quarta-feira, 29 de julho de 2015

Beijo causa mais câncer do que bebida e cigarro


(Foto: Thinkstock) 
(Foto: Thinkstock)
Cigarro e bebida sempre são relacionados à saúde do ser humano como fatores agravantes e capazes de produzir doenças. Entretanto, um médico australiano destacou uma prática comum do dia a dia do ser humano e que pode ser tão letal quanto o tabaco e o álcool: o beijo.

Mahiban Thomas é chefe de cirurgia maxilo-facial, de cabeça e pescoço no Hospital Real Darwin, na Austrália. Segundo ele, em entrevista ao jornal “Metro”, o beijo pode ajudar a transmitir o vírus do papiloma humano, o HPV, uma família de vírus que pode levar ao cancro.

A relação entre câncer e o HPV é bem conhecida, mas na maior parte das vezes é relacionada ao câncer cervical.


O médico explica que, de acordo com levantamentos feitos na América, 70% dos cânceres de cabeça e pescoço estão restritamente ligados ao HPV, superando assim o álcool e o tabaco.

A incidência da transmissão do vírus através do beijo aumenta caso haja sexo oral momentos antes, lembrou ainda Thomas. Além disso, beijar vários parceiros também pode ampliar a chance de contrair o vírus.

“Se alguém beijou mais de seis pessoas o risco de contrair o HPV é maior, e se alguém beijar acima nove pessoas o risco é significativamente mais elevado,” comentou Thomas.
FONTE-YAHOO.COM.BR
fONTE-http://www.lucineidemedeiros.com/