sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os 1000 dias da Copa do Mundo em Natal

Fonte:Robson Pires

A Prefeitura do Natal vai apresentar na próxima segunda-feira (05), durante a Assembléia Geral da Copa, a agenda dos 1000 dias que antecedem o mundial de futebol. Da agenda dos 1000 dias, constarão novos projetos, entrega de obras e a realização de eventos voltados para a realização da Copa em Natal. O evento será realizado a partir das 14h no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluzio Alves (Cemure) e será organizado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte Lazer e Copa do Mundo da Fifa (Secopa).

Vacina injetável deve substituir gotas na prevenção contra pólio


As gotinhas usadas normalmente no Brasil para combater a paralisia infantil (poliomielite) devem ser substituídas no futuro pela versão injetável da vacina. A troca está sendo cogitada pelo Ministério da Saúde e é citada por médicos como benéfica pelo fato da injeção não apresentar o risco de reações adversas – como no caso de uma criança de um ano e quatro meses em Pouso Alegre, que pode ter desenvolvido a doença após receber uma dose das gotinhas.

Conhecida como Sabin, a vacina oral contém um vírus atenuado da doença e foi responsável por erradicar a doença no país há 20 anos após campanhas de vacinação, popularizadas no Brasil pelo personagem Zé Gotinha.

No caso de Pouso Alegre, a criança foi diagnosticada pelo médico Walter Luiz Magalhães como portadora de paralisia intensa e flacidez nas pernas e no braço direito – sintomas que podem ter sido causados pelo vírus da poliomielite.

A troca já foi adotada em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e europeus. A substituição do uso da Sabin pela versão injetável – conhecida como Salk – é uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas deveria ser feita somente quando fosse constatada a erradicação total do vírus no mundo.

Do G1

MEC vai distribuir tablets para alunos de escolas públicas em 2012

Fonte:Robson Pires

O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir tablets, computadores pessoais portáteis do tipo prancheta, da espessura de um livro, a escolas públicas a partir do próximo ano. A informação foi divulga pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.

Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. “Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental.”

O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. “Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria.”