segunda-feira, 2 de março de 2009

Governo autoriza concurso para 290 vagas no Ministério da Educação


O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou, por meio da portaria 37 publicada nesta segunda-feira (2) no "Diário Oficial da União", realização de concurso público para 290 cargos de nível médio e superior no Ministério da Educação. Conforme o "Diário Oficial", os cargos são para substituir temporários contratados em desacordo com a legislação. Os cargos devem ser extintos até 31 de dezembro de 2009. São 265 vagas de agente administrativo do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo Federal (PGPE) para o Ministério da Educação e 25 vagas do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, para o Instituto Nacional de Educação de Surdos. Agora, deve ser escolhida uma organizadora e o edital deve ser publicado em até seis meses. Ainda não há informações sobre os salários. A portaria publicada prevê que o provimento dos cargos deverá ocorrer a partir de outubro de 2009 e está condicionado à existência de vagas na publicação do edital e à adequação orçamentária.Fonte: G1

Professores da rede estadual entram em greve

Professores e funcionários da rede estadual de ensino estão em greve por tempo indeterminado. A paralisação foi definida nesta segunda pela manhã, numa assembleia que reuniu cerca de mil professores no colégio estadual Winton Chruchill, na Cidade Alta. Os docentes cobram a implantação de um piso salarial com progressões de acordo com o que é estabelecido pelo plano de carreira da categoria, criado de 2006. Eles também cobram uma política de promoções verticais e horizontais, o pagamento de valores atrasado relativos às promoções a incorporação de gratificações, a realização de concurso público, o incentivo à formação docente e a implantação do plano de carreira dos funcionários. A rede estadual tem cerca de 35 mil professores, 12 mil funcionários e 330 mil alunos, distribuídos em 725 escolas de todo o estado. A coordenadora geral do Sindicato de Trabalhadores em Educaçãoo do Rio Grande do Norte (Sinte), Fátima Cardoso, explica que a categoria não ficou satisfeita com a sinalização da Secretaria Estadual de Educação.
``O governo sinalizou apenas com a intenção de pagar parte das promoções, relativas apenas aos processos abertos nos últimos cinco anos, e mesmo assim dividindo em 24 meses, com repasses de janeiro de 2010 dezembro de 2011. Isso só beneficiaria 20% dos professores. Queremos que o benefício seja do conjunto da categoria'', reclama.Fonte:DNonline.

Chuva de até 130 milímetros na região do Seridó de ontem, dia 1º de março, para hoje (2).

Foi no município de Florânia. Confira os registros em algumas áreas do Seridó.
Caicó (Bairro Barra Nova) – 45 mm
Caicó (CEJA) – 42 mm
Caicó (Brasilgás) – 35 mm
Florânia – 118 mm
São José do Seridó – 42 mm
São João do Sabugi – 02 mm
Jardim do Seridó – 40 mm
Jardim de Piranhas – 10 mm
Cruzeta – 20 mm
Jucurutu – 20 mm
Ipueira – 02 mm
Timbaúba dos Batistas – 15 mm
Zona Rural
Fazenda Condado (Florânia) 130 mm
Sitio Jucuri (Florânia) 96 mm
Sitio Ferreiro (Jardim de Piranhas) 26 mm
A previsão da Emparn é de novas chuvas para as próximas horas. É o inverno, seu menino!
Fonte:Blog Robson Pires.

Morre em Jardim do Seridó* Duquinha Relojoeiro*


Foto:Agita Jardim
A cidade de Jardim do Seridó perdeu um de seus comerciantes mais conhecidos. José de Azevedo Medeiros, 68 anos de idade, conhecido "Duquinha relojoeiro" faleceu nesta madrugada de segunda-feira, dia 02 de março, possivelmente por infarto. A notícia pegou toda região do Seridó de surpresa.
Duquinha se preparava nesta madrugada, como fazia há anos, para viajar a Parelhas, onde vendia seus produtos na feira livre, quando começou a passar mal. Dirigiu seu próprio veiculo até o Pronto Atendimento de Jardim do Seridó, mas devido a gravidade chegou a ser encaminhado para o Hospital de Currais Novos, não resistindo e falecendo à caminho da cidade.
Seu corpo está sendo velado na sua residência e o sepultamento deve acontecer na tarde desta segunda. Duquinha, há anos mantinha sua Casa do Presente, na Rua Professor Getúlio Vargas, no centro de Jardim do Seridó, e também vendia seus produtos na feira livre de Parelhas, sempre as segundas-feiras.
Duquinha também era um amante do rádio, e ao longo dos anos conseguiu juntar um arquivo de gravações em áudio dos principais eventos da região do Seridó, como inaugurações de emissoras de rádio, discursos de antigos políticos da região.Fonte:Blog Marcos dantas.