sábado, 23 de outubro de 2010

SAÚDE: Álcool em gel será obrigatório em hospitais para conter superbactéria KPC

Categoria: Brasil
Alcool em gelOs hospitais e clínicas públicas e privadas serão obrigados a colocar dispensadores com álcool em gel em todos os quartos, ambulatórios e prontos-socorros para evitar novos casos da superbactéria KPC e de outros micro-organismos resistentes a antibióticos.
A norma foi aprovada nesta sexta-feira (22) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estimular a higienização de profissionais de saúde, uma das medidas mais eficazes para impedir a disseminação das superbactérias e conter as infecções hospitalares, como informou o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.

“Esse é um elemento [álcool em gel] que facilita o hábito de higienização, porque é mais fácil de acessar. Mas as pessoas podem continuar a lavar as mãos com água e sabão”, afirmou Barbano.
A nova regra deve ser publicada oficialmente na próxima semana. De acordo com o diretor, os hospitais terão um prazo de até 60 dias para adaptação.

Técnicos da Anvisa reuniram-se hoje com especialistas em infectologia e microbiologia para discutir medidas de contenção e o cenário da KPC no Brasil. A KPC é um tipo de enzima que provoca resistência de algumas bactérias aos antibióticos de uso habitual.
A bactéria atinge, principalmente, pessoas com baixa imunidade que estejam hospitalizadas, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de um objeto comum.
O Distrito Federal tem um surto da superbactéria. São 183 casos confirmados e 18 mortes. Há registros de casos também no Espírito Santo, Paraná, em São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e na Paraíba.

Atriz diz que gostaria de ter interpretado vilãs como Odete Roitman

Em cartaz com a peça "A história de nós 2" e no ar em "Passione", Alexandra Richter diz que a comédia a escolheu. Fã de programas como "A grande família", "Os caras de pau" e "Tudo junto e misturado", a atriz garante que não assiste só o que a faz dar risadas. Sua lista inclui programas jornalísticos e de ação, como "Jornal da Globo" e "Força-tarefa". Alexandra, que afirma se identificar com o apresentador Luciano Huck, por considerá-lo um "cara do bem total", confessa também que adoraria ter interpretado grandes vilãs.

O GLOBO: Qual novela mais marcou sua vida?

ALEXANDRA RICHTER: Todas marcaram a minha vida, mas "Estúpido cupido" e "Saramandaia" foram as primeiras novelas que eu acompanhei. Marcaram a minha infância. Também gosto de "Vale tudo" e "Guerra dos sexos".

E sua série favorita.

ALEXANDRA: Amei "Força-tarefa". Tem muita ação, movimentação... O telespectador fica preso à telinha querendo saber como aqueles casos vão se resolver. Pena que acabou. Quando dá tempo, assisto à "A grande família" e gostei muito de "S.O.S. emergência".

Com qual personagem da TV você mais se identifica?

ALEXANDRA: Nenhum. Eu me identifico com um apresentador que admiro como profissional e como pessoa, o Luciano Huck. Acho o Luciano incrível, um cara do bem total.

Quais são os seus programas preferidos?

ALEXANDRA: De segunda a quarta, assisto à "Passione" e, nos outros dias, eu gravo para ver depois do teatro. A novela está tão boa que a família adora comentar e, mesmo no elenco, acabo entrando no grupo de discussão como se fosse apenas telespectadora. Gosto muito do "Jornal da Globo" e do "Estúdio i". Amo também "Junto e misturado", o programa do Bruno Mazzeo. É ótimo, tem um humor moderno, adoro! Com a minha filha Gabi, assisto à "Os caras de pau".

Um personagem você gostaria de ter interpretado.

ALEXANDRA: Ah, são tantas... Adoraria ter feito todas as vilãs maravilhosas, como Odete Roitman (Beatriz Segall) e Nazaré (Renata Sorrah). A viúva Porcina também me atrai. Eu ia amar fazer o papel.

Qual programa faz você mudar de canal?

ALEXANDRA: Todos os programas que exploram o sofrimento do próximo.

Drama ou comédia? Por quê?

ALEXANDRA: Comédia. Porque a comédia me escolheu.

Da Agência O Globo

JARDIM DO SERIDÓ NO DIA 13 DE NOVEMBRO


GALERA VEM AI PELA SEGUNDA VEZ EM JARDIM DO SERIDO NO BNB CLUBE FORRO DOS PLAYS DIA 13 DE NOVENBRO, MAIS UMA DE NILSON IMAGENS PRODUÇÕES VC EO NOSSO CONVIDADO TODO ESPECIAL.

Secretaria de Saúde alerta para cuidados com o sarampo

Categoria: Rio Grande do Norte

A Secretaria Estadual de Saúde alerta a população para a manutenção das medidas de prevenção e controle da doença no Rio Grande do Norte. O alerta é motivado pela situação epidemiológica de sarampo que está existindo no vizinho estado da Paraíba.
Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Juliana Araújo, a população deve ter uma postura de vigilância e observar a manifestação de sintomas, como febre acima de 38 graus e manchas vermelhas no corpo. “Nesse caso, o médico deve ser procurado imediatamente”, aconselha Juliana Araújo.

A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente na rede básica de saúde e faz parte do calendário anual de vacinação. É também importante medida preventiva a observação da caderneta de vacinação, que precisa estar em dia, tanto para crianças, como para adultos. “O importante é manter a atenção no calendário de vacinas e procurar estar sempre em dia, não pode haver relaxamento”, acrescenta a subcoordenadora Juliana Araújo.
De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, até o momento ainda não foram confirmadas ocorrências de sarampo no Rio Grande do Norte. No ano de 2008, o Estado realizou grande campanha de vacinação contra a rubéola. Na época, a população recebeu a vacina Dupla Viral, que também protege contra o sarampo.

A imunização
As crianças, a partir de 01 ano de idade, tomam uma dose, e um reforço posterior da vacina entre os quatro e seis anos de vida. Os adolescentes, na faixa etária de 11 a 19 anos, que tiverem tomado apenas uma dose da vacina, devem receber uma nova dose. Para os que não receberam nenhuma dose anterior, devem tomar duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda. Aqueles que já tomaram duas doses comprovadas (dupla ou tríplice viral) já estão imunizados.
Os adultos, na faixa etária entre 20 a 49 anos, ainda não vacinados, devem procurar o posto de saúde mais próximo para tomar uma dose da vacina. Se tiverem uma ou mais doses registradas em sua caderneta de vacinação (dupla ou tríplice viral), já podem se considerar vacinados e plenamente imunizados.

Fonte:Blog cardoso Silva.

Missa em memória de F. Gomes será celebrada neste domingo (24)

Ainda consternados com a partida do jornalista F. Gomes, sua mãe Dona Rita, a esposa Eliene, os filhos: Érica, Esley e Ewerton, irmãos, demais familiares e companheiros da Rádio Caicó convidam parentes, amigos e ouvintes para rezarem juntos a missa de sétimo dia, pelo seu descanso eterno.

A cerimônia está marcada para este domingo, 24 de outubro, às 6h30, na Igreja Matriz de São José, em Caicó.

A família agradece por todas as mensagens e apoio recebidos neste momento de profunda tristeza e dor, ao mesmo tempo em que transmitem os agradecimentos a quem comparecer a este ato de fé e solidariedade cristã.

Fonte:Blog Robson Pires.