quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Morre ator consagrado por um dos papéis mais famosos do cinema

O ator canadense Joseph Wiseman, conhecido, sobretudo, por ter encarnado o malvado "Dr. No" contra James Bond, morreu aos 91 anos, informou sua filha nesta quarta-feira. O ator morreu segunda-feira em sua casa de Manhattan, Nova York (nordeste), contou a filha Martha ao New York Times e a Los Angeles Times.

Nascido em Montréal em 1918, Joseph Wiseman foi para os Estados Unidos quando criança. Brilhou nos palcos da Broadway antes de começar a gravar em Hollywood. Atuou junto a Marlon Brando em "Viva Zapata!" en 1952, e a Burt Lancaster em "The Unforgiven" em 1960.

Mas o nome de Wiseman sempre ficará vinculado ao personagem do doutor Julius No, o homem sinistro com garras de ferro dos famosos "O satânico Dr. No" e "OO7 contra o Dr No", estrelados em 1962. Neste primeiro filme sobre Bond, o agente é encarnado por Sean Connery; a intérprete feminina é Ursula Andress". Wiseman atuou pela última vez na Broadway em 2001, numa adaptação da peça "Julgamento em Nuremberg".

Do CORREIOBRAZILIENSE.COM.BR

Funcionários da Caixa decidem pôr fim à greve no RN

Os funcionários da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Norte decidiram pôr fim a greve, que já durava 28 dias, após assembléia realizada na noite desta quarta-feira (21). No início da tarde, os bancários de São Paulo já haviam aceitado a proposta apresentada pela Caixa, que propôs a contratação de 5 mil funcionários, a distribuição de um abono linear de R$ 700 na folha de janeiro, além do reajuste de 6%. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do RN, Liceu Carvalho, os funcionários do RN não aceitaram a proposta, mas decidiram ceder ao movimento da maioria nacional.

"A proposta está muito aquem do que a Caixa pode oferecer. O banco teve uma lucratividade no primeiro semestre de quase R$ 1 bilhão e 200 mil e, de acordo com a legislação, 25% do lucro liquido deveria ser distribuído entre os empregados. Acreditamos que a proposta foi ruim e insatisfatória. Mas a categoria tem que trabalhar junto nacionalmente para não perder força. Não queremos fazer parte de uma minoria que ainda permanece em greve e por isso retornaremos às atividades normalmente a partir desta quinta-feira (22)", explica. Liceu informou que no Pará, Porto Alegre, Pelotas e Rio de Janeiro a greve irá continuar.

Por Sílvia Miranda, da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Alunos são afastados após filmar cena de sexo no banheiro de colégio

Um vídeo de sexo entre alunos dentro do banheiro do Colégio Estadual do Paraná (CEP), a maior escola pública do Paraná, foi parar na internet. Três estudantes, dois rapazes e uma garota de 13 anos, teriam deixado a sala, em horário de aula, para praticar sexo no banheiro. O caso veio à tona nesta quarta-feira (21) em Curitiba.

Um dos estudantes gravou toda a cena e colocou as imagens na internet. O vídeo já foi retirado da rede, mas circulou livremente pelos celulares dos alunos do colégio. O caso virou tema de discussão entre os alunos na comunidade do colégio em um site de relacionamentos.

O telejornal ParanáTV 1ª edição noticiou que o assunto está proibido no colégio. Os alunos de todos os períodos estão sendo alertados das consequências da divulgação do vídeo. A direção do colégio informou que os três estudantes estão afastados do colégio, mas cumprindo as atividades escolares em casa.

O caso está sob os cuidados sobre a Delegacia do Adolescente, mas as investigações são sigilosas. Para a Secretaria de Estado da Educação (SEED), casos como este devem ser combatidos com informação. “Nós temos ainda um índice muito alto de gravidez na adolescência, de incidência de doenças sexualmente transmissíveis e tudo isso por uma experiência de sexualidade precoce. Então, a conversa é muito importante para que eles entendam quais são os riscos de atos impensados”, disse Alayde Digiovanni, superintendente da Secretaria de Educação.

Para a educadora Lizia Naguel, o problema não está relacionado só com educação sexual. “O problema é de responsabilidade, educação para a cidadania, de respeito pelo próximo”, disse a educadora, em entrevista ao telejornal.

Ela conta que situações semelhantes já aconteceram em outros estados. “Não é inédito, não é exclusivo do Paraná e vem crescendo com o silêncio dos educadores, das instituições de educação e do governo”, afirmou.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com G1

Vereadores demonstram competência e aprova novo Regimento Interno da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó aprovou neste dia (21) por unanimidade de votos a Resolução que revisa dispositivos no Regimento Interno do Poder Legislativo Jardinense.

