quinta-feira, 19 de março de 2020

Parnamirim pode ter registrado a primeira morte por COVID-19: Vítima havia sido indicada com a suspeita


A Secretaria de Saúde do RN (Sesap) está apurando se a morte de uma paciente nesta quinta-feira (19), em Parnamirim, foi por coronavírus. O caso foi comentado pela governadora Fátima Bezerra (PT) em seu Twitter.
Informações dão conta que a paciente era uma mulher de 47 anos que faleceu após procurar atendimento médico e lhe ter sido indicada a suspeita de que estava com covid-19.
Oficialmente, a morte foi dada como complicações causadas por pneumonia, mas amostras coletadas da paciente teriam sido enviadas para o Hospital Giselda Trigueiro investigar a possibilidade de infecção por covid-19.
A @SesapRN e a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim estão a par das notícias que circulam sobre a paciente que veio a óbito na manhã desta quinta-feira e já estão conduzindo os processos de investigação para determinar a causa da morte. Em breve mais informações.
29 pessoas estão falando sobre isso
A Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim (SESAD) publicou nota afirmando que está realizando neste momento, juntamente com uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), os protocolos de identificação a respeito de óbito ocorrido na cidade, a fim de determinar a sua causa.
“Tão logo os resultados sejam concluídos, serão divulgados. Todos os procedimentos de classificação de risco e de atendimento foram devidamente cumpridos neste caso. Todos os profissionais de saúde de Parnamirim e do RN estão fazendo o seu melhor, para contribuir na superação deste momento de crise epidêmica mundial”, diz a nota da SESAD..

Fonte: Portal Grande Ponto-Fonte-https://www.jairsampaio.com/

CHOVE NO SERIDÓ: Serra Negra do Norte e Timbaúba dos Batistas registram chuva de 80 milímetros


Imagem do Gargalheira pelas lentes de @billybrayan – manhã desta quinta (19).
O Seridó vem recebendo boas recargas em seus reservatórios devido às chuvas que têm caído nos últimos dias, e de ontem para hoje houve mais registro de chuva em várias localidades da região do semi-árido potiguar. Confira!
🌧BAIRRO BARRA NOVA/CAICÓ – 03,5mm
🌧BAIRRO RECREIO/CAICÓ – 05mm
🌧CASTELO BRANCO/CAICÓ – 03mm
🌧SÍTIO MACAMBIRA/CAICÓ – 18mm
🌧SÍTIO RIACHO/CAICÓ – 28mm
🌧DISTRITO PALMA/CAICÓ – 29mm
🌧DISTRITO LAGINHAS/CAICÓ – 04mm
🌧VILA II – SABUGI/CAICÓ – 13mm
🌧SÍTIO SAQUINHO/CAICÓ – 32mm

🌧SÍTIO CARRAPATEIRA/CAICÓ – 62mm
🌧SÍTIO MORADA NOVA/CAICÓ – 82mm
🌧SÍTIO MATA FOME/SÃO JOÃO DO SABUGI – 30mm
🌧SÍTIO VALENTIM GOMES/SÃO JOÃO DO SABUGI – 40mm
🌧SÍTIO SALGADO DOS MEDEIROS/SÃO JOÃO DO SABUGI – 50mm
🌧SÍTIO JERUSALÉM/SÃO JOÃO DO SABUGI – 49mm
🌧SÍTIO CAMPO GRANDE/SÃO JOÃO DO SABUGI – 58mm
SÃO JOÃO DO SABUGI/RN – 32mm
🌧SÍTIO JUÁ/TIMBAÚBA DOS BATISTAS – 42mm
🌧LOGRADOURO DOS ENÉAS/TIMBAÚBA DOS BATISTAS – 80mm
🌧TIMBAÚBA DOS BATISTAS/RN – 32mm
🌧SÍTIO ALECRIM/SERRA NEGRA DO NORTE – 27mm
🌧SÍTIO ANGICOS/SERRA NEGRA – 50mm
🌧SÍTIO FRUTUOSO/SERRA NEGRA DO NORTE – 50mm
🌧SERRA NEGRA DO NORTE/RN – 68mm / 80mm
🌧SÍTIO SANTA CRUZ/JARDIM DE PIRANHAS – 09mm
🌧SÍTIO FECHADO/JARDIM DE PIRANHAS – 08mm
🌧JARDIM DE PIRANHAS/RN – 40mm
🌧OURO BRANCO/RN – 20mm
🌧SÍTIO SANTA LUZIA/B. BREJO DO CRUZ – 07mm

