terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Jardim do Seridó ocupa primeiro lugar no ranking do acumulado de chuvas monitorado pela EMPARN

A cidade de Jardim do Seridó está no topo do ranking do acumulado de chuvas, monitorado pela EMPARN. Na cidade choveu até agora 169 milímetros.
 
  1. Jardim do Seridó – 169.0
  2. Florânia – 150.1
  3. Caicó – 146.3
  4. Santana do Seridó – 117.1
  5. São Jose do Seridó- 117.0
  6. São Vicente – 106.4
  7. Cerro Cora – 100.1
  8. Jucurutu – 100.1
  9. São Joao do Sabugi – 100.0
  10. Parelhas – 65.3
  11. Ouro Branco – 56.2
  12. Timbaúba dos Batistas – 47.5
  13. São Fernando – 43.0
  14. Cruzeta – 39.9
  15. Carnaúba dos Dantas – 25.5
  16. Bodó – 15.0
  17. Acari – 14.4
  18. Equador – 5.8
  19. Fonte-http://magnocesar.com.br/

Inscrições para o financiamento estudantil em universidades pagas começam hoje

Começam hoje (19) as inscrições para o financiamento estudantil do governo federal. A iniciativa usa recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). O período vai até o dia 28 de fevereiro, às 23h59. Os contratos vão seguir as novas regras do programa, aprovadas no ano passado. A previsão do governo é atender a 310 mil pessoas em 2018.
Os recursos do Fies são destinados a financiar alunos em cursos superiores privados, desde que esses tenham avaliação positiva no MEC. O montante a ser pago depende de uma fórmula que leva em consideração o preço da mensalidade e a renda familiar do candidato.
No início do mês, o Comitê Gestor do Fies definiu os limites do financiamento: máximo de R$ 30 mil por semestre e mínimo de R$ 300.
As condições do financiamento precisam ser estipuladas entre o banco que irá conceder o empréstimo, a instituição de ensino e o aluno. Após a conclusão do curso, o valor da parcela dependerá da renda do estudante.
As duas modalidades do financiamento (Fies e P-Fies) são estruturadas em três faixas. A primeira contempla alunos com renda familiar bruta, por pessoa, de atê três salários mínimos, que contarão com juro real zero. A segunda é destinada a alunos com cada membro da família com renda de até cinco salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e a terceira, a estudantes com o mesmo teto de renda familiar das demais regiões. Nesses dois casos, os juros serão um pouco acima da inflação.
Inscrições
Pode se inscrever quem teve média de pelo menos 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tenha zerado a redação. Outra exigência é se encaixar dentro dos limites de faixa de renda estabelecidos para o programa.
As inscrições devem ser feitas no site do MEC. O candidato deve fornecer o número do CPF, a data de nascimento e um e-mail válido. Além disso, deve informar a renda familiar para comprovar que se encaixa nas exigências do programa.
Calendário
Após o encerramento das inscrições, no dia 28 de fevereiro, serão divulgados os resultados de pré-seleção e as listas de espera. A modalidade Fies disponibilizará os nomes no dia 5 de março, enquanto a P-Fies tornará público os contemplados no dia 12 de março.
Quem for pré-selecionado na modalidade Fies terá de 6 a 8 de março para fazer a complementação da inscrição. Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre o calendário ou outros aspectos da seleção, o candidato deve acessar o site oficial do programa.

Secretaria de Educação abriu a Semana Pedagógica 2018, em Jardim do Seridó

A Secretaria Municipal de Educação de Jardim do Seridó (SEME), realizou, na manhã desta segunda-feira, 19, a cerimônia de abertura da Semana Pedagógica 2018: “Avaliação e letramento numa perspectiva de inovação pedagógica”.
 
O momento reuniu professores, diretores e coordenadores no Auditório Mestre Galinho. Os mesmos foram recepcionados com um café da manhã. Em seguida, aconteceram duas palestras ministradas pelo professor da UFRN, o jardinense Luiz Eduardo, e a professora da UFRN, Suenyra Nóbrega.
 
O evento contou, ainda, com a presença do Secretário de Educação, Joaquim Alberto e do prefeito Amazan, que deu as boas-vindas aos profissionais da educação, reconhecendo o empenho de todos e desejando-lhes um ano letivo de muito êxito.
Fonte-http://magnocesar.com.br/node/16656

A novidade do fim de semana ...! Wesley Safadão e Thyane Dantas, estão a espera do segundo filho


