quarta-feira, 25 de maio de 2011

Natal tem 70 áreas com risco de inundação ou deslizamento

Natal tem 108 pontos catalogados de alagamentos e cerca de 70 áreas com risco de deslizamentos ou inundações por toda a sua área. Os dados são da Defesa Civil municipal. Segundo o coordenador do órgão, o coronel bombeiro Marcos Pinheiro, sete casas no bairro das Rocas já foram interditadas por correrem perigo de desabarem devido às chuvas. O secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Carlos Paiva, acredita que, até o fim desta semana, a prefeitura deve receber os R$ 3,3 milhões de recursos pedidos ao Ministério da Integração Nacional após o decreto de estado de emergência na cidade.


Pontos de acúmulo de água da chuva ficam inclusive em avenidas centrais. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press.
Carlos Paiva explica que esses pontos catalogados são locais que enfrentam problemas de alagamento frequentemente, por não apresentarem estrutura eficiente de esgotamento que permita escoar as águas provenientes das chuvas. Ele cita alguns pontos, como os três existentes ao longo da Avenida Capitão-Mor Gouveia, nos bairros de Lagoa Nova e Cidade da Esperança; no cruzamento da avenidas Prudente de Morais e Alexandrino de Alencar; ou na Avenida da Integração, em Candelária, próximo à lagoa de captação local.

Já o coronel Marcos Pinheiro informa que as áreas de risco dizem respeito aos pontos na cidade que correm o perigo de ter desabamento de casas ou o caso de imóveis invadidos devido às águas das chuvas. "Existem pontos nas encostas de morros, como em Felipe Camarão (Zona Oeste) ou em Mãe Luíza (Zona Leste), em que há pessoas morando em casas que podem sofrer com o deslizamento de terra. No tocante aos riscos de alagamento, consideramos o bairro de Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte) o de maior risco".

Já Carlos Paiva conta ter entrado em contato com o Ministério da Integração Nacional e soube que o pedido de recursos de emergência para a cidade está em fase de análise. Ele espera que haja uma resposta até sexta-feira. "Como foi decretado o estado de emergência por causa das chuvas, e não o de calamidade pública, há um trâmite burocrático mais demorado. Eles têm de verificar cada dado que enviamos no pedido a partir de nosso relatório preliminar de danos".
FONTE:DO ONLINE.

HOJE É DIA NACIONAL DA ADOÇÃO

FONTE:BLOG CARDOSO SILVA

Chuvas já destruíram mais de 48 barreiros e pequenos açudes na zona rural de Caicó

O recente inverno já destruiu mais de 48 reservatórios, entre pequenos barreiros, açudes de pequeno e médio porte, nas comunidades rurais do Seridó, principalmente no município de Caicó. A pedido do vereador Lobão Filho (PMDB), um engenheiro do DNOCS esteve em Caicó, mas pela quantidade de reservatórios destruídos, a inspeção acabou sendo prejudicada e ficou de nesta semana voltar a cidade para concluir o estudo.

A situação grave também foi discutida numa reunião entre presidentes de sindicatos e associações rurais, além de agricultores nesta manhã de quarta-feira (25), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó. A classe ruralista lamentou a ausência do Poder Público Municipal, que não tem nenhuma ação concreta de recuperação dos reservatórios, principal recurso do homem do campo para alimentar seus animais. Quem tinha recurso financeiro saiu na frente e recuperou seu reservatório, mas a maioria sem condições, ainda espera uma ação dos órgãos competentes.

Ficou acertado uma reunião de emergência para a próxima sexta-feira (27) a partir das 9 horas da manhã, no Grupo Escolar da comunidade Açudinho, na zona rural de Caicó, uma das mais castigadas com os estragos das chuvas. Para o evento, serão convidados representantes da ADESE, DNOCS, Fórum do Campo, Sindicato dos Trabalhadores, Câmara Municipal, Prefeitura, 1ª BEC, Defesa Civil, dentre outros. A própria comunidade foi quem pediu a reunião, já que desejam uma ação integrada de todos os órgãos e a resolução dos problemas.

Fonte:Blog Marcos dantas.

O açude Gargalheiras em Acari sangra com uma lâmina de 13 cm. Uma beleza

Fonte: Robson Pires,

Fotos: Mazilton Galvão



Exposição Agropecuária acontece neste fim de semana em Caicó

Fonte: Robson Pires,

Acontece neste fim de semana mais uma edição da Exposição Agropecuária do Seridó. O evento será realizado de 27 a 29 de maio, no Parque de Exposição Monsenhor Walfredo Gurgel, às margens da BR-427.

Na programação, shows artísticos e apresentações folclóricas; Feirão do Pronaf; torneio leiteiro; julgamentos de animais; exposição e comercialização de máquinas e implementos agrícolas; Festival Gastronômico e a realização do VIII Leilão Seridó Terra do Leite, promovido pela Emparn, que oferece animais de qualida

Para os agricultores interessados em participar do evento é necessário procurar o Banco do Nordeste ou Banco do Brasil para fazerem o cadastro.