A preparação dos céus estava anunciando que breve, breve cairia uma chuva. E mais, o imbuzeiro todo florado, a formiga cortando e o xexéu cantando toda madrugada chamanda as primeiras chuvas para 2010.
Pois, eis que ontem dia 17 de novembro, caiu aquele pé d´água em Acari. A tarde, começou a esquentar, e de repente, veio o inesperado. Chuva, chuva e muita chuva para aliviar o intenso calor.
Em Gargalheira, de repente escureceu. As serras ficaram cobertas pelo véu de noiva anunciando a chegada da boa chuva. Na serra do Maracajá e do Abreu se via as rajadas de chuvas descendo e molhando a vegetação seca. A Vila do Gargalheira recebeu aquela jorrada de vento. E, o calor diminuindo.
O pescador solitariamente recolhia seus apetrechos, e o cardume espalhava saltos em volta da canoa. Tudo obra divina. As ovelhas numa animação e diversão pulando de pedra em pedra, mesmo que escorregadias, pulavam disputando os espaços vazios.
Enfim, a chuva caiu e pegou todo mundo de surpresa. Escorreu água na goteira, os riachos deram sinal de vida, os córregos na cidade lavaram o calçamento e a criançada fez aquela festa. É a celebração, louvação e consagração de um bom inverno para 2010.
A chuva por lá foi 43mm.Em Currais Novos o registro foi superior a 50mm.
Fonte:Blog Cardoso silva.