segunda-feira, 23 de março de 2020

Mossoró cria esquema especial de vacinação com ‘drive-thru’ e visita aos idosos acamados

No primeiro dia de vacinação contra a gripe Influenza e H1N1, a Prefeitura de Mossoró criou um esquema especial para imunizar a população com medidas para evitar a aglomeração de pessoas e impedir a proliferação do coronavírus.

A primeira etapa de vacinação é exclusiva para idosos com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde. A Secretaria de Saúde realizará a imunização dos mais de 95 mil mossoroenses que fazem parte deste público, com equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A vacinação foi antecipada de 22 de maio para 23 de março devido ao avanço dos casos de coronavírus. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo coronavírus.

Confirmado o primeiro caso suspeito de coronavírus em Santa Cruz-RN. Vigiada esteve em festa Rave na Pipa


A Prefeitura de Santa Cruz, através do setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, informa que uma paciente foi atendida no Hospital Regional Aluízio Bezerra na tarde deste domingo (22) com quadro sintomático para Covid-19.

A paciente foi atendida apresentando sintomas clínicos importantes, como: tosse seca, febre persistente e alta, dispneia (dificuldade de respirar), coriza.
Além disso, a paciente apresenta critérios epidemiológicos para a Covid-19, pois tem histórico de viagem para área com transmissão nos últimos 10 dias. Ela esteve em um evento com bastante aglomeração de pessoas, uma festa rave na Praia da Pipa-RN.
A paciente se encontra em isolamento e observação no Hospital Regional Aluízio Bezerra até controle dos sintomas e, posteriormente, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, ficará em isolamento domiciliar, com todos os integrantes de sua família que moram na mesma residência, durante 14 dias.
Por esta com critérios clínicos e epidemiológicos, foi coletado exame para ser enviado para o laboratório de referencia, o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen/RN).
A secretaria municipal de Saúde volta a alertar a população para que só saia de casa em casos emergenciais enquanto durar esse período de quarentena que o país está vivendo motivado pelo novo Coronavírus.

LIVE


A Prefeitura de Santa Cruz informa também que não foi possível realizar a Live de lançamento do Plano Municipal de Contingência, por alguns problemas técnicos, mas que ao longo da semana, as informações serão repassadas à população de como serão feitos os atendimentos nas unidades de saúde de Santa Cruz.

Mandetta se revela como melhor Ministro da Saúde que já tivemos

Fonte-Robson Pires

Sesap divulga boletim epidemiológico sobre o novo coronavírus


Fonte-Robson Pires
Rio Grande do Norte registra 13 casos confirmados do novo coronavírus. Segundo o boletim divulgado hoje (23) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), existem 272 casos suspeitos e outros 43 já foram descartados.

Cantor Fábio Jr. está internado em São Paulo


Fonte-Robson Pires
Fábio Jr. está internado no Hospital Albert Eintein, em São Paulo (RN), desde domingo (22). O cantor, de 66 anos, estava com falta de ar. Ele estava em casa quando passou mal e ligou para seu médico de confiança, o infectologista David Uip. O médico achou melhor que Fábio fosse levado ao hospital.
A assessoria de imprensa do cantor, que disse que ele fez ressonância, teste do coronavírus e exame de sangue. O teste deu negativo para a Covid-19. Ainda não há previsão de alta.

Cartórios no RN passam a atender de forma remota


A Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) decidiu suspender o atendimento presencial dos cartórios. A medida tem como objetivo conter a propagação do coronavírus e é válida a partir desta segunda-feira (23). De acordo com a determinação, os cartórios, mesmo que sob regime de expediente interno, devem garantir a continuidade da prestação dos serviços, assegurando o atendimento remoto ao público por ferramentas e canais de comunicação eletrônica como telefone, e-mail, videoconferência, aplicativos de mensagens, evitando assim o comparecimento dos usuários dos serviços de notas e de registro, com exceção daqueles atos que, por sua natureza, necessitem da presença física.

Pesquisadores trabalham para encontrar remédio eficaz

É uma corrida desigual. Enquanto o vírus se multiplica rapidamente, os cientistas precisam de tempo para testar os remédios. Pesquisadores do mundo todo estão na briga contra o relógio. O primeiro passo para achar o tratamento certo é entender direito como o vírus se comporta quando está dentro do nosso corpo.
A maioria das pessoas diagnosticadas com Covid-19 tem só sintomas leves. Isso acontece porque, quando o vírus entra na gente, nosso corpo percebe e contra-ataca produzindo anticorpos. Só que nem sempre isso é suficiente. Quando ganha a corrida, o vírus de certa forma “escraviza” as nossas células para se reproduzir.
Mais de 200 testes de medicamentos já estão feitos em várias partes do mundo – e boa parte dos remédios que estão sendo testados já existem. É que eles foram desenvolvidos pra serem usados no tratamento de outras doenças, como ebola, aids, câncer e artrite – mas podem funcionar também para pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Portaria do Governo do RN autoriza teletrabalho e trabalho voluntário

