quinta-feira, 10 de março de 2011

Seridó é selecionado como roteiro turístico durante a Copa do Mundo de 2014




Durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo país. Pensando nisso, os ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Sebrae selecionaram 24 roteiros turísticos para receberem apoio para promoção e comercialização. A iniciativa faz parte do projeto Talentos do Brasil Rural – Eixo Serviços. No Rio Grande do Norte, a região do Seridó foi selecionada.

Clique aqui e veja a íntegra do resultado.

Por meio de chamada pública, foram oferecidas duas vagas para cada uma das doze cidades-sede. A localização foi um dos critérios da seleção. Os roteiros deveriam estar a, no máximo, três horas de distância de uma das sedes do mundial, por meio terrestre ou aquaviário.

Os projetos deveriam também representar produto turístico já formatado e comercializado. E, ainda, serem compostos por, no mínimo, 10% de empreendimentos da agricultura familiar. Entre os meses de novembro de 2010 e janeiro deste ano, foram entregues 119 propostas.

Os 24 classificados passarão por diagnóstico, no qual cada roteiro será avaliado individualmente. O objetivo será verificar as necessidades de aperfeiçoamento e a veracidade das informações prestadas no ato da candidatura.

Segundo a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, o projeto beneficiará outros destinos, além das cidades-sede. No total, 55 municípios de 14 estados foram contemplados. “É importante que os turistas percorram o entorno das cidades-sede, conheçam outros destinos turísticos. Essa movimentação é boa para o turista, que tem mais opções, e para a economia local, que também se beneficia com o evento”, afirmou.

O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, destacou a importância da seleção que permitirá fortalecer os empreendimentos da agricultura familiar, ofertando aos turistas serviços qualificados. “Além disso, é uma oportunidade de conhecer melhor as regiões do Brasil, mostrando toda sua identidade cultural e possibilita aos agricultores familiares a geração de mais renda”.

SOBRE O PROJETO - O objetivo do Talentos do Brasil Rural é apoiar a comercialização de produtos – alimentos e bebidas, amenities, decorativos e utilitários - e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. A iniciativa também tem o apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
fonte: Vânia Nóbrega

Assaltante morre e PM fica ferido em tiroteio no município de Jucurutu

Uma tentativa de assalto a um estabelecimento comercial de Jucurutu, no final da manhã desta quinta-feira (10) vitimou um ex-presidiário conhecido por Jordão José Monteiro, natural de Fortaleza/CE, mas residente em Caicó, e feriu na perna o soldado Bruno Smith que foi encaminhado para o hospital Regional de Caicó, e depois transferido em um avião do Governo do Estado para Natal. Segundo informações do comandante do 6º Batalhão da PM em Caicó, coronel Cipriano Almeida, o serviço de inteligência da polícia vinha investigando o grupo que praticava assaltos na região do Seridó e identificou que eles agiriam em Jucurutu.

Quando o grupo de três assaltantes invadiu o estabelecimento e percebeu a presença da polícia atirou em direção a viatura. Dois assaltantes ainda não identificados entraram no carro que dava apoio ao assalto e fugiram, enquanto que Jordão foi atingido por vários tiros e morreu no local. Até o momento, apenas o soldado Smith da polícia militar foi atingido e deve passar por cirurgia na perna. A polícia militar continua fazendo diligências para localizar os outros assaltantes que fazem parte do grupo.

Com informações do Diário de Natal e da Rádio Caicó AM

Caixa Econômica libera pagamento à empresa responsavel pela reforma do Mercado Público

Em contato com o Blog, o prefeito Bibi Costa (PR) confirmou que a Caixa Econômica Federal, após ter concluído a vistoria final na reforma do Mercado Público, liberou o pagamento à empresa Construtora Progresso, responsavel pelo serviço. O prefeito acredita que, com as últimas providências a serem tomadas, como ligação da energia geral - que compete a prefeitura -, e as ligações individuais dos cerca de 85 boxes, que neste caso compete a cada um dos locatários, a data da inauguração oficial será marcada.