DIVULGAÇÃO:
DJALMA MOTA fonte-https://www.jairsampaio.com/

Reservas hídricas do RN já ultrapassam 25% da capacidade total


As reservas hídricas superficiais totais do Rio Grande do Norte são, atualmente, 1.130.475.558 m³, correspondendo a 25,83% da capacidade total, de acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira (18).
No mesmo período de 2019, o volume de água acumulado na somatória dos volumes dos principais mananciais do estado era de 964.647.072 m³, percentualmente 22,04% do total que as bacias hidrográficas estaduais conseguem reservar.
O governo do RN, por meio do Instituto de Gestão das Águas estadual (Igarn), monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pela segurança hídrica potiguar.
No último final de semana o açude Beldroega, localizado em Paraú, com capacidade para 8.057.520 m³, sangrou. Este é o 5º reservatório, dos 47 monitorados pelo Igarn, que chega aos 100% da sua capacidade total. Os outros mananciais que chegaram ao volume máximo são: Riacho da Cruz II, Pataxó, Encanto e Dourado.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, acumula atualmente 589.421.470 m³, o que corresponde a 24,84% da sua capacidade total. No mesmo período do ano passado o reservatório acumulava 495.745.867 m³, percentualmente, 20,66% do seu volume máximo.
Segundo maior reservatório do Estado, a barragem Santa Cruz do Apodi, que possui capacidade para 599.712.000 m³, também continua a aumentar seu volume e reserva, atualmente, 141.817.050 m³, percentualmente, 23,65% da sua capacidade. No mesmo período de março do ano passado o manancial estava com 137.288.031 m³, o que corresponde a 22,89% da sua capacidade total.
O reservatório Umari, com capacidade para 292.813.650 m³, atualmente acumula 105.065.867 m³, o que corresponde a 35,88% da sua capacidade total. No mesmo período do ano passado o manancial reservava 96.837.554 m³, que correspondiam a 33,07% do seu volume máximo.
O reservatório Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, localizado em Acari, também continua a receber águas e já acumula 7.952.322 m³, correspondentes a 17,9% da sua capacidade total que é de 44.421.480 m³. No mesmo período do ano passado o manancial estava seco.
O açude Itans, localizado em Caicó, recebeu recarga expressiva após as chuvas do último final de semana e acumula atualmente 2.753.190 m³, correspondentes a 3,63% da sua capacidade total que é de 75.839.349 m³. O reservatório chegou a secar completamente no início de fevereiro deste ano e até a última semana estava com 0,08% do seu volume máximo.
O reservatório de Pau dos Ferros que também estava completamente seco até o final de fevereiro deste ano também continua a receber recarga e acumula 3.647.234 m³, percentualmente, 6,65% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. No mesmo período do ano passado o manancial estava com 1.100.951 m³, que correspondiam a 2,01% do seu volume máximo.
O açude Santo Antônio de Caraúbas, com capacidade para 8.538.109 m³, já acumula 8.495.278 m³, o que corresponde a 99,5% da sua capacidade total. No mês período de março do ano passado o reservatório acumulava 4.888.053 m³, percentualmente, 57,25% do seu volume total.
Dos 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos monitorados pelo Igarn, 10 estão dentro da faixa considerada nível de alerta, com volumes inferiores a 10% da capacidade total, percentualmente, 21,27% do total de mananciais monitorados. Já os que ainda permanecem secos são 3, percentualmente, 6,38%.

Os reservatórios em nível de alerta são: Bonito II, localizado em São Miguel; Flechas, em José da Penha; o açude de Pau dos Ferros; o açude de Pilões; Jesus, Maria, José, localizado em Tenente Ananias; Esguicho, em Ouro Branco; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Zangalheiras, em Jardim do Seridó; Itans, em Caicó; e o reservatório de Cruzeta. Os secos são: Inharé, localizado em Santa Cruz; Trairi, em Tangará e Santana, em Rafael Fernandes.

Petrobras reduz preço de gasolina, diesel e gás


A Petrobras anunciou ontem, a redução nos preços do litro da gasolina, em 12%, do diesel, em 7,5%, e do gás de cozinha (GLP), em 5%. Os valores referem-se aos produtos vendido pelas refinarias da estatal e valerão a partir desta quinta-feira, 19.
Os preços finais aos consumidores dependerão de cada posto e distribuidor de GLP, que acrescem impostos, taxas, custos com mão de obra. Além disso, o mercado brasileiro é baseado na livre concorrência, fazendo com que cada empresa cobre o que achar melhor, de acordo com a Petrobras.

