terça-feira, 5 de março de 2013

Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e bebida, diz pesquisa

1da7a0ac7a34d319d36fde2ba2a083ea_XL
O sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos de risco.
O tabaco, substância presente no cigarro, e o consumo de bebidas alcoólicas sempre foram apontados como um dos principais fatores para desenvolvimento de câncer na região da garganta. Pois agora cientistas afirmam que o sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos de risco.
Pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que o vírus HPV atualmente é a principal causa da doença em pessoas com menos de 50 anos. O papiloma vírus humano pode provocar lesões de pele ou em mucosas. Existem mais de 200 variações com menores e maiores graus de perigo. Um deles é o causador de verrugas no colo do útero, consideradas lesões pré-cancerosas.
Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do câncer de garganta. Principalmente aqueles com histórico de fumo e consumo de bebida alcoólica. Mas o problema tem crescido em faixas etárias mais baixas, e dobrou nos últimos 20 anos nos Estados Unidos em homens com menos de 50 anos devido ao vírus.
Outros países como Inglaterra e Suécia também identificaram aumento da doença devido ao HPV. Na Suécia, apenas 25% dos casos tinham relação com o vírus na década de 1970 e, agora, o índice chega a 90%, de acordo com uma das pesquisadoras, a professora Maura Gillison.
Segundo ela, alguém infectado com o tipo de vírus associado ao câncer de garganta tem 14 vezes mais chances de desenvolver a doença. “O fator de risco aumenta de acordo com o número de parceiros sexuais e especialmente com aqueles com quem se praticou sexo oral”, afirmou a pesquisadora.
fonte:blog Robson Pires.

Escassez de chuva levará Caern a racionar água

torneiraApenas sete dos 46 reservatórios que abastecem os 167 municípios do Rio Grande do Norte estão com volume d’água superior aos 50%. A situação é preocupante porque as previsões meteorológicas apontam para chuvas abaixo do normal no sertão nordestino em 2013. A situação é mais delicada se analisarmos as ações em discussão. Em caso de escassez de chuva, o Governo do Estado aposta em uma única alternativa para evitar o colapso no fornecimento de água à população: racionamento. A transposição também é uma opção, porém, as águas do rio São Francisco só devem chegar ao RN em 2015.
Periodicamente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza uma série de medições nos reservatórios do Estado. A última medição, divulgada no site da secretaria, apresenta números colhidos até o dia 1º deste mês. Alguns reservatórios estão com volume abaixo dos 10% e apenas um, o de Pilões, secou completamente. A maioria está com o limite abaixo dos 50%. “A preocupação maior é que não está chovendo. Os reservatórios estão secando”, alertou a coordenadora de gestão de recursos hídricos da Semarh, Joana D’Arc Medeiros.
Os sintomas da estiagem no RN, bem como projetos para combater os efeitos desta, são discutidos semanalmente em reuniões do Comitê Gestor Integrado da Seca. Convocado pelo Governo do Estado, o comitê é formado por secretários estaduais, Defesa Civil e representantes de órgãos relacionados ao tema. Nos encontros, são debatidos possíveis soluções para os 142 municípios que estão, desde o ano passado, em estado de calamidade devido à seca. Ontem, houve mais uma reunião.
Da Tribuna do Norte

Triste Notícia: Caio garoto jardinense acaba de falecer em Natal

Ao amigo João Leandro, Wilde e Karla Madeiros força em DEUS
Acabo de receber a triste notícia do falecimento do garoto Caio Leandro de 2 anos e oito meses que foi vítima ontem domingo (3), de um acidente doméstico na residência dos pais João Leandro e Wilde.
Caio chegou a ser socorrido com vida para o hospital Dr Ruy Mariz em Jardim e após receber os primeiros socorros foi transferido para o Walfredo Gurgel em Natal onde permanecia até a tarde de hoje na UTI Pediátrica do hospital em estado grave. Muito valente o garotinho lutou pela vida mais de 24 horas após o acidente.
Os amigos jardinenses em um gesto de solidariedade fizeram uma verdadeira corrente de orações na internet desde ontem.
Aos familiares o conforto necessário nesse momento difícil.
com muita Dor , João Leandro ,Wuilde e Familiares convidam parentes amigos e o povo em geral  , para  o seputamento e missa de corpo presente do pequeno Caio Leandro  Oliveira de Medeiros . que acontecerá hoje as 4 horas da tarde com missa de corpo presente .
VÁ EM PAZ ANJINHO. JARDIM DO SERIDÓ DE LUTO