sexta-feira, 11 de maio de 2012

Especialistas dos EUA aprovam pílula preventiva contra Aids

Consultores sanitários dos Estados Unidos recomendaram nesta quinta-feira a adoção da droga Truvada como a primeira pílula preventiva contra a Aids.

O Comitê de Aconselhamento de Drogas Antirretrovirais, que assessora a Food and Drug Administration (FDA), agência que regula os alimentos e os medicamentos nos Estados Unidos, aprovou por 19 votos contra 3 a prescrição do Truvada para homens homossexuais HIV-negativos, e por 19 votos a 2 (uma abstenção) receitar a droga para cônjuges não infectados cujos parceiros têm Aids.

O Truvada atualmente está disponível como tratamento para soropositivos em combinação com outras drogas antirretrovirais e a FDA o aprovou em 2004. A fabricante de medicamentos Gilead Sciences Inc., da Califórnia, apresentou uma solicitação para poder comercializá-lo com objetivos de prevenção.

Resultados de estudos de referência publicados em 2010 demonstraram que a droga, fabricada pela Gilead Sciences, ajudou a repelir o HIV em homens homossexuais que adotam comportamentos de risco de 44% para quase 73%.

Mas críticos observam que a pílula é cara - custa até US$ 14 mil ao ano - e outros alertam que o teste clínico não representa as circunstâncias do mundo real e poderia provocar um aumento na prática de sexo sem proteção e em uma retomada nos casos de Aids.
Fonte:Glaucia Lima.

Prefeito de Caicó pede afastamento temporário do PR

- Fonte: Robson Pires -  O prefeito de Caicó, Bibi Costa, pediu afastamento temporário do Partido da República. O presidente da Comissão Provisória em Caicó, Oriel Segundo de Oliveira, confirmou que recebeu oficio de Bibi ontem (10), comunicando o seu pedido.
Bibi não deixou claro se vai se filiar a outra legenda partidária ou os motivos que o levaram a essa decisão. No documento o prefeito reafirmou o respeito e a admiração que tem pelo Partido da República, principalmente pelo seu presidente estadual, o deputado federal João Maia.
Do blog: O presidente da Câmara Municipal de Caicó, Leleu Fontes, cobrou uma posição de Bibi em relação ao grupo político que lhe dá sustentação na Câmara, inclusive a sua saída do PR para o PSB, para que pudesse comandar a sua sucessão ao lado da ex-governadora Wilma de Faria. Na verdade, Bibi se manterá sem partido para evitar ações judiciais por desfiliação partidária sem justa causa

Consumo de chá preto ajuda a baixar pressão arterial

- Fonte: Robson Pires, Vive às voltas com o sobe e desce da pressão ou deseja prevenir o problema? Então, escute esta: cientistas da Universidade Western Australia deram chá preto três vezes ao dia a algumas pessoas, enquanto outro grupo bebeu um líquido bem parecido.
Seis meses depois, eles viram que quem se deleitou com a infusão verdadeira teve, em 24 horas, uma redução de 2 mmHg na pressão sistólica e 3 mmHg na diastólica. “O chá preto é fonte de flavonoides, substâncias que provavelmente estão envolvidas nesse efeito”, especula Jonathan Hodgson, autor da pesquisa. Se quiser investir no sachê, a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, avisa: “O ideal é comprá-lo em farmácias ou laboratórios especializados em plantas medicinais”.