicativo “Coronavírus SUS”, com dicas, telefones e a possibilidade de encontrar a unidade de saúde mais próxima. Também contará com um pequeno questionário, perguntando, por exemplo, se a pessoa tem febre ou veio de um país com transmissão do vírus. Isso servirá para dizer se a pessoa se enquadra como caso suspeito ou não.
Já a Polícia Civil do Rio anunciou ontem que a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) investigará autores de fake news que disseminam mensagens no estado.

É falso

1 – Chá de abacate com hortelã previne contra coronavírus
2 – Uísque e mel contra coronavírus
3 – Óleos para combater coronavírus
4 – Chá imunológico combate o novo coronavírus
5 – Vitamina C + zinco combatem o novo coronavírus
6 – Vídeo sobre vitamina D e a prevenção do novo coronavírus
7 – Álcool gel não tem eficácia, mas vinagre tem
8 – Gargarejos são eficazes para combater o vírus nos primeiros dias, quando o coronavírus fica restrito à garganta
9 – O vírus é resistente em superfícies metálicas, onde pode ser manter vivo por até 12 horas
10 – Beber água quente ou chás quentes mata o vírus
11 – China cancelou todos os embarques de produtos por navio até março
12 – Já existe cura contra o coronavírus
13 – Médicos tailandeses curam coronavírus em 48 horas
14 – Semelhança do vírus HIV com o coronavírus
15 – Há medicamentos específicos eficazes contra o novo coronavírus

Saúde Álcool gel é eficaz na prevenção ao coronavírus, afirma conselho


Ácool gel
O uso de álcool gel para higiene das mãos como prevenção ao coronavírus é eficaz. Em nota, o Conselho Federal de Química (CFQ) criticou a disseminação de fake news por meio de um vídeo, com informações equivocadas e incorretas a respeito do emprego do álcool gel, divulgado por um “químico autodidata”.
Assinada pelo presidente da entidade, José de Ribamar Oliveira Filho, a nota do conselho esclarece que o álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele. “Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo.”
Segundo a entidade, o etanol age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive microbactérias), vírus e fungos, sendo a higienização equivalente e até superior à lavagem de mãos com sabão comum ou alguns tipos de antissépticos.

RN tem 495 casos de dengue confirmados



Em 2020, o Rio Grande do Norte já registrou 495 casos confirmados de dengue e 1.853 notificações. A Secretaria Estadual de Saúde alerta para o início de uma epidemia da doença, pois os números já são maiores que os registrados no mesmo período do ano passado.
Segundo a coordenadora do programa estadual de arboviroses, Flávia Moreira, as autoridades estaduais de saúde anteciparam eventos de mobilização de combate ao Aedes e estão preparados para auxiliar os municípios no enfrentamento do período em que há mais ocorrências da doença, que vai de janeiro até maio.

Previdência: novas aliquotas entram em vigor neste domingo



As novas alíquotas aprovadas na reforma da Previdência entram em vigor neste domingo (1º). Assim, as novas alíquotas de contribuição começam a ser aplicadas sobre o salário de março, pago geralmente em abril.
No Regime Geral de Previdência Social (RGPS), as novas alíquotas valerão para contribuintes empregados, inclusive para empregados domésticos, e para trabalhadores avulsos.
Não haverá mudança, contudo, para os trabalhadores autônomos (contribuintes individuais), como prestadores de serviços a empresas e para os segurados facultativos.
Segundo a Secretaria de Previdência, as alíquotas progressivas incidirão sobre cada faixa de remuneração, de forma semelhante ao cálculo do Imposto de Renda.

Chuva surpreendeu mossoroenses


As fortes chuvas registradas neste  sábado 29, surpreenderam os mossoroenses. Além de ruas alagadas, prédios públicos como o Hospital Regional Tarcísio Maia enfrentaram dificuldades com o grande número de “goteiras” e falta de energia elétrica.

Lenda da sinuca, baiano Rui Chapéu morre em São Paulo aos 79 anos


Lenda da sinuca brasileira, Rui Chapéu morreu neste sábado, aos 79 anos. O baiano ficou famoso pela parceria formada com o narrador Luciano do Valle no programa Show do Esporte, da TV Bandeirantes, nos anos 1980. A informação a respeito do falecimento foi publicada nas redes sociais do jogador. A causa da morte ainda não foi divulgada.
O velório será realizado neste sábado, às 18h30, no Cemitério São Pedro, Vila Alpina, em São Paulo. “Esse é um post daqueles que nunca gostaríamos de fazer. O Rui faleceu hoje. Todos estamos muito tristes e abalados. Estamos fazendo esse post em respeito a todos os amigos e fãs do Rui. Assim que possível daremos mais notícias”, diz a publicação no Instagram.
José Rui de Mattos Amorim é natural de Itabuna, na Bahia, onde passou a infância e adolescência e começou a praticar o bilhar ainda criança. Na década de 1970, mudou-se para São Paulo. Largou o emprego de caminhoneiro e vendeu uma mercearia da qual era dono para apostar na sinuca. Começou a ganhar dinheiro em desafios contra outros jogadores em bares do Centro da cidade.
No Centro da capital paulista, o jogador baiano conheceu os clubes da modalidade e jogava com apostas altas. As partidas, no entanto, duravam pouquíssimos minutos, dado o alto nível dos atletas. Foi nos bares em São Paulo que ganhou o apelido de Rui Chapéu por usar costumeiramente uma boina branca, objeto que virou uma espécie de símbolo.
Rui Chapéu ficou nacionalmente conhecido entre as décadas de 1980 e 1990 por exibir seu enorme talento no bilhar nas edições semanais do programa Show do Esporte, da TV Band, comandado pelo narrador Luciano Do Valle, que o viu em um programa de Silvio Luiz, na TV Record, em 1979.
O auge dos desafios televisionados em rede nacional foi a vitória sobre o inglês Steve Davis, conhecido como Pelé da modalidade e seis vezes campeão mundial. Além de popularizar de vez a sinuca no País, Rui Chapéu foi responsável por mudar a imagem do esporte, antes associado à criminalidade e visto como exclusivo de malandros e vagabundos.
Ele chegou a receber propostas para jogar no exterior, na Inglaterra e no Japão, mas preferiu ficar perto da família. Dizia que não tinha a intenção de ser rico. Nos últimos anos, diminuiu o ritmo e passou a fazer algumas apresentações especiais. Também ensinava sinuca para iniciantes por meio de um curso online.

Por meio da Lei nº 14.485, promulgada no dia 19 de julho de 2007 na cidade de São Paulo, o dia 21 de março passou a ser considerado o dia do Atleta de Sinuca e Bilhar. É a data do aniversário de Rui Chapéu, que completaria 80 anos em 2020.