terça-feira, 24 de abril de 2018

Anvisa proíbe venda de lentes de contato coloridas





A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e uso de lentes de contato coloridas, comercializadas pela Nipon Cosplay em todo o território nacional. A proibição foi publicada na última quinta-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU).
O produto, sem registro na Anvisa, era vendido pela internet muitas vezes para uso estético, para composição de fantasias com personagens de jogos eletrônicos ou de mangás (cosplay).
Segundo o oftalmologista Aderbal de Albuquerque Alves Júnior, Chefe do Hospital do Servidor do Estado do Rio de Janeiro, a opção estética de mudar a cor dos olhos, através de lentes de contato coloridas, muitas vezes não tem orientação médica e pode trazer consequências graves para a córnea.
“A lente de contato é considerada um corpo estranho dentro do olho, em caso de má orientação, pode causar danos severos e permanentes para a visão como por exemplo úlcera de córnea e a cegueira”, alerta o oftalmologista.
É importante realizar exames oftalmológicos para saber se o uso de lente de contato é indicado, orienta Júnior. Os exames como a curvatura da córnea, refração para determinação do grau das lentes, paquimetria (medição da espessura da córnea) são importantes para utilização de lente.

Estadão
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Paraíba registra aumento de casos de dengue



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou Boletim Epidemiológico relacionado às arboviroses onde constam os casos notificados de dengue, chikungunya e zika, na Paraíba, no período de 1º de janeiro a 17 de abril (16ª Semana Epidemiológica de 2018).
Quanto à dengue, foram notificados 1.643 casos suspeitos, o que aponta um aumento de 16,44% das notificações suspeitas quando comparado com 2017, no mesmo período, quando foram notificados 1.411 casos. Em 2015 e 2016 registraram, respectivamente, 9.422 e 33.650.

Em 2018, foram registrados 314 casos de chikungunya. Já em 2017, foram 442 casos suspeitos, uma redução de 28,95% das notificações suspeitas entre 2017 e 2018.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Vem aí, mais uma Festa dos Trabalhadores do Seridó no Sítio Manhoso, em Caicó



À convite do CBH PPA, ANA vai apresentar relatório sobre a Barragem Passagem das Traíras



O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu encaminhou Ofício N° 027/2018 – DC ao diretor da Área de Regulação da Agência Nacional de Água – ANA, Oscar de Moraes Cordeiro Netto, no qual relata as anomalias na Barragem Passagem das Traíras e o convida para apresentar o relatório de Segurança de Barragens 2016 publicado pela ANA, que cita o reservatório seridoense.
A reunião, organizada e coordenada pelo CBH PPA, está marcada para o próximo dia 27/04, às 9h, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó. O evento vai reunir membros do comitê, do Ministério Público, Semarh, Igarn, Caern, promotorias de justiça, prefeitos, vereadores, representantes sindicais, agricultores, sociedade civil e a população do Seridó.
Fonte-http://magnocesar.com/