O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou hoje para Cabo Verde, primeira escala de uma viagem pela África que terminará no próximo dia 11 na África do Sul, quando assistirá à final da Copa do Mundo, na qual a seleção brasileira não estará mais.
Lula partiu rumo à ilha do Sal para a primeira cúpula entre Brasil e a Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (Cedeao), após assistir pela televisão à derrota da seleção brasileira por 2 a 1 para a holandesa
"Ficamos todos muito tristes", disse o chanceler do país, Celso Amorim, que integra a comitiva que acompanha Lula na viagem.
Após a primeira escala em Cabo Verde, a viagem de Lula seguirá pela Guiné Equatorial, Quênia, Zâmbia, Tanzânia e África do Sul.
Nos sete anos e meio que está no poder, Lula já fez outras dez excursões pela África, que lhe levaram a 24 países.
Lula antecipou, inclusive, que uma vez que entregue o poder, quer ajudar na promoção de políticas de desenvolvimento social e econômico para os países da África e América Latina.
Neste caso, além de contatos políticos dirigidos a reforçar a cooperação do Brasil com os países africanos, a agenda de Lula terá muito de futebol, uma das grandes paixões do líder, que hoje viu frustrado seu desejo de ver a sua seleção na final do Mundial.
Lula chegará a Pretória na quinta-feira e nesse mesmo dia participará da cerimônia em que será apresentado o logotipo da Copa de 2014.
Na sexta-feira, terá um encontro com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, com quem tem prevista a firma de um acordo para o estabelecimento de uma aliança estratégica entre os dois países.
No sábado, dedicará a jornada a atividades privadas e no domingo assistirá à cerimônia oficial do Mundial de futebol e à sua final.
O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, explicou que Lula assistirá a essa final em qualidade de chefe de Estado do país anfitrião da próxima Copa do Mundo.
Da Agência Brasil.