terça-feira, 5 de setembro de 2017

Detran inicia por Nova Cruz cronograma de testes de direção veicular de setembro

DETRAN TESTE
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia nesta segunda-feira (04) a execução do cronograma de exames práticos de direção veicular que serão aplicados nos municípios do interior do Rio Grande do Norte durante o mês de setembro.
Os examinadores estão hoje na cidade de Nova Cruz, no Agreste Potiguar, e no decorrer do mês outros 17 municípios polos distribuídos em todas as regiões do Estado terão candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados pelo Departamento.
Somente no interior, a previsão é de que cerca de três mil candidatos passem pela avaliação no mês de setembro. O processo de exames realizado pelo Detran é contínuo e vem evitando a demanda reprimida e possibilitando que os testes sejam realizados periodicamente sem espera por parte dos usuários, como é o caso das avaliações realizadas na sede do Detran em Natal onde o usuário, muitas vezes, consegue agendar e realizar o teste prático no mesmo dia.
O cronograma de exame de direção veicular foi planejado observando a necessidade de abranger todas as principais cidades de cada região, que devem receber também usuários dos municípios circunvizinhos. Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.
Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.
De acordo com informações coletadas no setor de Estatística do Detran, durante os primeiros sete meses deste ano foram realizados 33.596 testes práticos de direção veicular no Estado. A média mensal deste ano corresponde a 4.800 avaliações. No primeiro semestre de 2017 foram expedidas 12.583 CNHs com registro de primeira habilitação, o que corresponde a 12% das expedições desse tipo de documento no ano. Já a frota atual é de 1.215.590 veículos.
Cronograma de Exame Prático de Direção Veicular – Setembro 2017
04/09 – Nova Cruz;
05/09 – Canguaretama;
06/09 – São José do Mipibu;
11/09 – Macau;
12/09 – João Câmara;
13/09 – Ceará Mirim;
14/09 – São Paulo do Potengi;
15/09 – Angicos;
18/09- Patu;
19/09 – Caicó;
20/09 – Jucurutu;
21/09 – Parelhas;
22/09 – Currais Novos;
25/09 – Santa Cruz;
26/09 – Alexandria;
27/09 – Pau dos Ferros;
28/09 – Apodi;
29/09 – Caraúbas.
Fonte-http://glaucialima.com

Aquecimento global afetará 79% das espécies do oceano Antártico


AQUECIMENTO GLOBAL [
O aquecimento global prejudicará a maioria das espécies do fundo marítimo da Antártida até o final do século, aponta uma pesquisa publicada nesta segunda-feira pela revista científica Nature Climate Change. Após estudar 900 espécies de invertebrados que vivem perto da região, uma equipe do instituto British Antarctic Survey (BAS, na sigla em inglês), do Reino Unido, estimou que 79% delas sofrerão uma importante redução do habitat devido ao aumento de temperaturas no planeta e serão obrigadas a migrar.
Segundo os pesquisadores, uma pequena parcela dos animais que vivem na região poderia até se beneficiar do aquecimento, considerando que algumas espécies vivem melhor em águas mais quentes. Porém, a maioria dos animais nativos da Antártida seria obrigada a mudar de local em busca de ambientes mais frios. Tal perda de fauna na região trará importantes mudanças na gestão e distribuição dos recursos.
Os prognósticos ambientais determinam que, até 2099, a região aquecerá em média 0,4 grau. Esse aumento da temperatura previsto, no entanto, não será suficiente para que “espécies de outros continentes invadam ou colonizem a Antártida”. O oceanógrafo e pesquisador do BAS Andrew Meijers, que participou do estudo, afirma que, em algumas áreas do fundo marítimo antártico, o aumento das temperaturas pode atingir até 2 graus Celsius nos próximos cem anos, o que “terá consequências dramáticas para a futura biodiversidade da região”. “As águas ao redor da Antártida estão isoladas, são profundas e muito frias, mas não estão além do alcance da mudança climática”, afirma o cientista.
O autor principal do estudo, Huw Griffiths, também pesquisador de biologia marinha no BAS, afirma que “enquanto algumas espécies podem prosperar, pelo menos durante as primeiras décadas de aquecimento, o futuro de toda uma gama de invertebrados como as estrelas de mar é sombrio”. A razão é que “estas espécies não têm onde nadar ou se esconder no que já é o oceano mais frio e meridional do mundo”.
180 Graus Fonte-http://glaucialima.com

