quinta-feira, 16 de abril de 2020

Bolsonaro demite Mandetta e escolhe Nelson Teich para a Saúde


Após semanas de desavenças, o presidente Jair Bolsonaro demitiu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta quinta-feira, 16. O oncologista Nelson Teich vai assumir o cargo. Mandetta confirmou a saída pelas redes sociais.
Teich se reuniu com o presidente pela manhã, quando, segundo interlocutores do presidente, causou boa impressão. O médico foi consultor da área de saúde na campanha de Jair Bolsonaro, em 2018, e é fundador do Instituto COI, que realiza pesquisas sobre câncer.
Em seu currículo em redes sociais, o oncologista também registra ter atuado como consultor do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, entre setembro do ano passado e março deste ano. Teich e Vianna foram sócios no Midi Instituto de Educação e Pesquisa, empresa fechada em fevereiro de 2019.
A escolha de Teich foi considerada internamente no governo como uma vitória do secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajgarten, e do empresário bolsonarista Meyer Nigri, dono da Tecnisa. Os dois foram os principais apoiadores de seu nome para o cargo. Veja mais AQUI.

Região do Seridó tem 150 casos suspeitos, 79 descartados, 03 confirmados e 01 óbito por Covid-19, aponta boletim epidemiológico


Dentre os casos registrados na 4a região de saúde, o  primeiro foi uma criança de 1 ano e 7 meses, sexo feminino, do Município de Cerro Corá (RN. Essa apresentou os primeiros sintomas em 31/03/2020, realizada Coleta de Swab em 04/04/2020. O resultado do exame, com confirmação para COVID-19 ocorreu em 11/04/2020. A criança evoluiu para óbito em 09/04/2020.

O segundo caso confirmado foi do Município de Currais Novos (RN), paciente do sexo feminino, 59 anos, apresentou os primeiros sintomas em 28/03/2020, realizada Coleta de Swab em 03/04/2020. O resultado do exame, com confirmação para COVID-19 ocorreu em 13/04/2020. A paciente segue em isolamento domiciliar.
O terceiro caso confirmado foi do Município de Acari (RN), paciente do sexo masculino, 47 anos, apresentou os primeiros sintomas em 02/04/2020, realizada Coleta de Swab em 09/04/2020. O resultado do exame, com confirmação para COVID-19 ocorreu em 13/04/2020. O paciente encontra-se internado no isolamento do Hospital Regional do Seridó.
A unidade hospitalar de referência para COVID-19 na 4a região de saúde é o Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, com suporte do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho para pacientes que necessitem de UTI e não estejam acometidos por COVID-19, além de gestantes em trabalho de parto com suspeita ou confirmação de COVID-19.

Possível saída de Mandetta da Saúde é rejeitada por 76% dos brasileiros


Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) pela Atlas Político, a possível demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é rejeitada por 76,2% dos entrevistados.
Conforme aponta o Atlas Político, Mandetta, além de ser o ministro mais bem avaliado do governo Jair Bolsonaro, também conta com apoio da população para as medidas de isolamento social: 72,2% apoiam a quarentena durante a crise do coronavírus, com o fechamento de comércios e serviços.
Mandetta tem avaliação positiva de 64% dos entrevistados e de forma negativa por 17%, sendo o maior percentual entre os integrantes do governo. As últimas semanas foram de tensão entre Bolsonaro e o ministro, em meio às discordâncias sobre as medidas para combater o novo coronavírus.
No centro das divergências entre os dois estavam medidas de isolamento social implementadas por governadores e prefeitos – endossadas por Mandetta – e o uso do medicamento hidroxicloroquina no tratamento da doença – defendido enfaticamente por Bolsonaro.
Nos últimos episódios da crise, em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, o ministro pediu um discurso unificado do governo e disse que o brasileiro não sabe se escuta ele ou o presidente. O tom incomodou ministros da ala militar do governo, que viram no gesto um novo confronto com o mandatário e um desprezo aos esforços por acalmar os ânimos.
Segundo a pesquisa do Atlas Político, o desempenho pessoal de Bolsonaro conta com a desaprovação de 58,2% dos entrevistados e com a aprovação de 37,6% – 4,2% não souberam responder.
De acordo com o levantamento, Bolsonaro registra sua pior avaliação desde fevereiro de 2019, com 43% dos entrevistados vendo a gestão como ruim ou péssima. Ela é ótima ou boa para 23% e vista como regular por 30%. Em fevereiro, a avaliação negativa era de 38%, foi para 41% em março até chegar aos 43% atuais.
Sobre o impeachment de Bolsonaro, 46,5% são a favor, 43,7% contra e 9,8% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada online com 2 mil pessoas entre domingo e terça-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.Veja mais AQUI.

