segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia dos avós em contraste

Enquanto uns têm na família suporte e carinho, outros estão esquecidos em abrigos
Júlio César Rocha // juliorocha@dabr.com.br
Hoje comemora-se o Dia dos Avós. Muitos têm a responsabilidade de serem mães e pais em dobro, contarem histórias de como era a vida antigamente, reunirem a família em torno da mesa. A rotina de passeios e momentos descontraídos com os netos também se mantém viva no cotidiano da melhor idade. Porém, nos dias atuais, nem sempre esses entes queridos são lembrados pelo carinho e dedicação que tiveram com seus familiares. Muitos vovôs vivem a triste situação do abandono, como alguns internos do abrigo Juvino Barreto.


Há 27 anos no Juvino Barreto, dona Maria Fernanda Machado acredita ter como único parente o boneco 'Adriano' Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A aposentada Maria Fernanda Machado, 82, que há mais de 27 anos vive no abrigo, mantém a rotina de todos os dias regar o seu jardim, enquanto o seu "neto" Adriano, que divide espaço com ela no quarto, dorme. "Em dia de chuva, ele gosta de ficar dormindo um bom tempo", afirmou dona Maria Fernanda, enquanto tirava Adriano (um boneco de cabelos caheados que é tratado como neto) do seu berço, para mostrar à equipe do Diário de Natal.

Dona Maria não sabe por ondeanda seus parentes que nunca lhe visitaram no abrigo. "Eu acho que morreram todos, só tenho o Adriano", afirmou incisavamente. Para a idosa, o boneco é tratado como o neto que gostaria de ter. No seu quarto, dona Maria guarda as roupinhas, junta os carrinhos de brinquedo e mantém toda a atenção para cuidar do seu "neto". "Hoje (ontem) está muito frio, eu boto ele para dormir com vários cobertores pra não ficar doente", disse Maria Fernanda.

"Infelizmente, esse é o retrato de alguns idosos que são deixados de lado pelo seus familiares e acabam criando seu próprio mundo", disse o atual diretor do Instituto Juvino Barreto, Kerginaldo Medeiros. Hoje, o abrigo conta com 139 internos. Apesar de nem sempre terem a companhia dos seus familiares, os idosos também ganham por alguns dias a presença de "netos adotivos". Em comemoração ao Dia da Avó, um grupo de jovens da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, levou momentos de alegria e descontração para os idosos.

"A gente teve essa iniciativa para mostrar aos jovens o respeito e o carinho que se deve ter com as pessoas mais velhas", afirmou a coordenadora do grupo, Jaqueline Rodrigues, que levou seus filhos pequenos Rafael e Natasha para alegrar a tarde dos idosos. "Eles já estavam chamando os senhores de vovôs e vovós", disse Jaqueline.

O aposentado José Leonidas Vieira, que já tem 16 netos e três bisnetos, ficou animado com a visita dos jovens. "Alegra muito o nosso dia, a gente se descontrai e deixamos de pensar coisas ruins. Que bom seria se fosse todo dia assim", dise José Leonidas. Ele conta que recebe com frequência a visita da família. "Eu conheci todos os meus netos e bisnetos, e também gosto muito quando eles vêm aqui", disse o idoso.
Fonte:Dnonline.

Em plena festa e leilão de Santana, Geraldo Gomes teve que “aturar” protestos dos servidores municipais

Servidores municipais
Em frente ao palco no Hotel Tungstênio, grande faixa fazia cobranças ao prefeito

O final de semana da Festa de Santana de Currais Novos não foi tão bem aproveitado pelo prefeito Geraldo Gomes (DEM)... Não é que o evento não tenha atraído a multidão que sempre prestigia a cada ano... O problema foi o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, capitaneados pelo seu presidente Carlos Magno. É que eles resolveram fazer um protesto silencioso, mas grandioso e que chamava a atenção da multidão que prestigiava os leilões com as festas nas noites, após a novena.

Na experiência de seus quatro mandatos, Geraldo Gomes e seus auxiliares tiveram que conviver com faixas imensas no meio do povo e também próximas a mesa que montou para receber seus convidados. Os servidores da Prefeitura reclamam de falta de aumento e algumas vantagens para a categoria prometidas desde as administrações passadas de Geraldo Gomes e que também foram divulgadas como plano de Governo já para essa gestão. Os servidores alegam que nada do combinado foi cumprido, pelo menos até nesse um ano e sete meses da quarta gestão.

Fonte:Blog Marcos Dantas.

O jogo está embolado para o Senado

Ainda conforme dados do Instituto Start, em pesquisa a ser publicada hoje (26) no Correio da Tarde, houve um crescimento da candidata Wilma de Faria, provocando um empate técnico entre os principais nomes na disputa.

Estimulada

Garibaldi Filho (PMDB) – 43%

José Agripino (DEM) – 41,7%

Wilma de Faria (PSB) – 41%

Hugo Manso (PT) – 2,9%

Espontânea

José Agripino (DEM) – 26,4%

Wilma de Faria – 26,4%

Garibaldi Filho (PMDB) – 26,2%

Hugo Manso (PT) – 5,6%

Rejeição

Em compensação, Wilma de Faria (PSB) ganha no índice de rejeição.

Wilma de Faria – 18,1%

José Agripino – 10,4%

Garibaldi Filho – 6,4%

Hugo Manso – 5,6%

Fonte:Blog Robson Pires.

Eleitor bacurau do Seridó não aceita união de Vivaldo com Rosalba

Depois que declarou que pretendia idealizar um projeto desenvolvimentista para a região do Seridó em parceria com o candidato a deputado estadual Vivaldo Costa (PR) – caso fossem eleitos – a senadora e candidata a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deu um tiro no pé em relação ao eleitorado bacurau do Seridó.

Muitos deles estão se dividindo entre as candidaturas de Carlos Eduardo Alves (PDT) e Iberê Ferreira de Sousa (PSB).

Notadamente nos municípios de Caicó, Jardim do Seridó e São José do Seridó. Nos três municípios o radicalismo político é grande.

Fonte:Blog Robson Pires.