Governo do Rio Grande do Norte publicou, em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado, uma portaria em que autoriza o teletrabalho para servidores do Estado. A publicação é deste domingo (22).
De acordo com a publicação, o decreto estará em vigência “enquanto durar o estado de pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19),  ficam os Secretários de Estado e os Dirigentes Máximo de Entidade autorizados a liberarem os servidores, os empregados públicos, estagiários, bolsistas, empregados terceirizados de áreas administrativas e demais colaboradores para execução de suas atividades na modalidade de teletrabalho”.
O texto diz ainda que deve ser resguardado o número de pessoas em atividade presencial para que o serviço público continue sendo prestado de forma adequada.
A tramitação dos processos de teletrabalho inclusive, será prioridade a alguns grupos de servidores, como portadores de doenças respiratórias e cardíacas crônicas, devidamente comprovadas por atestado; gestantes ou lactantes, pessoas com filhos menores de 12 anos, diabéticos ou hipertensos; imunodeprimidos ou em tratamento oncológico; servidores que utilizam transporte público ou servidores que convivem com pessoas nestes grupos de risco.
Para serem autorizados ao teletrabalho, os servidores terão de preencher um ato de requisição, que serão submetidos à avaliação do gestor do órgão.
Trabalho voluntário
A portaria assinada pela governadora Fátima Bezerra também dispõe de uma regulamentação para o serviço de voluntário no âmbito da Administração Pública do Estado.
De acordo com o texto, a periodicidade e os horários da prestação do serviço voluntário poderão ser livremente ajustados entre o órgão ou entidade estadual e o voluntário, de acordo com a análise de conveniência de ambas as partes.
fonte-robsonpiresxerife

CORONAVÍRUS: Edital financia shows e espetáculos virtuais de artistas cearenses


O governador Camilo Santana anunciou, neste domingo, 22, durante live no Facebook, a abertura do edital “Cultura Dendicasa”. O projeto visa incentivar, por meio de programação artística nos meios digitais, a permanência da população em casa durante o decreto de quarentena no Ceará para enfrentamento ao novo coronavírus.

Segundo Camilo, o edital, que será lançado oficialmente nesta segunda, 23, também auxiliará a classe artística durante a paralisação das atividades no Ceará. “Queremos criar programação para quem está em casa e garantir remuneração para esses artistas, para que possam ter alguma renda. É uma inovação” afirma. A programação digital poderá ser conferida nas redes sociais e no site oficial do governo.

De acordo com o jornal O POVO, artistas fizeram abaixo-assinado por ações emergenciais para a cultura durante a atual crise.

Campanha de vacinação contra a gripe começa para idosos


A Campanha Nacional de Vacinação começa nesta segunda-feira (23) inicialmente para idosos e trabalhadores da saúde. A ação foi antecipada neste ano para ajudar na identificação de pacientes com coronavírus – a imunização não tem eficácia contra o vírus, mas como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão.
A campanha vai contar com mais duas etapas e a meta é vacinar 67,6 milhões de pessoas em todo o país até 22 de maio, e com isso reduzir o movimento de pacientes nos hospitais e postos de saúde. O Ministério da Saúde vai distribuir 75 milhões de doses aos estados.
Os idosos acima de 60 anos estão no grupo de maior risco para o coronavírus, com letalidade de 15% para o grupo acima de 80 anos. Eles também são considerados mais vulneráveis à gripe. Segundo o governo, eles são 20,8 milhões de pessoas no país.
A próxima etapa da campanha começa no dia 16 de abril e vai imunizar. doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Farmacêutica é internada com sintomas de coronavírus em hospital de João Pessoa e morre aos 29 anos. Resultado de exames sai na terça-feira, 24


A jovem farmacêutica patoense Vanessa Domingos, de 29 anos, que reside em João Pessoa, morreu na noite deste domingo, 22, em um hospital da capital.
Ela deu entrada no hospital no dia de ontem (sábado, 21) apresentando forte diarreia, gripe e falta de ar. Foi internada, seu estado se agravou e ela não resistiu.
Seus pais residem em Patos. A mãe, a professora Magna Verusca, trabalha no SESI (Serviço Social da Indústria), e está desesperada. A suspeita é de que a jovem tenha sido acometida de coronavírus, mas o resultado final só deverá sair na terça-feira, 24.

Folha Patoense  FONTE-https://www.jairsampaio.com/

RN tem 13 casos confirmados


Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Coronavírus: cientistas descobrem como o corpo combate a covid-19

Fonte-Robson Pires,



Cientistas australianos disseram ter identificado pela primeira vez como o sistema imunológico combate a infecção pelo novo coronavírus, causador da doença covid-19.

A pesquisa, publicada na revista médica Nature Medicine, mostra que as pessoas estão se recuperando da infecção pelo novo coronavírus da mesma maneira como elas se recuperam de uma gripe.

Segundo os especialistas, determinar quais células do sistema imunológico atuam no combate ao vírus poderá ajudar no desenvolvimento de uma vacina.

Globalmente, as autoridades já confirmaram mais de 170 mil casos de infecção pelo coronavírus e mais de 7 mil mortes. Cerca de 80 mil infectados já se recuperaram.

‘Esta descoberta é importante porque é a primeira vez que estamos realmente entendendo como nosso sistema imunológico combate o novo coronavírus”, disse Katherine Kedzierska, co-autora do estudo.