"Ainda não podemos prever, mas nossa intenção é inaugurar no próximo mês de abril. Já assinamos o pagamento da empresa, já solicitei a ligação da energia geral e faltam alguns poucos detalhes", disse o prefeito. Os recursos de quase 900 mil reais para a reforma do Mercado, de acordo com Bibi Costa, foram enviados pelo deputado federal João Maia (PR). De acordo com Cláudio Ovídio, presidente da Associação dos Feirantes, reuniões já foram feitas com os comerciantes, no intuito de definir os locais onde cada um ficará. Na parte térrea ficará toda a parte de comércio, enquanto que no primeiro andar ficará a praça de alimentação. Para quem tiver dificuldades de locomoção, será usado um elevador, que já está instalado e funcionando.

Um pouco do Mercado...
O Mercado Público de Caicó funcionou até 1917 em um prédio - inexistente hoje - na Praça da Liberdade. O atual foi inaugurado pelo Intendente (antiga denominação de Prefeito) Cel. Celso Dantas, no dia 23 de fevereiro de 1918, após quatro anos de construção iniciada pelo Intendente Joaquim Martiniano.

Situado no centro comercial da cidade, o Mercado Público abriga os mais variados estabelecimentos comerciais. O prédio tem uma concepção arquitetônica eclética, encimada por efígies de Hermes, deus grego do comércio. Concentra não só o comércio caicoense, mas a diversidade de tipos humanos e a variedade social do Seridó. De boêmios a biscateiros, de empresários a camponeses, de taxistas a religiosos, de transeuntes a camelôs todos freqüentam ou já passaram pelo Mercado Público.

Fonte:blog Marcos dantas.

Pré-candidato a prefeito de Jardim do Seridó faz turnê na Europa



Para quem está liso até que o pré-candidato a prefeito de Jardim do Seridó nas eleições do próximo ano o cantor-forrozeiro Amazan está montado na grana. Ele chegou hoje em Paris onde permanecerá até sábado seguindo depois para Londres. Depois passará uma semana inteira na Itália.

Pra fazer uma turnê dessa o cara precisa de grana. Parece que não está faltando no bolso de Amazan. Tá sobrando. E muita.

O blog comenta: A oposição em Jardim do Seridó está enganada quando diz que o cara tá liso. Liso tô eu!

Fonte:Blog Robson Pires.

FPM depositado hoje nas contas da prefeitura sem alteração


O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de março será depositado nesta quinta-feira, hoje, 10. Sem nenhuma alteração de valores, praticamente. A prefeitada não tem do que reclamar. Deve, portanto, colocar em dia os salários dos servidores. Para os que estão atrasando os vencimentos dos funcionários, é claro. Como acontece em várias prefeituras do Seridó.

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) deve depositar hoje (10) R$ 1,813 bilhão no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referentes ao primeiro decêndio do mês, conforme anunciou ontem (9) o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.Fonte:Blog Robson Pires.

RN vive nova epidemia de dengue


O Rio Grande do Norte vive uma epidemia de dengue. A confirmação foi feita, ontem, pelo secretário estadual de saúde, Domício Arruda, com base nos dados divulgados pela secretária, no último dia quatro. Este ano foram notificados 2.562 casos, sendo 25 confirmados e dois óbitos suspeitos pendentes de confirmação. Comparado com o mesmo período de 2010 – quando notificou-se 322 casos – houve um aumento de 695,25%.
Os dados referentes ao início de 2011 também dão conta de 70 casos suspeitos de dengue hemorrágica, dos quais 19 já foram confirmados.

A Sesap já enviou equipes às Unidades Regionais de Saúde para supervisionar os municípios e verificar o trabalho de campo que está sendo feito pelos agentes de endemias. O trabalho já foi feito nas regionais em Pau dos Ferros, Caicó, João Câmara e São José de Mipibu. Na Grande Natal a supervisão foi feita nos municípios de Natal, Macaíba e Extremoz, municípios que mais têm preocupado a Sesap.

Fonte:Blog Robson Pires.