domingo, 26 de abril de 2020

Cirurgião oncológico caicoense testa positivo para Covid-19


Fonte-Robson Pires
O médico caicoense e cirurgião oncológico, Dr. Gustavo Santos, residente em Natal, testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada a esta blogueira por ele mesmo.
Dr. Gustavo conta que começou a sentir os primeiros sintomas na segunda-feira, 20, de manhã. “Comecei uma coriza e obstrução nasal como qualquer outro dia alguém pode acordar. Como eu trabalho numa instituição que lida com pacientes com câncer, fui orientado a procurar um médico do trabalho. Na segunda-feira mesmo fiz isso. Ainda no mesmo dia evolui com dor no corpo comecei a sentir falta de ar. Mandaram que ficasse em isolamento domiciliar, eu fiquei sozinho no apartamento, distante da família, mas, tranquilo e monitorizando os sintomas. Na terça já acordei bem, sem nenhum sintoma e poderia ter passado como uma coriza simples”, diz.
Por apresentar sintomas e ser membro de uma instituição que lida com pacientes com câncer, foi colhido o exame e na quinta-feira, 23, saiu o resultado. O médico conta que vem fazendo o monitoramento e isolamento social, a princípio, recomendado por catorze dias.
Dr. Gustavo não tem histórico de viagem recente e acredita que a contaminação tenha acontecido em contato com algum paciente. “Como temos pacientes positivos, embora estejamos cercados de todos os cuidados, infelizmente, pode ter havido alguma contaminação”, disse.
GL

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de coronavírus em Caicó

Fonte-Robson Pires


A Secretaria de Saúde de Caicó confirmou neste domingo (26) o segundo caso de Covid-19 na cidade. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 66 anos, residente no Centro, que deu entrada neste sábado (25) na Urgência do Hospital Regional apresentando dispneia, tosse e sinais e sintomas associados a um quadro de Infarto Agudo do Miocárdio.
Foi submetido a testagem rápida com resultado positivo. O paciente tem histórico de comorbidades cardiovasculares e endócrinas, estando no momento infartado, em um quadro estável, na UTI do Hospital Regional, com a equipe tentando uma regulação para um leito de UTI Cardiológica até o presente momento, sem sucesso.
O Município, através de sua Vigilância Epidemiológica, entrou em contato com a família do paciente, comunicou o resultado e procedeu com a investigação epidemiológica dos contatos domiciliares e contatos próximos, noticando a necessidade de Isolamento Domiciliar dos mesmos, que seguirão sendo monitorados quanto ao aparecimento de sinais e sintomas.
A SMS Caicó em posse das informações epidemiológicas do primeiro e segundo caso constata a Transmissão Comunitária do Vírus SARS – COV 2 no nosso Município e reforça a importância do Isolamento e Distanciamento Social, além das medidas gerais de prevenção que envolvem etiqueta respiratória, uso de máscaras e higienização das mãos.

Açude Gargalheiras está com 30,3% de seu volume total d’água


Fonte -Robson Pires
Açude Gargalheiras, localizado em Acari está com 13 milhões, 469 mil, 845 metros cúbicos, o que corresponde a 30,3% de seu volume total d’água. De acordo com medição feita pela Caern neste domingo (26), faltam 5,32 metros para sua sangria.