terça-feira, 2 de março de 2010

Professores, médicos e servidores da saúde seguem em greve no RN

Ver imagem em tamanho grandeO ano letivo da rede estadual de ensino, que oficialmente começou ontem, veio com a notícia de greve dos professores. A assembleia da categoria realizada ontem, na Escola Estadual Winston Churchill, Cidade Alta, decidiu pela deflagração do movimento por tempo indeterminado. Na saúde, os servidores se uniram à greve dos médicos e o Samu Metropolitano reduziu ainda mais os serviços (leia matéria abaixo).

A exemplo dos professores do município quando deflagraram a greve, os do estado compareceram às escolas, receberam os alunos e conversaram sobre o indicativo de greve que seria decidido ainda pela manhã. Amanhã, os professores voltam novamente às escolas para anunciar o movimento aos alunos e, na quinta-feira, fazem nova assembleia para avaliação, envolvendo os profissionais também da rede municipal de Natal. Com a deflagração da greve, cerca de 325 mil alunos ficam sem aulas nas 730 escolas estaduais no Rio Grande do Norte.

O movimento aponta para três eixos emergenciais ligados diretamente à questão financeira: aumento do piso para R$ 1.312, plano de carreiras dos funcionários e correção do salário dos aposentados. De acordo com a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Fátima Cardoso, a luta pelo piso não é apenas pelo novo valor, mas sobretudo para acabar com a falta de cumprimento à legislação por parte do governo.
Segundo ela, ao longo do mês de janeiro a categoria alertou ao governo estadual através da Secretaria de Educação sobre a integralização do Piso, bem como o fim do teto salarial. “Indiferente a essa questão, o governo até o momento não se pronunciou acerca da matéria. Queremos garantir a integralização do piso salarial de acordo com o Plano de Carreira, correção aos salários dos aposentados que estão defasados desde o ano de 2006, formação de uma comissão paritária para elaboração do Plano de Carreira dos Funcionários, bem como a incorporação de gratificação aos salários”, disse ela.

Sem acordo
Realizada na tarde de ontem, a reunião entre a governadora Wilma de Faria, o secretário estadual de Educação, Otávio Augusto de Araújo, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Fátima Cardoso, não resultou na suspensão da greve dos professores do estado. O governo do estado ficou de avaliar as reivindicações da categoria e apresentar uma proposta durante uma nova reunião, que ficou agendada para ocorrer amanhã.

Fonte:Blog Cardoso Silva.

Socorro Mariz assume direção da 10ª DIRED

A advogada e educadora Maria do Socorro Mariz assumiu a direção da 10ª DIRED interinamente em substituição ao professor Cícero Gomes de Faria que está afastado de suas funções para tratamento médico.

Cícero Gomes passou por intervenção cirúrgica cardíaca em janeiro e está se recuperando.

Amanhã estará indo ao médico para uma revisão. A licença médica será encerrada no próximo dia 11, mas a previsão é que seja renovada e que Socorro Mariz permaneça no cargo por mais alguns dias.

Fonte:fgomes

Prefeitura de Florânia realiza concurso público


O prefeito de Florânia, Sinval Salomão (PTB), está concluindo o processo licitatório para escolher a empresa que vai organizar o concurso público daquele município.

Segundo a secretaria municipal de Administração e Planejamento, haverá vagas para cargos nos níveis superior e médio.

O regime trabalhista é de 40 horas semanais.

Fonte:Blog Robson Pires.