quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CHOVEU EM ACARI


A preparação dos céus estava anunciando que breve, breve cairia uma chuva. E mais, o imbuzeiro todo florado, a formiga cortando e o xexéu cantando toda madrugada chamanda as primeiras chuvas para 2010.
Pois, eis que ontem dia 17 de novembro, caiu aquele pé d´água em Acari. A tarde, começou a esquentar, e de repente, veio o inesperado. Chuva, chuva e muita chuva para aliviar o intenso calor.

Em Gargalheira, de repente escureceu. As serras ficaram cobertas pelo véu de noiva anunciando a chegada da boa chuva. Na serra do Maracajá e do Abreu se via as rajadas de chuvas descendo e molhando a vegetação seca. A Vila do Gargalheira recebeu aquela jorrada de vento. E, o calor diminuindo.
O pescador solitariamente recolhia seus apetrechos, e o cardume espalhava saltos em volta da canoa. Tudo obra divina. As ovelhas numa animação e diversão pulando de pedra em pedra, mesmo que escorregadias, pulavam disputando os espaços vazios.

Enfim, a chuva caiu e pegou todo mundo de surpresa. Escorreu água na goteira, os riachos deram sinal de vida, os córregos na cidade lavaram o calçamento e a criançada fez aquela festa. É a celebração, louvação e consagração de um bom inverno para 2010.

A chuva por lá foi 43mm.Em Currais Novos o registro foi superior a 50mm.

Fonte:Blog Cardoso silva.

Cine Sesi Cultural chega em Caicó


O Cine Sesi Cultural chega nesta sexta-feira (20) e permanecerá durante todo o fim de semana no Complexo Turístico Ilha de Santana.
As projeções acontecem a partir das 18h30,com a apresentação de três longas-metragem- “Se eu fosse você 2”, estrelado por Toni Ramos e Glória Pires, “Tapete Vermelho” e “A Era do gelo 3”. Além dos curtas “Até o Sol Raiar”, “Câmara Viajante” e “Vida Maria”.

O evento é uma parceria do SESI com as prefeituras dos municípios que tem como objetivo levar a cultura cinematográfica para lugares que não possuem sala de projeção, chamando atenção para a necessidade de criar ou reabrir salas de projeção no interior. “A sétima arte ajuda a abrir horizontes no campo da sensibilidade e do pensamento de quem assiste, fazendo com que a comunidade execute os seus trabalhos com ainda mais criatividade e informação”, afirma a idealizadora do evento, Lina Rosa Vieira.
Durante o projeto, será feito uma campanha educativa com a população através de um vídeo animado exibido antes de cada sessão falando sobre saúde dentária, prevenção de doenças como câncer e a importância do auto-exame.

Fonte:anoticiadahora

Governo desiste de criar Bolsa Celular


O governo federal voltou atrás e desistiu da implantação do programa Bolsa Celular, lançado há cerca de uma semana. Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a proposta do Bolsa Celular teria sido mal interpretada.
O ministro Hélio Costa disse que o programa foi mal interpretado, pois não há dinheiro público envolvido e que a proposta do programa seria das empresas de Telecomunicações.

O ministro também afirmou que, para a criação do programa não haveria renúncia fiscal, pois os telefones do programa não existem ainda. O Bolsa Celular foi anunciado como uma negociação entre operadoras de telefone celular e governo federal.
Conforme o que foi anunciado, os beneficiários do Bolsa Família teriam direito a um celular pré-pago e a um crédito de R$ 7 por mês, bancado pelas empresas de celular. Cada família teria direito a um telefone.

Fonte> JBonline

Após um ano da eleição, Jardim do Seridó ainda vive clima de rivalidade

A politicagem continua pautando o dia a dia dos moradores de Jardim do Seridó, mesmo depois de 1 ano das eleições de 2008. Tudo se transforma em rivalidade. A prova foi à eleição realizada nesta terça (17) para escolha dos novos diretores do Centro Escolar Felinto Elísio (CEFE), entre os professores Zequinha de Dulino e Vavá de Gerino.

Enquanto Zequinha era tido como candidato do Doutor Edimar, o Vavá foi rotulado como candidato do Padre Jocimar. Até acredito, isso não ter partido dos dois professores e muito menos que ambos aprovem tal desvinculação. Mas não deu outra. Ao final do resultado, com a confirmação da vitória de Zequinha Dulino, seus aliados fizeram passeatas pelas ruas da cidade com direito a pistoletas e outros fogos de artifícios.

E não se assustem. A mesma coisa teriam feito os simpatizantes da candidatura de Vavá de Gerino, se ele tivesse vencido as eleições. O lamentável não é a eleição e muito menos seu resultado, até porque Zequinha, pela sua experiência como professor, tem toda competência para assumir tal função. Mas, a forma como a maioria dos municípios da Região do Seridó, e talvez de todo o interior do Estado, conduzem seus dias. Tudo acaba virando política, ou politicagem. Enquanto isso, assuntos importantes como geração de emprego, saúde e educação vão ficando em segundo plano.

Quem patrocina, no bom sentido da palavra, radicalismo desta natureza, presta um desserviço enorme à cidade. Voltando ao exemplo de Jardim do Seridó, chega ao Blog a informação, de que até a Igreja Católica continua sentindo reflexo da pós-eleição. Durante as missas, é mais do que normal surgirem beatas "bicudas" evitando sentarem no mesmo banco da beata "bacural".

É de se lamentar... Já que enquanto isso, a cidade continua pobre em geração de emprego, pobre em saúde, pobre em desenvolvimento de turismo sustentável e seus filhos tendo que deixarem suas famílias, para vencerem a vida na Capital ou até mesmo em outras cidades.

Fonte:Blog Marcos Dantas.

ZEQUINHA DULINO É O NOVO DIRETOR DO CEFE


A eleição ontem (17) no CEFE em Jardim do Seridó teve como vencedora a Chapa 1. Encabeçada por José Araújo de Azevedo, popularmente conhecido com Zequinha Dulino, e sua colega de chapa Joana D'arc dos Santos para vice-diretora.

A eleição transcorreu com tranquilidade e a Chapa 1 obteve 626 votos, sendo 19 votos dos professores, 9 dos servidores, 186 de pais de alunos e 412 dos alunos, o que representa 52,34% dos votos, enquanto que a chapa 2 obteve 383, sendo 26 de professores, 12 de servidores, 108 de pais de alunos e 237 de alunos totalizando 46,69% dos votos. A maioria de votos da chapa 1 foi de 243.Fonte:Blog Paulinho Filho.