Após nova internação, atriz Rogéria morre aos 74 anos

Rogéria tinha 74 anos / Marcos Fernandes/AgNews
Rogéria tinha 74 anos / Marcos Fernandes/AgNews
Rogéria, de 74 anos, morreu na noite desta segunda-feira, dia 4, pouco depois de voltar a ser internada em um hospital na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A atriz sofreu de uma nova infecção urinária, e recentemente também tratou um quadro de pneumonia.
“Rogéria se foi, gente! Ela sofreu com a volta da infecção, o coração e pulmões complicaram, voltou para a UTI, foi entubada, mas não aguentou”, informou a apresentadora Sonia Abrão no Twitter.
Rogéria nasceu em 1943, no interior do Rio de Janeiro, e seu nome de batismo era astolfo Barroso Pinto. Foi maquiadora na extinta TV Rio e trabalhou como jurada em programas de auditório na década de 90 e nos anos 2000. Trabalhou com Chacrinha, Gilberto Barros e Luciano Huck.
Na TV também fez participações especiais em “Tieta”, “Sai de Baixo”, “Desejo de Mulher”, “Duas Caras” e Babilônia”.
Fonte-http://glaucialima.com/

Em breve...! Vem ai IPrimeira Parada Gay Oficial de Caicó/RN



Hum...! Quem disse oba...! Pois é, deu no blog do Xerife que já está em andamento a organização da Primeira Parada Gay Oficial de Caicó(RN). Segundo a publicação, o movimento promete sacudir a maior cidade do Seridó potiguar. Aguarda-se cerca de  no mínimo, 4 mil participantes. A organização promete um festão! A data será anunciada brevemente.

Beleza pura...! A linda familia de Michel Teló


Slide 1 de 8: Thais Fersoza mostrou um clique com Michel Teló, Melinda e Teodoro neste domingo, 3 de setembro de 2017
Hum...! Beleza pura...! A mamãe coruja Thais Fersoza entrou na brincadeira após seus fãs comentarem que o pequeno Teodoro, que completou 1 mês recentemente, sempre aparece dormindo nas fotos. E neste domingo (03/09) não foi diferente. A atriz publicou mais uma foto com o maridón, o cantor tudo de bom.com, Michel Teló, e os filhos, e comentou: "E ele chegou pra passar o dia com a gente. Domingo mais que delícia! Minha família amada passando pra desejar uma semana maravilhosa pra vocês! PS.: Sim, a Melinda tá sorrindo e sim, o Teodoro estava dormindo. rsrs Mas não é sempre assim não viu... juro!". Os seguidores de Thais foram à loucura com a legenda da imagem: "Na vida eu sou o Teodoro. Só vivo dormindo até em pensamento", brincou uma. "Sua legenda é a melhor", concluiu uma segunda internauta. "Teodoro, quero ver seus olhinhos abertos!", pediu mais uma. "Não vejo a hora desse neném crescer e ficar mais tempo acordado!!!", concordou outra.Do Blog: Essa familia é o sol..., muito maneira, gente bonita,  que tem a  alma aveludada . Como não ama-los , né?  
Slide 3 de 8: 'Sim, a Melinda tá sorrindo e sim, o Teodoro estava dormindo. rsrs Mas não é sempre assim não viu... juro!', brincou Thais Fersoza 
Fonte-http://www.walterbatista.com.br

População do RN pode contribuir com a elaboração do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescente

O Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescente do Rio Grande do Norte (PDDHCA-RN) está sendo construído de forma participativa desde março de 2016. Sob a coordenação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC-RN) e assessoria técnica do IBAM (mediante convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH-PR e CONANDA), o Plano Decenal será um importante instrumento de planejamento para a implementação e controle de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes do Estado do Rio Grande do Norte.
Sua principal finalidade é orientar o poder público na esfera estadual na implementação de políticas que efetivamente garantam os direitos infanto-juvenis e os governos municipais na efetivação de políticas nessa área.
Durante 2016 e 2017 foram realizadas “escutas” em sete “territórios de identidade” do Estado, totalizando a participação de 63 Municípios e 323 representantes municipais ligados à temática da criança e adolescente. Por meio dessas escutas foi possível a construção do Plano de Ação que hoje conta com 5 eixos, 12 diretrizes, 48 objetivos estratégicos e 157 metas.
Agora você pode contribuir para a Consulta Pública do PDDHCA-RN. Clique aqui e conheça o Documento preliminar para Consulta Pública. Após a leitura do documento você pode contribuir com suas observações no formulário que pode ser acessado por meio do link:
 
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

É o amor...! Kaká e Carol Dias, posam com camisetas "COMBINANDO": "ELE É MEU


Kaká e Carol (Foto: Reprodução)

Hum...! É o amor...! Pois é, a modelo Carol Dias e craque tudo de bom.com, Kaká, estão mesmo muito juntos. Eles usaram camisetas que se "completam" em um evento em Orlando, na Flórida, nos EUA. A modelo publicou um vídeo dando um beijinho no jogador de futebol. Na imagem, é possível ler nas camisetas: "[Carol] do Kaká]" e "[Kaká] da Carol". "Eu sou dele, ele é meu #magicfeijoada t shirt @bycarolinebaldin", escreveu Carol na foto publicada nesta segunda-feira (04/09), agradecendo uma amiga que customizou as camisetas. Vários seguidores comentaram na publicação.
Kaká e Carol  (Foto: Reprodução)
Fotos: Reprodução. Fonte-http://www.walterbatista.com.br

Ressocialização de menores infratores é discutida na Assembleia


A Assembleia Legislativa promoveu, na tarde desta segunda-feira (4), audiência pública intitulada “Ninguém nasce infrator: dê oportunidade”, de proposição da deputada Cristiane Dantas (PC do B), a fim de debater a questão da ressocialização dos menores infratores do nosso estado. O objetivo principal da discussão foi buscar meios de reinserir, na sociedade, as crianças e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, através do apoio psicológico, da educação e do trabalho.
“É fundamental discutirmos isso, porque marginalizar essas crianças e adolescentes não resolve o ciclo da violência. Sem oportunidades de seguir um novo caminho, acima de tudo de cidadania e dignidade, os jovens que hoje estão prestes a voltar para o convívio social repetirão os atos infracionais. Assim, o ciclo da violência recomeçará, e nós, enquanto sociedade, sempre iremos padecer das infrações cometidas por eles”, alertou a parlamentar.
Para a coordenadora do núcleo de apoio técnico da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do TJ-RN, Lenora Medeiros, é preciso refletir sobre o que estamos fazendo para melhorar nossa sociedade e evitar o preconceito, os rótulos. “Não é só menino pobre e negro que comete infração, jovens de classe média e alta, também. Além disso, nós temos que pensar nos motivos que levam esses jovens a cometerem essas infrações e cuidar não apenas deles, mas de suas famílias também”.
A coordenadora informou que, ainda este ano, serão oferecidos cursos aos funcionários dos Centros de Reabilitação, a fim de que possam oferecer um tratamento mais adequado aos adolescentes e seus familiares.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Francisco Neto, deve-se avançar nessa luta de forma conjunta. “Não adianta cada instituição fazer seu planejamento para a melhoria desse problema sem que haja uma conexão com as demais”, comentou. Ele destacou também a elaboração do Plano Decenal de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, o qual está sob consulta pública até o dia 30 de setembro, e tem por objetivo efetivar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Tomazia Isabel, representante da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN), acredita que não devemos focar no sistema socioeducativo, e sim, nas oportunidades que o estado e os municípios deveriam estar proporcionando às nossas crianças e adolescentes. “Nos assustamos com a presença dos menores nas facções criminosas, mas temos que lembrar que o Estado do RN fechou 40 escolas”, enfatizou.
Segundo Gesaias Ciriaco, representante do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, dados mostram que, em Natal, no ano passado, o conselho da zona leste registrou 1072 denúncias, desde expulsões de casa até abusos sexuais, por parte de crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos. “Quando se fala em ato infracional, eu vejo essas mesmas crianças. O início da infração é a violação dos direitos que esses menores sofrem”, explicou.
Para a Coordenadora da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Natal, Guiomar Veras, é necessário avançar na articulação da rede de auxílio à ressocialização dos menores infratores, pensar na estruturação das famílias e ter um olhar mais sensível e menos preconceituoso para um tema tão relevante para a sociedade.
A deputada Márcia Maia (PSDB), por meio de nota, externou seu total apoio ao tema e se colocou à disposição, em outras oportunidades, para debater o assunto e se engajar na busca por soluções concretas.
Ao final, a deputada Cristiane enfatizou que está tramitando, nas comissões desta Casa Legislativa, o projeto de lei de autoria do deputado Hermano Morais (PMDB), que institui o Programa de Ressocialização de Menores Infratores.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com