Depois de quatro meses de intensivos estudos, pesquisas, reuniões internas e discussões em Plenário, os vereadores da atual legislatura demonstraram desenvoltura para revisar o processo legislativo.

Com a atualização, os parlamentares esperam colher os frutos, no seu desempenho como legisladores e trazer celeridade a secretaria da Casa. “Estamos vivendo um momento histórico nessa legislatura, pois com menos de um ano de mandato estruturamos nosso Regimento a contento e já estamos eivando esforços para, junto ao Executivo, adequarmos nossa Lei Orgânica ao Panorama Jurídico atual”, relatou o presidente da Casa, vereador Gilberto Valdeger (PSB) após a aprovação.

Principais alterações do Regimento:
A sessão de instalação da legislatura será presidida pelo Vereador com maior número de mandatos exercidos anteriormente na Câmara Municipal de Jardim do Seridó;

A exigência de que o eleito no pleito que antecede a posse protocole na Câmara Municipal diploma expedido pela Justiça Eleitoral, bem como declaração de bens e fontes de rendas;

As datas das Sessões Legislativas Ordinárias, que transcorrem durante cada ano, compreendem dois períodos legislativos: o primeiro se estendendo de 15 de fevereiro a 30 de junho e o segundo, de 1º de agosto a 15 de dezembro;

A eleição da Mesa Diretora, para os 02 (dois) últimos anos da legislatura, correspondentes às 3ª e 4ª sessões legislativas, acontecerá em sessão especial a ser realizada até a última sessão ordinária do primeiro biênio, através de votação secreta, pelo voto da maioria simples do Plenário, ocorrendo à posse na última sessão do 2º Período Legislativo.

As Comissões permanentes passam a ser:
a) de Legislação, Justiça e Redação Final;
b) de Finanças, Orçamentos e Fiscalização;
c) de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transportes e Habitação;
d) de Saúde, Educação, Assistência Social e Defesa do Consumidor;
e) de Ética Parlamentar;

O Vereador está sujeito às seguintes penalidades:
I - advertência pessoal;
II - advertência em Plenário;
III - censura pública através da imprensa;
IV - suspensão do mandato de cinco a quinze dias;
V - cassação do mandato.

O processo de cassação do mandato do Vereador, assim como o de Prefeito e Vice-prefeito;

As sessões da Câmara Municipal serão:
I - ordinárias, as de qualquer sessão legislativa, realizada as terças-feiras, a partir das 18 horas;
II - extraordinárias, as realizadas em horas diversas das pré-fixadas para as ordinárias.
III - especiais, para instalação da Legislatura, eleição da Mesa Diretora, posse do Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores, e juramento do Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores;
IV - solenes, para homenagens e comemorações;
V - populares, com participação de representantes da comunidade e da sociedade civil em geral, com tribuna aberta para discussões sobre temas específicos da municipalidade, realizadas em períodos mensais, preferencialmente no horário da manhã.

O direito à iniciativa popular de apresentar Projeto de Lei poderá ser exercido em matéria de interesse específico do Município, desde que subscrito por, pelo menos, 3% (três por cento) do respectivo eleitorado, excetuando-se os casos de competência privativa definidos em lei;

O projeto de concessão de título honorifico poderá ser proposto por qualquer vereador e deverá vir acompanhado de circunstanciada biografia da pessoa que se deseja homenagear.
Fonte: A Fonte

Governo transfere para dia 30 de outubro feriado do servidor

Conforme o blog já havia antecipado a governadora Wilma de Faria adiou para o dia 30 (sexta-feira), o dia do servidor público estadual, que é comemorado oficialmente no dia 28 de outubro, data em que as repartições públicas estaduais não funcionam, exceto os serviços públicos essenciais à população, como hospitais, delegacias de plantão, Corpo de Bombeiros e o Samu Metropolitano.

Com a transferência, portanto, funcionarão no próximo dia 30, somente os serviços essenciais. Quem tiver negócios a tratar em órgãos públicos estaduais deve se apressar pelos próximos seis dias úteis, inclusive nas Centrais do Cidadão. O expediente na quarta-feira (28) será normal.

Com a mudança do feriado, os servidores serão beneficiados com quatro dias de folga uma vez que na segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, é feriado nacional. O calendário de pagamento dos servidores não sofrerá qualquer alteração, sendo os salários efetuados nos dias 29 e 30.

Fonte:Blog Robson Pires.