Hum...! A cegonha voou de novo...!Isso mesmo, o cantor tudo de bom.com, Wesley Safadão e sua mulher, a empresária Thyane Dantas, estão, grávidos de novo.O lindo casal e a mãe do cantor, Dona Bill, reuniram parentes para comemorar o aniversário de ambas e a novidade neste domingo (18/02). A festa aconteceu na casa de praia do cantor localizada próximo a Fortaleza(CE), e contou com um momento de ação de graças em família. Todos também celebraram o novo filho de Thyane e Wesley, cuja gravidez foi anunciada na noite do último sábado (17/02), numa festa na fazenda da família, no interior do Ceará. Em seguida, os convidados tiveram um jantar no jardim da casa. "É um momento de extrema alegria poder comemorar esses momentos em família. Tanto eu, como Dona Bill e, claro, Wesley, não poderíamos ter um presente de aniversário melhor do que celebrar nossa vida sabendo que mais uma está a caminho de nossa família", ressalta Thyane.
Fonte-http://www.walterbatista.com.br/2018/02/a-novidade-do-fim-de-semana-wesley.html

Detran inicia cronograma de vistoria do transporte público escolar




O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou no sábado (17) o trabalho de vistoria nos ônibus utilizados pelas prefeituras do interior do Estado para transportar estudantes. As primeiras cidades visitadas pelos técnicos do Detran foram Nova Cruz e Santa Cruz, sendo vistoriados cerca de 60 ônibus. Neste primeiro semestre, outros 18 municípios terão ônibus estudantis inspecionados pelo Detran.
O trabalho tem o objetivo de zelar pela segurança dos estudantes que utilizam regularmente o transporte no trajeto de ida e volta à escola. A ação consiste em notificar as prefeituras para que envie para o procedimento de vistoria todos os ônibus cadastrados pelo munícipio a realizar o transporte de estudantes. Nesse sentido, as equipes de vistoriadores veiculares do Detran analisam os itens de segurança e demais especificações determinadas pela legislação.

O cronograma de vistorias para o primeiro semestre deste ano segue nos próximos dias com fiscalizações nas cidades de Canguaretama, Macaíba, Caicó, Currais Novos, João Câmara, São Paulo do Potengi, Angicos, Assú, Pau dos Ferros, São Miguel, Mossoró, Apodi, Parnamirim, Ceará Mirim, Alexandria, Patu, Parelhas e Jucurutu.
A medida faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Detran e o Ministério Público Estadual (MPE) que tem como objetivo fiscalizar a frota de ônibus estudantis que transportam alunos das escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte. Os resultados das fiscalizações são encaminhados através de relatório ao Ministério Público Estadual (MPE) para que, se preciso for, sejam tomadas as devidas providências legais. As vistorias iniciam às 8h e sempre aos sábados.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o transporte escolar só deve trafegar se for registrado como veículo de passageiros, com inspeção semestral dos equipamentos de segurança, com pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “ESCOLAR”, em preto. Também é exigido equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; com lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira. O veículo tem que possuir cintos de segurança em número igual à lotação, além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Nessas ações o Detran inspeciona todos os itens de segurança do veículo desde os pneus até cinto de segurança, como também é avaliada a documentação do condutor, que deve ter idade superior a vinte e um anos, portar carteira de habilitação na categoria D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses, além de ser aprovado em curso especializado.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Projeto do deputado Fábio Faria consegue internet para zonas rurais de todo o RN


O programa “Internet Para Todos” será apresentado nesta terça-feira (20) em Natal pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que, a pedido do deputado federal Fábio Faria, confirmou o serviço de internet banda larga em todo o Rio Grande do Norte. “As comunidades das zonas rurais de todo o Estado terão acesso à internet, através de antenas que serão instaladas, deixando o RN todo conectado. Isso vai promover a inclusão digital de milhares de potiguares”, comemora o parlamentar.  
O ministro, que explicará o projeto na Escola de Governo para as prefeituras do RN, conta com total apoio do Governo do Estado. O governador Robinson Faria ressalta que é de responsabilidade de cada município aderir ao programa, fazendo a inscrição junto ao Ministério até o dia 28 de fevereiro. “O contrato deve ser assinado no dia 12 de março em Brasília. Basta que as prefeituras cumpram o prazo corretamente para que já comecem a receber as antenas a partir do dia 10 de maio”, disse o governador.
O QUE É O PROGRAMA
O Internet Para Todos foi criado para levar internet banda larga gratuita ou a preço reduzido a locais sem conectividade de todo o país, incluindo escolas e hospitais, a partir do SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas)Nas escolas e unidades de saúde, o acesso será gratuito, já o usuário das localidades beneficiadas irá pagar um valor reduzido pelo plano de internet, pois o serviço está isento de tributos.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/notas/projeto-do-deputado-fabio-faria-consegue-internet-para-zonas-rurais-de-todo-o-rn/

Divulgado novo boletim sobre casos de Chikungunya e Zika na PB


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (19), o 2º Boletim Epidemiológico relacionado às arboviroses deste ano.
Segundo o boletim, no período de 1º de janeiro a 16 de fevereiro deste ano (7ª semana epidemiológica), foram notificados 317 casos suspeitos de dengue na Paraíba, o que representa uma redução de 25% em relação ao ano anterior.
Em 2015, 2016 e 2017, no mesmo período, foram registrados, respectivamente, 907, 11.587 e 428 casos suspeitos da doença.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/