Como manda o figurino...! Caio Castro grava cena da independência do Brasil

Caio Castro interpreta Dom Pedro em 'Novo Mundo' (Foto: Divulgação/TV Globo)
Hum...! Como manda o figurino...! Lindo de viver, o ator tudo de bom.com, Caio Castro, que arrasa em tudo o que faz , gravou uma cena emblemática para a novela Novo Mundo, da TV G,lobo. Ao lado de Chay Suede, Romulo Estrela e Alex Morenno, o namoradinho do Brasil, esteve em uma fazenda no município de Itaguaí (RJ) para a sequência da Independência do Brasil. As cenas, gravadas na semana passada, estão previstas para ir ao ar a partir da próxima quinta-feira (07/09), feriado do Dia da Independência. Intérprete de Dom Pedro, Caio arrasou de novo, sob o comando do diretor artístico Vinícius Coimbra para o grito de "Independência ou morte". “Eu sabia que o dia da Independência era o ponto maior. Esperei como se fosse um filho que estivesse para nascer. Estudei o texto desde a véspera, o que não costumo fazer porque gosto de trazer o frescor da novidade, do texto e da cena. Sabia que nesse dia tinha que estar mais do que bem preparado. Pensei em como poderia representar o povo brasileiro, e até a minha pessoa, sem usar memória emotiva ou alguma lembrança minha", contou o moreno . O galã  disse ainda: "Queria sentir o que foi para o príncipe estar diante de tantas pessoas, uma nação tão grande, e dizer que a partir daquele momento elas não eram mais dependentes”. Emocionado, ele ressaltou a importância da figuração. “Dom Pedro iria tocar o país e tornar o povo brasileiro independente. Tentei imaginar o que ele estava pensando e sentindo na hora. O que mais me ajudou foi olhar para as pessoas [figurantes], que esperavam o que eu ia dizer, pois ninguém sabia o meu texto. Estavam todos me olhando, esperando a minha interpretação, esperando eu me posicionar. Serviu como referência do que Pedro sentiu na hora. Esperavam uma posição, uma declaração dele que tornasse o país independente. Essa espera de todo mundo me fez ser literalmente Dom Pedro.”
Caio Castro (Foto: Divulgação/TV Globo)
Cena reuniu 160 pessoas, entre equipe e figuração (Foto: Divulgação/TV Globo)
Capítulo com cena da Independência do Brasil será exibido no feriado de 7 de setembro (Foto: Divulgação/TV Globo)
Fotos: TV Globo/http://www.walterbatista.com.br

Menores de 15 anos devem participar de Campanha de Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação será realizada em todo o país no período de 11 a 22 de setembro, sendo 16 de setembro, o dia de divulgação e mobilização nacional. A multivacinação é uma estratégia do Programa Nacional de Imunização, adotada desde 2012, com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).
De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Katiucia Roseli, o Rio Grande do Norte vem intensificando as ações para conscientizar a população sobre a necessidade de manter a caderneta atualizada.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/