Ganhador do “BBB2” Rodrigo Cowboy surpreende fãs ao reaparecer totalmente diferente


Rodrigo Leonel, o Rodrigo Cowboy, vencedor do “BBB 2”, surpreendeu os fãs do reality ao ressurgir num vídeo gravado para o quadro “Selfie BBB”, do “BBB 20”. Aos 50 anos, bem mais magro, o campeão falou de sua experiência na casa e de como o programa mudou a sua vida. Mas o que chamou mesmo a atenção dos internautas foi sua aparência.
Rodrigo Cowboy foi mostrado também em sua participação no programa, há 18 anos. Na época, Cowboy recebeu R$ 500 mil como campeão. Um mês após deixar o confinamento, ele recebeu o prêmio e comprou mil bezerros, o que custou cerca de R$ 350 mil. Além disso, como criador de gado, ele gastou outros tantos milhares de reais com o aluguel de uma fazenda.
Com dificuldades financeiras, os apartamentos que comprou para as filhas do primeiro casamento tiveram que ser vendidos para a quitação de dívidas. Hoje, Rodrigo trabalha como corretor de imóveis e voltou a treinar cavalos, profissão que tinha ao entrar no “BBB 2”. Ele mora numa casa de aluguel com a família em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Estados e municípios podem realizar compra conjunta sem licitação para materiais de saúde, prevê medida provisória


Foto: divulgação/MS
Foi publicada nesta terça-feira (15), em edição do Diário Oficial da União (DOU), a Medida Provisória n° 951, que permite compras conjuntas, com dispensa de licitação, para a aquisição de materiais e equipamentos de saúde a serem usados no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
A medida altera a lei nº 13.979/2020, que regulamenta o estado de emergência em saúde, para flexibilizar ainda mais a compra de produtos durante a vigência da crise, por meio do Sistema de Registro de Preço (SRP). Com as novas regras, as compras de bens, serviços, inclusive de engenharia, e insumos destinados ao enfrentamento da calamidade pública poderão ser realizadas em um único processo de compra, de forma mais rápida.
O Sistema de Registro de Preço é um procedimento de contratação em que um órgão público faz uma estimativa de aquisição de bens e serviços e, com isso, pode ir comprando do fornecedor contratado, de forma gradativa, ao longo de um ano. Pela lei, esse sistema só poderia ser adotado por meio de uma licitação pública, mas a MP permite a dispensa dessa licitação para os produtos de saúde. Além disso, um único processo de compra executado pelo Sistema de Registro de Preço pode ser utilizado por diferentes órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
“Isso traz um benefício enorme para estados e municípios, foi uma demanda que veio deles. O governo federal pode fazer uma ata de registro de preço para produtos de saúde, sem licitação, e ela ser aderida por diferentes órgãos, sem necessidade da realização de múltiplos processos diferentes de compra dos mesmos produtos”, explica o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.
A lei de emergência em saúde, em vigor desde fevereiro deste ano, já permitia a dispensa de licitação para contratação de serviços ou compras de equipamentos para o enfrentamento da pandemia. Desde então, segundo o Ministério da Economia, foram realizadas 1.357 dispensas para a aquisição de insumos de saúde e outros bens e serviços para o combate à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com a dispensa de licitação valendo também para o Sistema de Registro de Preço, a expectativa do governo é reduzir drasticamente os procedimentos isolados de compra, já que diferentes prefeituras e órgãos estaduais poderão aderir à mesma ata.
Prazos
A MP determina ainda que as licitações na modalidade pregão (presencial ou eletrônico), realizadas no Sistema de Registro de Preço, sejam consideradas compras nacionais. Na prática, de acordo com o Ministério da Economia, qualquer órgão federal, estadual ou municipal pode aderir à uma ata de registro de preço já em vigor, bastando a prévia indicação da demanda pela instituição interessada. O prazo para que um órgão aguarde a manifestação de adesões em um registro de preço também foi reduzido de oito dias úteis para até quatro dias úteis, o que também deve acelerar os procedimentos de compra.
Certificados digitais
Segundo o governo, a Medida Provisória estabelece a competência das Autoridades de Registro (AR) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para identificar e cadastrar usuários, encaminhar solicitações de certificados às Autoridades Certificadoras (AC) e manter registros de suas operações. Este trabalho de identificação poderá ser realizado presencialmente, mediante comparecimento pessoal do usuário, ou por outra forma que garanta nível de segurança equivalente, observada as normas técnicas da ICP-Brasil.
Agência Brasil Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Junto há 52 anos, casal italiano se abraça após curar-se da covid-19


