terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Cientistas encontram variante inédita do novo coronavírus com origem no AM

 


Foto:  LMMV/IOC/Fiocruz, LVRS/IOC/Fiocruz e Nulam/Inmetro

Pesquisas em andamento na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Amazônia indicam que a nova variante do novo coronavírus encontrada em pacientes japoneses tem origem no Amazonas. As mutações achadas no vírus, até então inéditas, criaram o que seria uma provável linhagem brasileira. As informações são do UOL.

De acordo com os cientistas, é cedo para ter certeza, mas as mutações achadas podem significar que essa nova linhagem tem maior poder de transmissão.

“Os japoneses colocaram os dados do sequenciamento no banco de dados internacional, e as amostras colhidas agrupam com as nossas aqui. É o mesmo vírus, mas com muitas mutações”, diz Felipe Naveca, pesquisador da Fiocruz Amazonas que coordena os estudos.

Naveca diz que o sequenciamento do vírus feito no Japão foi comparado com as amostras existentes no banco de dados do Amazonas coletadas entre abril e novembro do ano passado. Amostras locais de dezembro ainda estão em fase final de análise no estado, e devem ajudar a entender melhor a situação das mutações do vírus na nova onda de casos.

Ao UOL, o cientista explicou que uma “coincidência” reforçou ainda mais a convicção de que o vírus passou por mutações preocupantes no Amazonas.

“Acredito que essas mutações possam ser parte da explicação para essa explosão de casos aqui no Amazonas. Mas nós sabíamos que o número de casos iria aumentar porque as pessoas não estavam fazendo distanciamento; nos dias 26 e 27 de dezembro houve protesto porque o governador mandou fechar o comércio, houve as festas de fim de ano. E o sistema de saúde do estado já estava fragilizado, é uma situação multifatorial a meu ver”, diz Naveca.

ISTOÉ Fone- https://www.jairsampaio.com/

Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária e fechamento de 361 unidades

 

caixa banco do brasil Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária e fechamento de 361 unidades

Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira, 11, a abertura de programas de demissão voluntária e o fechamento de unidades, como agências, escritórios e postos de atendimento. Serão abertas duas modalidades de desligamento voluntário aos funcionários: Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e Programa de Desligamento Extraordinário (PDE).

A estimativa é de que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos programas de demissão voluntária até 5 de fevereiro. A empresa informa que o número final de adesões, assim como o respectivo impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão. Segundo o comunicado, as medidas visam o “redimensionamento de sua estrutura organizacional” e estão focadas na “centralidade no cliente”.

Além dos planos de demissão voluntária, o Banco do Brasil irá desativar 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento. A empresa também converterá 243 agências em postos de atendimento e oito PA serão transformados em agências. Serão criadas 28 unidades de negócios, sendo 14 delas especializadas em agronegócio. 

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Covid-19: Mãe e filha enfermeira não resistem ao vírus

 triste demais Covid-19: Mãe e filha enfermeira não resistem ao vírus

A enfermeira potiguar Suely Veras Gurgel, 40 anos de idade, é mais uma vítima fatal da covid-19 no Rio Grande do Norte.

Natural de Felipe Guerra-RN, ela foi internada no dia 23 de novembro de 2020 no Hospital São Luiz, em Mossoró-RN, onde foi intubada.

Precisando de um equipamento chamado de ECMO, do qual o Estado do RN não dispõe em funcionamento, Suely foi transferida no dia 13 de dezembro de 2020 para o Hospital Regional de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Fortaleza-CE, onde veio a óbito na madrugada desta terça-feira, 12 de janeiro de 2021.

A informação foi confirmada por irmã de Suely, através de um comunicado publicado numa rede social.

A mãe de Suely, dona Ivone Gurgel, de 73 anos de idade, também faleceu vítima da covid-19 em 9 de dezembro de 2020, no Hospital São Luiz, em Mossoró-RN, onde estava internada juntamente com a filha.

Do Rede News Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Bolsonaro é o melhor Governador do RN, diz Fábio Faria

 fabio copo Bolsonaro é o melhor Governador do RN, diz Fábio Faria

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse nesta segunda-feira 11, em Natal, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o “melhor governador do Rio Grande do Norte”. A declaração foi feita durante solenidade de entrega de trecho de reestruturação da região do Gancho de Igapó, na Zona Norte da capital — obra que vai facilitar acesso aos municípios de Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante.

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/