segunda-feira, 7 de março de 2011

Tribos de índios realizam desfile tradicional nesta terça em Natal

Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR

A terça-feira de carnaval é dedicada aos carnavalescos vestidos de índios. Inspirados nos primeiros habitantes da Terra, eles chegam a Avenida Duque de Caxias com passos acompanhados por arco e flecha. Ao som de um conjunto formado por flautas, tambores, surdos, chocalhos e búzios, mostram o seu bailado singular. São as Tribos Indígenas que fazem o seu tradicional desfile sempre na terça-feira de carnaval.

São 12 as tribos que irão participar do desfile deste ano, entre eles, os Potiguares, Apaches, Mobralino Mapabu, Tapuias, Comanche, Guaranis, Guaraci, Tupinambá, Areia Branca, Gaviões Amarelos, Tupi – Guarani e Tabajara. A novidade deste ano é a participação da Tribo Apache, de Ceará-Mirim, que integra o Grupo de Acesso com chance de integrar o Grupo B em 2012.

Entre as tribos tradicionais destaca-se a dos Potiguares, que virou patrimônio do carnaval durante o governo de Djalma Maranhão. Fundada há 90 anos, a tribo homenageia os índios potiguares que surgiram em Natal na época do descobrimento as margens do Rio Potengi, em Igapó. Nos últimos 40 anos, a tribo está sob o comando de Augusto Brasil.

Segundo ele, a criação das tribos de índios para o carnaval foi uma idéia do historiador Câmara Cascudo. “Foi ele que escolheu o nome de todas as tribos. Nos sábados, a gente gostava de ir para a casa dele para brincar, beber, comer e se divertir. Ele gostava muito de contar histórias indígenas. Ainda hoje, a neta dele ajuda e apóia todas as tribos, principalmente a nossa”, revelou Augusto Brasil.

Este ano a Tribo Potiguar conta com um total de 110 homens e 40 mulheres. “Coisas indígenas e maravilhosas da Tribo Potiguar” é o tema que será apresentado por meio de suas alegorias. Na avenida, a tribo irá distribuir frutas silvestres e bebida indígena.

Outra tribo que promete despertar o interesse do público é a Tupinambá que foi reativada em 2005 passando para o bairro de Santos Reis. Antes, ela pertencia ao bairro do Alecrim. Com cerca de 200 componentes, a Tupinambá irá abordar o tema Sol e Lua - Coaracy e Iacy.

Entre as cinco alegorias que serão levadas pela tribo consta uma de cinco metros de comprimento representando uma aldeia de tupinambás. Nela, estarão dispostos o sol, a lua, uma gruta, um rio e uma índia tomando banho. Nas outras quatro, estarão dispostas réplicas de canoas, ocas e animais.

Dilma: sem participação ativa das mulheres, Bolsa Família não reduziria pobreza

A presidenta Dilma Roussef fez nesta segunda-feira (7) uma homenagem antecipada ao Dia Internacional das Mulheres, que será comemorado amanhã (8). Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela comentou o aumento médio de 19,4% no benefício do Programa Bolsa Família e afirmou que sem a participação ativa das mulheres, a iniciativa não seria capaz de reduzir a pobreza no país.


Dilma destacou que dos 13 milhões de benefícios distribuídos anualmente, 93% são destinados a mães de família. “Com esse dinheiro, a mãe de família compra alimentos, compra os produtos de higiene e compra todos os produtos de primeira necessidade, inclusive material escolar. E aí gera renda também para o dono do mercadinho, da lojinha, da farmácia, fazendo então a roda da economia girar, gerando emprego e aumentando a riqueza de todos”, explicou.

De acordo com a presidenta, até o momento, os resultados proporcionados pelo programa na área de sáude incluem a queda da desnutrição infantil. Para ela, esse talvez seja o maior benefício do Bolsa Família. “Iimagino como é difícil para uma mãe ouvir um filho pedir comida e não ter para dar”, disse.

Na educação, os avanços incluem o aumento de crianças na escola, já que o abandono escolar é menor entre benefíciários. Manter os filhos na escola é uma das condicionalidades do programa para que a família receba a transferência de renda.

Da Agência Brasil.