Foto: Reprodução/Corriere della Sera
O casal italiano Giorgio e Rosa estão juntos há 52 anos. E, nessa longa vida que dividem de matrimônio, também enfrentaram a covid-19. Em quartos separados, ele se recuperava de uma pneumonia decorrente da doença, provocada pelo novo coronavírus, e ela também lutava para voltar à saúde plena. Eles estavam sendo atendidos no Hospital de Cremona, na Itália, de acordo com informações do jornal Corriere della Sera.
Em meados de março, Giorgio melhorou e confessou à equipe médica que estava se sentindo muito triste, porque queria voltar para casa, com sua esposa. “Giorgio é daquele tipo de pessoa de que qualquer um gosta, nunca reclama de nada, sempre agradece”, disse um médico da equipe.
Surpresa da equipe
Alguns dias depois da recuperação de Giorgio, Rosa também melhorou de saúde, embora seu leito ficasse ainda em um quarto separado do dele. Quando ela finalmente se recuperou, duas médicas combinaram de fazer uma surpresa para o casal.
Arranjando uma desculpa, a equipe levou Giorgio e Rosa para o mesmo quarto. E lá, finalmente, puderam se abraçar, emocionados, numa imagem que viralizou e comoveu o mundo. “Foi um daqueles momentos que a gente não esquece”, afirmou a equipe do hospital. “Nenhum de nós conseguiu segurar as lágrimas”.
O reencontro foi marcado por palavras doces, a alegria de rever um ao outro após dias separados, e o abraço apertado de saudade.

Agora lascou! OMS recomenda que governos limitem a venda de bebidas alcoólicas durante quarentena


Fonte- Robson Pires, em

Governos deveriam limitar a venda de bebidas alcoólicas durante as quarentenas, recomendou a OMS (Organização Mundial de Saúde). Segundo a entidade, o álcool reduz a imunidade, e seu consumo excessivo pode prejudicar a saúde física e mental e elevar o risco de violência doméstica durante confinamentos.
A seção europeia da OMS também afirmou que as bebidas não protegem contra o novo Coronavírus, uma resposta a declarações do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, que numa entrevista ao jornal britânico The Times recomendou vodka contra a doença.
“Medo e desinformação geraram um mito perigoso de que bebidas com alto teor alcoólico podem matar o coronavírus. Não matam”, afirma o comunicado da OMS.
Segundo a entidade, além de qualquer bebida alcoólica ter potencial de danificar a saúde, as mais fortes podem até matar.
O produto é responsável por 3 milhões de mortes por ano no mundo, um terço delas na Europa.

Governo não prevê reajuste de servidores em 2021



Fonte-Robson Pires
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, enviado ontem pelo governo ao Congresso Nacional, não prevê reajustes para servidores públicos no próximo ano.
O PLDO foi apresentado pelo Ministério da Economia e, segundo o secretário de Orçamento Federal, George Soares, o texto prevê somente a transformação de cargos e de funções, sem alterações na remuneração.
Neste ano, o governo autorizou reajustes somente para os militares, em razão do processo de reestruturação das carreiras.