Duas mil pessoas entraram no RN em voos internacionais sem fiscalização

Pelo menos duas mil pessoas oriundas de países com casos confirmados de coronavírus (Covid-19) vieram diretamente ao Rio Grande do Norte desde o dia 1º de março. Segundo dados da Superintendência da Polícia Federal do RN, o Aeroporto Internacional Aluízio Alves registrou desembarque de 2.064 pessoas entre 1º e 18 de março. O período para transmissão do Covid-19, o novo coronavírus, é de 14 dias,  segundo as autoridades em saúde.
De acordo com dados da PF repassados à pedido da TRIBUNA DO NORTE, a maioria desses passageiros veio de Lisboa, capital de Portugal: 1.418. Outros 301 passageiros vieram de Amsterdã, capital holandesa, e os 345 restantes vieram de Buenos Aires, na Argentina. Os voos já passam a sofrer alterações em virtude do coronavírus. De acordo com a secretária de Turismo, Ana Maria Costa, os voos da capital argentina a Natal foram suspensos nesta segunda (16). Os de Portugal foram suspensos nesta quarta (18). Nesta quinta (19), um voo está vindo da Holanda a Natal, com 23 brasileiros e será o último. Além desse, um voo lotado de holandeses levará os turistas de volta à Europa.
“Amanhã temos um voo da Holanda da Coredon. Recebi a ligação da responsável e estão vindo apenas 23 natalenses que estão na Holanda e vai retornar com os turistas que estão aqui. Segundo a informação dela, a partir daí vai ser cancelado. Eles têm que levar de volta (holandeses) e repatriar o pessoal que está lá, disse à TRIBUNA DO NORTE.

Hospital Varela Santiago limita visitas e suspende acesso de voluntários


O Hospital Infantil Varela Santiago limitou preventivamente as visitas a pacientes e suspendeu o acesso de voluntários na instituição. A medida entrou em vigor após uma reunião com equipe técnica e gestores levando em consideração as recomendações do Ministério da Saúde em relação ao novo coronavírus (COVID-19).
O objetivo é garantir a segurança das crianças e dos adolescentes que estão internados. No Varela Santiago, não há casos suspeitos da doença.
As visitas a pacientes estão limitadas a duas pessoas por paciente/dia em tempo indeterminado. Neste período, será permitida apenas a presença do acompanhante, sendo que a troca das pessoas que permanecem no Hospital com as crianças e os adolescentes será feita com orientação às famílias de forma consciente.

Açude rompe na zona rural de Parelhas ontem a tarde e as águas descem para o Zangarelhas em Jardim do Seridó.

De acordo com informações do repórter José Wilson, da Rádio Cabigi do Seridó AM, um açude da comunidade Juazeiro não suportou a força das águas e arrombou 
no final desta tarde de quarta-feira (18).
As águas estão descendo com intensidade pelo rio e passará na comunidade Cachoeira, Povoado Currais
 Novos e chegará na Barragem Zangarelhas, em 
Jardim do Seridó-RN.
O repórter destaca a importância da não permanência 
no leito do rio e a retirada de possíveis máquinas e 
animais do trajeto da água, pois não se sabe a 
quantidade de líquido que está a desembocar,
 após o arrombamento.
Com informações de Nelder Medeiros
Fonte-chicogregorio.com.br

Presidente do TRE (RN) admite não ter eleição municipal em 2020

Fonte-Robson Pires

Durante sessão administrativa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) desta quarta-feira, 18, o presidente da corte desembargador Glauber Rego admitiu a possibilidade de não ter eleições em 2020 em virtude da pandemia de Coronavírus.

Em Caraúbas (RN), o açude Santo Antônio começou a sangrar


Vamos deixar as notícias ruins de Coronavírus pra lá. Nem liguem no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. Só é o assunto pra hoje (18). Vamos de notícia boa. O açude Santo Antônio de Caraúbas (RN) começou a sangrar. O reservatório tem capacidade para armazenar 8.538.109 metros cúbicos de água.

Jorge Jesus: deu negativo teste do Coronavírus



Clube de Regatas do Flamengo informa que o novo exame realizado pelo técnico Jorge Jesus atestou resultado negativo para o Covid-19.

















Fonte-blog robson pires

Aposta feita pela internet ganha R$ 12,1 mi na Mega acumulada


O prêmio acumulado em R$ 12.147.334,80 do concurso 2244 da Mega-Sena teve uma aposta ganhadora, na noite desta quarta-feira (18/03), registrada em um canal eletrônico da Caixa Econômica Federal. As seis dezenas sorteadas foram 03, 05, 11, 34, 37 e 42. Cinco dezenas foram acertadas por 77 apostadores, que receberão, cada, R$ 26.469,15, com a quadra tendo 4.706 apostas certeiras (R$ 618,70 para cada uma).
O sorteio número 2245 será realizado no sábado, com um prêmio estimado em R$ 16 milhões.