Quem não viajou para acompanhar o carnaval no interior acabou lotando as praias com congestionamento no trânsito


Até na chuva teve gente que preferiu ficar na praia - Foto: Rodrigo Rafael
Trânsito caótico no sentido litoral sul no final da manhã deste domingo

Impressionante como tem gente que não brinca carnaval e prefere curtir um cinema, passear no shopping ou pegar uma praia... Em Natal, tudo isso foi observado desde o sábado (05) quando o Midway Mall, principal shopping Center da capital potiguar estava com seus corredores e a Praça de Alimentação completamente lotada...
No final da manhã deste domingo (06) o trânsito era caótico para quem viajava rumo ao litoral sul potiguar... De Cotovelo a praia de Tabatinga o congestionamento era insuportável. Pelo menos no final da tarde, o trânsito não foi tão chato assim... Mesmo na chuva, populares preferiram uma boa praia a brincar na folia em diversos pólos no interior do Estado como Caicó, Macau e tanto outros...

fonte: R.Silva

Em dois dias de Carnaval, 95 morreram em estradas

A Polícia Rodoviária divulgou o resultado parcial de um flagelo anual. Nos dois primeiros dias do Carnaval morreram nas estradas federais do país 95 pessoas.

Na sexta, houve 962 acidentes (58 mortes e 394 feridos). No sábado, 1.046 ocorrências (37 mortes e 55 feridos).


Para quem já feneceu, orações. Para quem ainda respira, três recomendações: Hora de sambar, se esbaldar. Hora de beber, parcimônia. Hora de pegar a estrada, ônibus.

fonte: vlaudey liberato

Aviões e Forró do Muído fizeram a festa no Iate Clube

Além dos blocos do Magão e Treme-Treme nos finais das tardes e a programação noturna na Ilha de Santana, o Carnaval de Caicó também dispõe de festas no Iate Clube. Neste domingo (06), Aviões e Muído trocaram seus ritmos da sanfona pelo elétrico do carnaval.

Centenas de blocos e milhares de jovens e adultos lotaram o Iate Clube de Caicó, mantendo a tradição como uma das melhores festas de clube da região e do Estado também no período momesco. De acordo com a Prefeitura de Caicó, estima-se um público de 630 mil pessoas durante todo o evento nas diversas programações da folia. CLIQUE AQUI e confira as imagens.


Atrações se revezaram no palco e agitou a multidão - Foto: Kurtição


Iate Clube completamente lotado para a folia de Caicó - Foto: Kurtição

Fonte:Blog Marco dants

Ilha de Santana com milhares de foliões todas as noites

Apesar de toda programação diária com blocos e festas em clubes, a folia momesca de Caicó só para a cada madrugada... Blocos e foliões não perdem a programação noturna da Ilha de Santana que começa todas as noites a partir das 22h.

Nesta segunda-feira (07), penúltimo dia da festa, Marquinhos Carrera, Sakulejo e Banda Aryaxé agitam a multidão. Nos camarotes uma festa particular dentro das folia. O Carnaval da Ilha de Santana será encerrado nesta terça-feira (08) com a Banda Feras e Soanata. CLIQUE AQUI e veja mais imagens.


Todas as noites Ilha de Santana fica assim... - Foto: Kurtição


Programação noturna só é encerrada nas madrugadas - Foto: Kurtição


14 atrações ao todo no palco da Ilha de Santana - Foto: Kurtição

fonte:blog Marcos Dantas,

Programação oficial do carnaval em Caicó

Confira a programação oficial do carnaval 2011:

Blocos

Ala Ursa do Poço de Sant’Ana (Bloco do Magão)

Segunda-feira (07): 17h – “Melhor Idade”, para que as pessoas idosas possam se divertir num carnaval tranqüilo e seguro.

Terça-feira (08): 17h – “Pegadinha do Ala Ursa”, onde a população volta a invadir as ruas da cidade.

Quarta-feira de Cinzas (09): 17h – “Camburão na Folia – Parte II”

Percurso do Magão: Saída da Ilha de Santana – Av. Seridó – Av. Cel. Martiniano – Rua Dr. Pires Ferreira – Rua Renato Dantas – Av. Dr. Celso Dantas – Av. Cel. Martiniano – Av. Seridó retornando a Ilha de Santana local da concentração.

Treme-Treme

Segunda-feira (07): 18h – Arrastão: Trio Elétrico com Banda Detona

Terça-feira (08): 18h – Arrastão: Trio Elétrico com Max & Banda Estrelar

Ilha de Sant’Ana

Segunda-feira (07): a partir das 22h – Marquinhos Carrera & Sakulejo e Banda Ariaxé

Terça-feira (08): a partir das 22h – Banda Soanata e Banda Feras